Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, poderiam me ajudar? Tenho um pc que montei com o Core i5 10400f. Ele tem mostrado através de vários aplicativos um superaquecimento assim que é ligado. De 69 a 74 graus sem fazer nada. Acho meio estranho que pela refrigeração, não sai ar extremamente quente e tal. Na BIOS mostra um valor completamente diferente, enquanto no app mostra 74C graus na BIOS está no máximo 43C no mesmo momento. Pode ser problema do processador? E aproveitando, 43c é muito para o processador? Na BIOS a temperatura da placa fica em média 33 graus. Valeu

16489134016066179697156411604787.jpg

Postado
27 minutos atrás, Igor Augusto Gonçalves disse:

Olá pessoal, poderiam me ajudar? Tenho um pc que montei com o Core i5 10400f. Ele tem mostrado através de vários aplicativos um superaquecimento assim que é ligado. De 69 a 74 graus sem fazer nada. Acho meio estranho que pela refrigeração, não sai ar extremamente quente e tal. Na BIOS mostra um valor completamente diferente, enquanto no app mostra 74C graus na BIOS está no máximo 43C no mesmo momento. Pode ser problema do processador? E aproveitando, 43c é muito para o processador? Na BIOS a temperatura da placa fica em média 33 graus. Valeu

16489134016066179697156411604787.jpg

Baixa o CPUID HWMonitor e olha as temperaturas por lá, para ver se bate certinho. É estranho que bata 69-74°C e não saia ar quente, a menos que as fans estejam obstruídas e o ar não esteja conseguindo sair.

Baixe também o AIDA64 e faça um teste de stress no CPU. Se as máximas de temperatura se mantiverem em no máximo 75°C, está aceitável.

Quanto à temperatura de 43°C no processador, como é um desktop, o recomendável seria que a temperatura em idle fosse de no máximo 40°C.

Postado

@Gustolinha @Gustolinhadeu umas travadas em um jogo esses dias mas acredito que era por ser um jogo muito pesado fora isso normal

@RonaldoDuarte11 usei o hwmonitor mesmo. Sair ar quente sai. Eu me expressei mal, quis dizer que pelo ar que sai, apesar de um pouco quente, não parece ser de mais de 70 graus. Pelo contrário. No teste de estresse não teve travamentos

Postado

@Igor Augusto Gonçalves Então nesse caso não tem problema algum!, pode ser que a travada do jogo esteja relacionada a outros componentes que acabam limitando o jogo! (tipo pouca memoria Ram ou Placa de vídeo...)

70° por mais que pareça muita coisa não é para um processador, é comum ele chegar até os 80°

Postado
3 horas atrás, Igor Augusto Gonçalves disse:

@Gustolinha @Gustolinhadeu umas travadas em um jogo esses dias mas acredito que era por ser um jogo muito pesado fora isso normal

@RonaldoDuarte11 usei o hwmonitor mesmo. Sair ar quente sai. Eu me expressei mal, quis dizer que pelo ar que sai, apesar de um pouco quente, não parece ser de mais de 70 graus. Pelo contrário. No teste de estresse não teve travamentos

Mas você observou a temperatura no stress test? Houve throttling? Se sim, de quanto?

Postado

Recomendo revisar alguns itens.

Cooler e Pasta Térmica:

Verifique se o cooler da CPU está encaixado corretamente, também se a Pasta Térmica foi aplicada corretamente e utilizada uma de boa qualidade.

Se utiliza CoolerBox, recomendaria fazer a troca por um bom Air Cooler.

Se quiser recomendação, dê uma olhada no Scythe Fuma 2 ou Ninja 5

Fans:

Verifique se os fans foram instalados nas posições corretas.

Recomendo:

3 x Fans na parte frontal puxando o Ar para DENTRO

2x Fans na parte superior empurrando o Ar para FORA.

1x Fan na parte traseira empurrando o Ar para FORA

Gabinete:

Seu gabinete tem a frente em Vidro, Plástico, Acrílico ou até mesmo aqueles com a frente totalmente fechada que impeça a passagem do ar?

Troque-o imediatamente por um com a frente em MESH, pois terá um melhor AirFlow dentro do gabinete.

E claro, como indicado acima.

Faça estresse da sua CPU pelo CPU-Z e/ou AIDA64, monitorando com o HWMonitor para ver quais temperaturas sua CPU chega.

Obs: Se caso seu gabinete não tenha frente em MESH, recomendo fazer estresse com a tampa e depois sem a tampa frontal, e veja se a diferença de temperatura é considerável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!