Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que os preços do mercado estão altos mas necessito de uma certa urgência adquirir uma gpu, portanto, gostaria saber qual vale mais a pena, pois estou um pouco desligado do mercado de placas gráficas. (Valor de ambas é parcelado s/j)

Uma Radeon RX 6600 Challenger 8GB por r$3300

Ou uma GALAX GTX 1660 ti 6gb por r$2900 

Postado

@PlayerUzumaki pretendo trocar a fonte porque iria utilizar em outro setup, mas no momento tô com

Ryzen 5 3500x

Cbox gammaxx v2

2 pnts corsair 16gb 3600 MHz 

B550 a Am4 rog strix

Xpg pylon 450w

Postado

Para edição de vídeo em si não sei o quanto a AMD se compara com a NVIDIA, mas em codificação de vídeo H.264 a AMD leva chumbo tanto da NVIDIA usando NVENC quanto dos vídeos integrados Intel no Quick Sync. Ambas GTX 1660 Ti e RTX 3050 terão aproximadamente o mesmo desempenho em codificação de vídeo, pois a NVIDIA não evolui seu codec na série RTX 3xxx, e a GTX 1660 Ti usa o mesmo codec das placas RTX 2xxx, o mesmo vale para a GTX 1660 (sem Ti).

Postado

@DeporT

5 minutos atrás, DeporT disse:

ouvi algumas opiniões sobre a 1660 ti ser superior à 3050, desprezando o RTX ainda acha que a 3050 valeria a pena?

O desempenho entre a 1660 Ti e a 3050 é basicamente o mesmo, mas a 3050 tem mais VRAM (o que ajuda em modelagem 3D) e tem mais tecnologias do que a 1660 Ti, eu recomendaria a RX 6600 mas até onde sei placas AMD levam uma certa porrada dos programas de edição de vídeo, pois eles focam na tecnologia CUDA da Nvidia, coisa que a AMD não tem.

Sobre o RTX é basicamente marketing, ambas a AMD e a Nvidia possuem ray tracing agora, é legalzinho pra usar em alguns jogos mas nunca se deve ser o maior motivo da compra (na minha visão ao menos).

Postado

Screenshot_2022-03-18-21-17-57-45_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.thumb.jpg.ab834d9517fd667417fd06e9ef824029.jpg@PlayerUzumaki @GuilhermeGB ao meu ver então a 3050 fica mais vantajosa para as minhas necessidades, dando uma pesquisada achei esse modelo rog na mesma faixa de preço, agora só né resta a fonte, fiz o cálculo do consumo e o recomendável foi uma fonte de 500w, mas a questão é se vale a pena gastar mais 300 reais em outra fonte pra render 50w

Postado

@DeporT

1 minuto atrás, DeporT disse:

agora só né resta a fonte, fiz o cálculo do consumo e o recomendável foi uma fonte de 500w, mas a questão é se vale a pena gastar mais 300 reais em outra fonte pra render 50w

Seria bom ter uma fonte mais parruda, algo por volta de 550-650W para upgrades futuros principalmente, mas a 3050 é bem tranquila em consumo de energia, sua fonte atual aguenta tranquilamente.

Postado

@DeporT se você não liga tanto assim pra jogos, a GTX 1660 é uma opção mais viável. 

Versão single-fan por R$2.300,00: Palit GeForce GTX 1660 StormX

Versão dual-fan por R$2.490,00: Palit NVIDIA GeForce GTX 1660 Dual

Como eu disse anteriormente, o desempenho dela em codificação vai ser o mesmo de qualquer placa RTX 2xxx ou RTX 3xxx, como você poderá ver no vídeo abaixo:

Postado

@GuilhermeGB

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

se você não liga tanto assim pra jogos, a GTX 1660 é uma opção mais viável.

Isso seria uma opção bem pior, o PC não será usado para lives, fazendo o Nvenc bem inútil já que o maior motivo para ele ser uma opção é isso, modelagem 3D por exemplo vai ser bem pior na 1660, graças ao desempenho relativamente inferior e sua quantidade menor de VRAM, não acho que a 1660 seja uma opção nos dias de hoje, talvez se fosse bem mais barata.

Postado
14 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@GuilhermeGB

Isso seria uma opção bem pior, o PC não será usado para lives, fazendo o Nvenc bem inútil já que o maior motivo para ele ser uma opção é isso, modelagem 3D por exemplo vai ser bem pior na 1660, graças ao desempenho relativamente inferior e sua quantidade menor de VRAM, não acho que a 1660 seja uma opção nos dias de hoje, talvez se fosse bem mais barata.

A GTX 1660 tem cerca de 85% do desempenho da RTX 3050, não vejo como isso pode ser "bem pior". Se for levar modelagem 3D em conta, nem deveriamos estar falando de NVIDIA aqui então, a RX 6600 leva 30-50% de vantagem sobre a RTX 3050 em rasterização custando o mesmo preço, a diferença é muito maior entre elas do que entra a GTX 1660 e a RTX 3050.

EDIT: troquei 1660 por 1060.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

a RX 6600 leva 30-50% de vantagem sobre a RTX 3050 em rasterização custando o mesmo preço

Mas ai teria uma experiencia pior na edição de vídeo.

Essa situação está bem complicada, talvez o melhor seja pegar a RX 6600 mesmo, já que mesmo sendo pior em edição (ainda assim sendo relativamente decente para tal) ela ainda é melhor em qualquer outro aspecto (menos RT e streaming) do que ambas a 3050 e a 1660 Super,

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A GTX 1660 tem cerca de 85% do desempenho da RTX 3050, não vejo como isso pode ser "bem pior".

Só não acho válido cogitar a 1660 normal, ainda mais quando placas superiores custam quase o mesmo.

Postado
1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@GuilhermeGB

Mas ai teria uma experiencia pior na edição de vídeo.

Essa situação está bem complicada, talvez o melhor seja pegar a RX 6600 mesmo, já que mesmo sendo pior em edição (ainda assim sendo relativamente decente para tal) ela ainda é melhor em qualquer outro aspecto (menos RT e streaming) do que ambas a 3050 e a 1660 Super,

Eu não tenho muito conhecimento acerca de streaming, porém já ouvi falar que é preferível utilizar codificação via CPU em vez da GPU para garantir um melhor gameplay, fora que a codificação via CPU é muito mais precisa apesar de ser mais lenta, nesse caso a melhor placa rodando jogos vence (RX 6600). Em edição de vídeo a placa de vídeo vai estar fazendo só aquilo, então dá pra usar todo o poder da GPU sem se preocupar, mas nesse caso são as NVIDIA que levam vantagem.

9 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Só não acho válido cogitar a 1660 normal, ainda mais quando placas superiores custam quase o mesmo.

Não vejo nenhum problema quanto a isso, a placa possui um desempenho em games bem sólido ainda, e pra quem procura uma placa apenas para edição de vídeo, é uma opção muito mais barata que as RTX oferecendo o mesmo desempenho. Abaixo dela só tem a GTX 1650 custando por volta dos R$2.000 e com desempenho muito distante, mesma distância de uma RTX 3050 para uma RX 6600 em games.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Jogos aqui não é uma prioridade, ele mesmo falou que mal vai jogar.

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu não tenho muito conhecimento acerca de streaming, porém já ouvi falar que é preferível utilizar codificação via CPU em vez da GPU para garantir um melhor gameplay

Isso quando se tem um processador extremamente parrudo, 5800X/12700K para cima, tirando isso o melhor é usar codificação de GPU (como a AMD não tem um seria melhor ir Nvidia).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...