Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dica de Montagem e Upgrade de PC - para Ryzen 7 5800x


Posts recomendados

Postei um topico um tempo atras que queria fazer upgrade, mas o preço da Ryzen 7 5800x estava absurdamente caro ainda, agora que ta num preço mais em conta eu queria fazer o upgrade.

Estou querendo fazer um upgrade no meu PC que montei em 2016, ele é DDR3 e Core i5 4460  (quarta geração ainda), estou querendo trocar apenas placa-mãe, migrar de processador pra esse Ryzen 7 5800x e atualizar as memórias pra dd4, pois uso DDR3 ainda, e notando muitos problemas com travamentos trabalhando com arquivos grande no photoshop, eu uso mais para trabalho, para design, ilustracao com arquivo de imagens de 8k, renderizacao de videos e agora producao musical tambem.
Não quero comprar Ryzen 5 e com vídeo integrado pois ja tenho placa de vídeo, uso uma GTX 1060

 

Como não quero um PC com foco em jogos e ja tenho uma placa de vídeo GTX 1060 de 6GB, queria dica de uma boa placa-mãe para comprar, e pentes de memoria, eu tinha em mente essas memórias aqui:

Memória DDR4 XPG Gammix D20, 8GB, 3200Mhz

 

e Essa placa-mãe:

 

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

 

Tambem queria indicacao de bons gabinetes pois quero trocar a minha, de preferência na cor branca, e Water Cooler, pois vi muito comentario de que esse processador esquenta muito e chega a 90C

 

 

Pra placa-mãe, eu tenho preferência a algum que tenha o m2 pra eu colocar SSD M.2 nele por ser mais rápido, pra instalar o windows e aplicacoes, e se tiver USB-C melhor ainda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

Memória DDR4 XPG Gammix D20, 8GB, 3200Mhz

Boa memória,   mas eu ainda tentaria dar preferência para as 3600mhz,  os preços subiram um pouco se conseguir encontrar uma com bom preço seria melhor.

Geil Evo Potenza, 8GB, 3600MHz,

Geil Orion, 8GB 3600MHz, Black

30 minutos atrás, Lee Kumiho disse:

excelente escolha,  para via de comparação também tem a B550M Aorus Elite  um pouquinho mais em conta até.

B550M Msi Bazooka R$850 Kabum  também é uma boa opção com preço abaixo da ASUS e Gigabyte. Todavia entretanto hoje não recomendo ela por alguns casos de reiniciamento repentino com o 5600x e 5600g, então ficaria com pé atrás ao usar com 5800x também.

 

Gabinetes alguns modelos;

Silverstone, Fara R1 Pro, Mid Tower,

 Montech x3 MESH, Mid Tower,

 

 

Por conta de se gastar um valor exorbitante e ter a vida útil curta um Water cooler não é uma boa opção. 

Recomendo partir para um Bom Air Cooler de qualidade que vai lhe trazer muito menos dor de cabeça rsrs.

Mas se realmente quiser por conta da estética, recomendo pegar modelos de 240mm ou 360mm, com fans de alto CFM, com isso terá um ruído maior nas ventoinhas mas o fluxo de ar é melhor.

  • Obrigado 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tavaares00 Então, meu orçamento é de ate 4k, so pra upgrade mesmo, pois ja tenho fonte (corsair de 650W) , placa de vídeo (GTX 1060) e ssds eu ja tenho, tenho cerca de 1tb de SSD, mas queria pegar sim um m2 mais rápido pra instalar o windows e programas que mais uso.
Eu ja comprei o Ryzen 7 5800x, agora so to vendo qual placa-mãe pegar, o cooler pro processador que não sei qual mais indicado e as memórias, o gabinete tambem, me interessei por esse

Gabinete Gamer Montech x3 MESH, Mid Tower, White, ATX, Com 6 Fans RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso mais para trabalho, para design, ilustracao com arquivo de imagens de 8k, renderizacao de videos e agora producao musical tambem
 

@Alex Weiss Esse gabinete é bom tambem? Gabinete Gamer Montech AIR 100 ARGB, Mini Tower, White, Micro ATX, 4 Fans Eu me interessei por ele por ser mais compacto, e acho que a placa-mãe que busco, ATX com air cooler ja servem nele ne? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lee Kumiho disse:

Sim, na qualidade de contrução e da pra fazer uma boa organização dos cabos. Nesse modelo a Gpu vai ficar mais próxima da parte inferior do gabinete, e talvez por conta disso pode impossibilitar a adição de ventoinhas em cima da fonte para ajudar a resfriar a gpu. Mas nada que vá impossibilitar de usar, apenas esse detalhe por  ser Mini tower, no caso do Mid tower essa distância já fica normal sobrando espaço naquela região para possíveis ventoinhas ali.  Como na imagem em anexo

Sem título.png

Cooler:

Deepcool Gamax gte v2

Cooler Master Hyper 212

Scythe Mugen 5

Noctua 120mm

Cooler Master MasterAir MA620P

Cooler master MasterAir MA612P

 

Todos modelos com um padrão mais robusto para o 5800x,  aí vai do orçamento e medida se vai caber no Gabinete mini tower, Acredito não fazer muita diferença mas caso precise troque o gabinete por um Mid tower para que caiba tudo sem suar rsrs..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Alex Weiss disse:

Sim, na qualidade de contrução e da pra fazer uma boa organização dos cabos. Nesse modelo a Gpu vai ficar mais próxima da parte inferior do gabinete, e talvez por conta disso pode impossibilitar a adição de ventoinhas em cima da fonte para ajudar a resfriar a gpu. Mas nada que vá impossibilitar de usar, apenas esse detalhe por  ser Mini tower, no caso do Mid tower essa distância já fica normal sobrando espaço naquela região para possíveis ventoinhas ali.  Como na imagem em anexo

Sem título.png

Cooler:

Deepcool Gamax gte v2

Cooler Master Hyper 212

Scythe Mugen 5

Noctua 120mm

Cooler Master MasterAir MA620P

Cooler master MasterAir MA612P

 

Todos modelos com um padrão mais robusto para o 5800x,  aí vai do orçamento e medida se vai caber no Gabinete mini tower, Acredito não fazer muita diferença mas caso precise troque o gabinete por um Mid tower para que caiba tudo sem suar rsrs..

Pode me indicar algum SSD M.2 tambem pra essa placa-mãe ASUS TUF B550m? Eu não sei se ela suporta NVMe ou se é NVMe esse M.2, mas queria comprar algum bom de 480gb pra instalar windows e programas, quanto ao cooler, eu to entre essa Scythe Mugen 5 e a  Schyte Fuma 2, não sei qual dos dois é melhor pra refrigerar ou ficaria melhor pra Ryzen 7 5800x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lee Kumiho  Sim a B550 Tuf suporta SSD NVMe. 

Alguns modelos:

Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs

WD Green PC SN350 480GB, PCIe, NVMe, Leitura: 2400MB/s, Escrita: 1650MB/s

XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s

SSD TEAM GROUP MP33 512GB M.2 NVMe

Ambos tem uma boa qualidade, a escolha fica no orçamento e qual vai te satisfazer tanto em velocidade como design.

1 q+ para o WD que está com um preço relativamente bom

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2022 às 15:01, Alex Weiss disse:

@Lee Kumiho  Sim a B550 Tuf suporta SSD NVMe. 

Alguns modelos:

Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs

WD Green PC SN350 480GB, PCIe, NVMe, Leitura: 2400MB/s, Escrita: 1650MB/s

XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s

SSD TEAM GROUP MP33 512GB M.2 NVMe

Ambos tem uma boa qualidade, a escolha fica no orçamento e qual vai te satisfazer tanto em velocidade como design.

1 q+ para o WD que está com um preço relativamente bom

@Alex Weiss Pode me indicar bons modelos de fontes tambem? Estou querendo por alguma de 650w 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss é que pode ser que eu faco upgrade pra uma RTX 3070 mais pra frente, mas essa fonte da XPG ai é confiavel? Não tem problemas com explosões? porque toda fonte que tive sem ser da corsair, queimaram ou explodiram, tipo a XFX que tive. Minha ultima fonte que tive e que não deu problema era a Corsair VS650W, mas esta muito cara para eu comprar uma nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lee Kumiho

1 hora atrás, Lee Kumiho disse:

Corsair VS650W

Se você ainda estiver com ela pode continuar utilizando normalmente, deixa pra trocar quando pegar uma Gpu nova. 

XPG pylon está pareo a pareo com a corsair na qualidade, muito recomendada aqui no forum por ter a mesma qualidade só que custa menos. 

 

1 hora atrás, Lee Kumiho disse:

é que pode ser que eu faco upgrade pra uma RTX 3070 mais pra frente

Nesse caso aí sim.  

para a RTX3070 recomendo partir logo para fonte Plus Gold pela melhor eficiencia energetica

XPG Core Reactor 650w plus gold  R$899

Super flower Legion gx 750w plus gold  R$630

mais importante que os watts da fonte é a sua construção interna, seus componentes, sua eficiência energética, confiabilidade. Um setup high-end exige uma fonte high-end, não necessariamente caras se encontrar em promoções mais enconta é melhor ainda.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Chegou a minha placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-plus aqui, mas eu vi que na caixa ele diz ter suporte pra geração 3000 Ryzen, mas o processador que comprei foi o Ryzen 7 5800x, eu vou ter que atualizar a BIOS antes de por o processador? como faco?

 

E sabe como posso atualizar a BIOS? Fui olhar aqui no site da placa-mãe em BIOS   e tem muitas versões da BIOS, eu vi que a ultima que saiu é essa dai 2604, eu não sei qual ta na placa-mãe ainda, mas se a minha versão tiver 2003 por exemplo, eu tenho que baixar e instalar a 2006, e depois instalar o 2403, ate chegar na ultima que saiu ne? a 2604 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lee Kumiho bom dia,   não é necessário ir pulando de BIOS em BIOS.

Você pode baixar a versão mais recente e atualizar direto pra ela,   Acredito que essa placa tenha o sistema de Q-flash BIOS.[cada placa tem suas manhas, então tem que pesquisar melhor]

Experimente ligar o computador normalmente antes de atualizar, caso não dê vídeo aí parte pra atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!