Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho 1 HDD de note e um SSD todos os meus arquivos e sistema e apps estão no SSD só ontem coloquei o HDD, qual o melhor proveito q posso fazer desse HDD? como formatalo para sumir reallocated sectors count e usar para a partir de hj todos os arquivos e qualquer arquivo temporario ser salvo nele e não no SSD preservando o ciclo dew gravacoes dele? 

Postado
5 minutos atrás, Marlongamer91 disse:

como formatalo para sumir reallocated sectors count

não some, não ha nenhum tipo de formatacao ou software q altere isso.. é um parametro que indica degradacao, ou seja, esse HD pode estar com os dias contados.. se for usar, use para armazenar coisas sem importancia

6 minutos atrás, Marlongamer91 disse:

todos os arquivos e qualquer arquivo temporario ser salvo nele e não no SSD preservando o ciclo dew gravacoes dele? 

isso é o tipo de coisa q no SSD não faz a menor diferenca e você não precisa se preocupar com esses ciclos e nem com a gravação desses arquivos

Postado

usar para a partir de hj todos os arquivos e qualquer arquivo temporario ser salvo nele e não no SSD preservando o ciclo de gravacoes dele

Postado

@Marlongamer91 Arquivo de paginação e temporários internet ou instalação de software são insignificantes para a vida útil do SSD

Para você alcançar o TBW do SSD você vai levar anos e anos dependendo da marca que escolheu. No site ou na caixa do fabricante mostra o TBW

Você teria que gravar ao menos 100GB por dia, todos os dias mesmo sem parar durante 3 anos a 5 anos dependendo da garantia do SSD. Olha a quantidade de dados na escrita.

Você com certeza não irá salvar no seu SSD 100 gigas de dados todos os dias sem parar durante 3 a 5 anos

Então daí você já sabe o tanto de vida útil que tem pela frente sem se preocupar

Só tenha uma boa fonte e evite desligar o PC ou Notebook de uma vez, de resto é ser feliz no uso do hardware 

Use o seu SSD normalmente e seja feliz com a velocidade de Leitura e escrita que ele proporciona

E pense no SSD tendo que ler e salvar arquivos de sistema do windows que estão no HD ? Da um gargalo aí 

Postado

Meu SSD é 500gb e esta quase cheio eu preciso fazer o melhor do uso do hdd de note q também é 500gb e esta dentro do pc

Postado
12 minutos atrás, Marlongamer91 disse:

Meu SSD é 500gb e esta quase cheio eu preciso fazer o melhor do uso do hdd de note q também é 500gb e esta dentro do pc

Seu HD de notebook que esta no seu PC parece que já tem aviso de setores com problemas... Você mencionou

>> como formatá-lo para sumir reallocated sectors  <<

Esses problemas no HD não irão sumir somente formatando.

E dependendo se tiver outros avisos o HD deixou de ser confiável para guardar arquivos importantes e o aconselhável é a substituição por um novo.

E se mesmo assim querer continuar usando o HD, salve nele somente arquivos que não irão lhe fazer falta se um dia os arquivos ficarem corrompidos por falha de gravação e leitura no HD tendo ele avisos de setores com problemas.

Já para fazer bom uso dele, basta ele já esta formatado em NTFS e instalado como Slave - HD escravo no PC e todos os arquivos vindo da internet que você vinher a fazer download jogos, programas, vindo de pendrive ou de qualquer outra fonte, basta você escolher o HD e salvar nele, simples assim

Só não queira fazer o que eu disse no final do meu post lá em cima.

>> Sistema Operacional completo no SSD e nenhum sistema do windows no HD para o SSD ler... terá um gargalo aí... <<

Faça uma análise completa neste HD em busca de Bad Block se tiver ou por mais setores com avisos

Se já fez o que esta abaixo desconsidere

instale o HD Tune Pro..

Selecione o HD de 550gb

Use as Abas

Health e veja os setores com avisos

Erro Scan, Clique em Start. Deixe o quadrado Quick em branco para fazer uma busca completa. Essa busca demora um pouco

Pode tirar Print de Health e do Erro Scan quando for finalizado.

Postado

quando rterminar o scan e posto a imagem do outro teste

hdd.png

Postado
6 horas atrás, Marlongamer91 disse:

quando rterminar o scan e posto a imagem do outro teste

hdd.png

O seu HD teve setores realocados, ou seja, setores defeituosos.

Daqui para frente tome cuidado no uso deste HD ao salvar arquivos importantes podendo um dia perdê-los e podendo ter até certa lentidão neste HD

Evite arquivos muito importantes no HD e sempre tenha um backup reserva em outro HD

Para jogos pode ir usando e vai analisando se irá surgir novos erros futuros neste HD ou muita lentidão na leitura e escrita.

Postado

quero usar para salvar tudo nele ate mesmo temporarios porque meu SSD esta quase cheio, o SSD contem o sistema oeracional mais arquivos pessoais

Postado
Em 26/03/2022 às 06:13, Marlongamer91 disse:

quero usar para salvar tudo nele ate mesmo temporarios porque meu SSD esta quase cheio, o SSD contem o sistema oeracional mais arquivos pessoais

Amigo, como já expliquei tudo lá em cima

Você vai fazer o uso completo do seu HD mesmo ele tendo setores defeituosos (só tenha em mente que corre risco de perda de dados futuros, tenha backup reserva) e você irá salvar tudo nele que você vinher a fazer download da Internet,  vindo de pendrive, HD externo pela porta USB etc...

Temporarios da internet são insignificantes para vida útil do SSD como já expliquei tudo lá em cima, releia se possível a parte que falo de gargalo e da vida útil de SSD no TBW... Vai demor MUITO  para você atingir a vida útil do SSD o TBW se preocupando muito com a escrita. Lá em cima expliquei tudo.

Depois de um tempo é só remover os temporários da pasta TEMP e da pasta %TEMP% clicando nas teclas símbolo do Windows +R e digitar TEMP  e refaça o comando e vai até a pasta %TEMP% e delete tudo

No restante faça tudo o que eu escrevi lá em cima nos outros posts e seja feliz no uso do SSD e HD 

Me diga qual é a Marca e o Modelo do seu SSD que calculo para você o TBW caso você ainda esteja em dúvida sobre o quanto de dados escritos ele irá suportar na vida útil dele

Postado
1 hora atrás, Marlongamer91 disse:

meu SSD é chines marca KingDian

Esse SSD ele não tem o TBW confirmado com clareza igual Samsung, Crucial por exemplo e nem um tempo de garantia informado com clareza pelo fabricante

Então vamos jogar por baixo que ele tenha 3 anos de garantia e um TBW de 150

Lembrando, jogando por baixo mais ou menos o que ele talvez proporcione em TBW e garantia

Pode ser mais que isso ou pode ser até menos também o TBW e a garantia

Então este modelo do seu SSD  ele suporta gravar 136 Gigas de dados durante 3 anos seguidos, todos os dias mesmo sem parar gravando 136 gigas, coisa que com certeza você nunca irá fazer ou chegar perto fazendo essa quantidade de gravação durante 3 anos sem parar,  concorda  ?

Se ele tiver um TBW de 200

Ele ja aguenta mais...  182 Gigas gravados todos os dias sem parar durante 3 anos

Neste exemplo você já viu o quanto tempo LONGO de vida útil tem Um SSD

E se você pegar um Samsung 860 Pro de 512gb, ele já tem um TBW de 600 com 5 anos de garantia, aí já sobe para incríveis  328,76 Gigas gravando dados nele todos os dias sem parar durante 5 anos

Agora SSD Chinês,  Goldenfir,  XrayDisk,  KingSpec,  KingDian  eles podem pifar com prazo bem curto, pois eles tem material de baixíssima qualidade,  mas pode surpreender e durar um  tempo maior como foi dado os exemplos acima. Esses SSDs são imprevisíveis.

Por isso prefiro pegar sempre de marca, seja Samsung,  Crucial, Gigabyte com garantia confirmada e de maior qualidade e duração em TBW

Observação: como estamos falando de componentes eletrônicos,  todos eles estão passíveis de falhas inesperadas durante o seu uso.. ou até mesmo por mal uso, desligar o PC direto no botão power, quedas de energia,  fonte de alimentação ruim etc...

Com todas essas  informações que já te passei deste o primeiro post lá em cima, acho que suas dúvidas já foram tiradas

Basta ler novamente o que eu já disse caso tenha ficado com dúvida em algum ponto.

Faça bom uso dos dispositivos e com certo cuidado com o HD que já indica setores com problemas 

:bye:

Tenha um bom dia amigo

Postado

o HDD onde não esta meu SO e arquivos é melhor deixar formatado com o windopws instalado ou somente para receber os arquivos liberando o espaço q seria do sistema?

Postado
1 hora atrás, Marlongamer91 disse:

o HDD onde não esta meu SO e arquivos é melhor deixar formatado com o windopws instalado ou somente para receber os arquivos liberando o espaço q seria do sistema?

Você tem duas escolhas

1 - Formatar o HD e instalar o SO para ter Dual boot. Um no SSD e outro no HD, e se um falhar você poderá recorrer ao outro SO instalado e funcionando

Se fizer isso, retire o SSD e guarde ele por enquanto e instale o windows no HD

Depois volte  SSD na porta 1 Sata e o HD na porta 2 e no BIOS você escolhe o Boot no SSD ou no inicializar deve aparecer dois nomes Windows um deles será o SSD e o outro o HD, só memorizar e toda vez que ligar,  selecione o Windows do SSD e tecle Enter

2 - Somente formatar e deixar todo o espaço livre no HD para receber os arquivos 

O windows com os Drivers básicos da placa-mãe, áudio e  vídeo deve ocupar somente 22gb a 25gb mais ou menos

Eu teria o Windows em cada um para caso um dia o SO de um falhar, eu teria o outro para acesso rápido para resolver qualquer assunto que demanda rapidez e deixaria para resolver o SO do outro em um momento mais tranquilo

Se escolher a opção 1 - depois do SO instalado no HD,  você clica em C: você verá a pasta Windows,  User, clica em qualquer área branca e cria uma pasta exemplo:  01, ali você salva todos as suas pastas e arquivos 

Escolha o Boot sempre pelo SSD e quando for salvar arquivos no HD, clique na letra dele que pode ser D: selecione a pasta 01 e salve seus arquivos ali

Não mexa em nenhuma pasta do Windows que esta no HD letra D: mexa somente na pasta 01 que criou

Deixe o HD somente para acessar o Windows ali no boot só se o SSD vir a falhar um dia ou o SO travar no SSD

Postado

atualmente dificilmente eu tenho problema com o windows eu não queria ter q abrir o pv para rmover SSD

Postado
3 minutos atrás, Marlongamer91 disse:

atualmente dificilmente eu tenho problema com o windows eu não queria ter q abrir o pv para rmover SSD

Deixe como esta então e use o HD somente para salvar seus arquivos 

Por isso teve duas 2 opções para escolher

Você escolheu a segunda 2 opção 

Faça bom uso

Tenha uma boa tarde   :tw_thumbsup:

Postado

Tem como formatar o hdd sem ter a mídia física apenas a uso no SSD?

Postado
9 minutos atrás, Marlongamer91 disse:

Tem como formatar o hdd sem ter a mídia física apenas a uso no SSD?

Sim.

Se ele tem espaço alocado e já tem a letra dele, clica com botão direito do mouse na letra do HD e clica em formatar NTFS padrão e de um nome ao HD e clicar formatar para apagar tudo

Cuidado para não selecionar a letra C: do SSD

Se ele não tiver alocado,  você vai ter que ir no gerenciamento de disco e criar uma nova partição por lá e formatar escolher NTFS padrão e dar um nome ao HD se quiser..

Tem vídeo no YouTube ensinando a como formatar ou criar partição no gerenciamento de disco se o HD não tiver partição alocada

Bom, é isso.... :tw_thumbsup:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!