Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou entre pegar um i5 12600k com uma tuf z690 ou um Ryzen 7 5800x com uma tuf x570, sei que os dois são muito parecidos, queria opiniões diversas para saber qual melhor investimento, sempre tive processadores Intel, mas como sempre, Intel está quase 500 reais mais caro o conjunto.

Postado
4 minutos atrás, Alexandre guterres disse:

Estou entre pegar um i5 12600k com uma tuf z690 ou um Ryzen 7 5800x com uma tuf x570, sei que os dois são muito parecidos, queria opiniões diversas para saber qual melhor investimento, sempre tive processadores Intel, mas como sempre, Intel está quase 500 reais mais caro o conjunto.

São ótimos processadores e se você for usar ambos em stock, você pode pegar uma b660 e quem sabe assim deixando o kit Intel mais barato

Postado

@Maycow

2 minutos atrás, Maycow disse:

São ótimos processadores e se você for usar ambos em stock, você pode pegar uma b660 e quem sabe assim deixando o kit Intel mais barato

Eu pensei a mesma coisa, só que eu comparei a z690 com a x570 porque elas estão em pé de igualdade, porque eu poderia pegar uma b450 pro Ryzen, que comparada com uma b660 é mais barata também

5 minutos atrás, Maycow disse:

E na minha opinião não vale pegar um processador com k sem placa que aguente over

Postado
3 minutos atrás, Alexandre guterres disse:

E na minha opinião não vale pegar um processador com k sem placa que aguente over

também pensava assim e vi que estava totalmente errado, um exemplo é comparar o 12600k com o 12400, mesmo sem over o desempenho é superior, mais cores/threads, e ambos podem ir na mesma placa-mãe

e mesmo vendo analises no user benchmark, mesmo não sendo o melhor lugar pra olhar isso, o 12600k pareceu ser superior custando menos

obs: sei que em promoção estão no mesmo preço, mas me referi a fora da promoção

sem contar que a intel provavelmente vai utilizar o LGA 1700 até a 13th geração, então eu iria no 12600k sem pensar muito

Postado
10 minutos atrás, Maycow disse:

também pensava assim e vi que estava totalmente errado, um exemplo é comparar o 12600k com o 12400, mesmo sem over o desempenho é superior, mais cores/threads, e ambos podem ir na mesma placa-mãe

e mesmo vendo analises no user benchmark, mesmo não sendo o melhor lugar pra olhar isso, o 12600k pareceu ser superior custando menos

obs: sei que em promoção estão no mesmo preço, mas me referi a fora da promoção

sem contar que a intel provavelmente vai utilizar o LGA 1700 até a 13th geração, então eu iria no 12600k sem pensar muito

Então entre o ryze 7 e o i5 você iria no i5? Um problema que eu vejo da Intel, é que constantemente eles trocam o soquete, fazendo com que se você queira uma processador mais atualizado tem que trocar a placa-mãe também, já a amd é melhor nesse quesito 

Postado
1 minuto atrás, Alexandre guterres disse:

Então entre o ryze 7 e o i5 você iria no i5? Um problema que eu vejo da Intel, é que constantemente eles trocam o soquete, fazendo com que se você queira uma processador mais atualizado tem que trocar a placa-mãe também, já a amd é melhor nesse quesito 

era*, o socket do 5800x (am4) ja foi "finalizado" agora os novos processadores são com outro socket, a intel por outro lado pretende manter o LGA 1700 ate pelo menos a proxima geração

• Curtir 1
Postado
agora, Alexandre guterres disse:

já a amd é melhor nesse quesito 

Sim, mas agora com o lançamento da DDR5 você vai ter que trocar de placa-mãe de qualquer jeito se quiser um upgrade significativo. Ainda mais que você pegaria um 5800x, o up seria pra um 5900x ou 5950x.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, teixeira2 disse:

Sim, mas agora com o lançamento da DDR5 você vai ter que trocar de placa-mãe de qualquer jeito se quiser um upgrade significativo. Ainda mais que você pegaria um 5800x, o up seria pra um 5900x ou 5950x.

Siim, mas a x570 aguenta de boa um ryze 9 tanto quanto a z690 aguenta um i9 top de linha e os processadores da Intel vieram com retrocompatibilidade com DDR4, não sendo necessário trocar a placa

5 minutos atrás, Maycow disse:

era*, o socket do 5800x (am4) ja foi "finalizado" agora os novos processadores são com outro socket, a intel por outro lado pretende manter o LGA 1700 ate pelo menos a proxima geração

Aaah entendi, mas se eu fosse da um up no Ryzen 7, pegaria um Ryzen 9, que na x570 aguenta de boa 

6 minutos atrás, Maycow disse:

E tanto o i5 quanto o Ryzen 7, iriam durar mt ainda até precisar de um up

Postado

Siim, mas a x570 aguenta de boa um ryze 9 tanto quanto a z690 aguenta um i9 top de linha e os processadores da Intel vieram com retrocompatibilidade com DDR4, não sendo necessário trocar a placa

Você comprando o 5800X hoje sabe que ele vai durar por anos e anos. Quando chegar o tempo de um upgrade, vai querer trocar por um CPU que é 10% melhor q ele não (sei a exata %, fiz um chute no olho vendo alguns vídeos) já sendo um processador antigo?

Particularmente acho muito mais interessante pegar uma b450 ou b550 para usar com o 5800X e quando chegar a hora de um upgrade ir direto para DDR5

Postado
9 minutos atrás, teixeira2 disse:

E DDR 5 não tem muita diferença de desempenho sobre o DDR4, só é 3x mais caro, no meu ver não vale a pena investir agora 

Postado

E DDR 5 não tem muita diferença de desempenho sobre o DDR4, só é 3x mais caro, no meu ver não vale a pena investir agora 

Não estou falando de investir agora, como disse antes, o 5800X vai durar por anos. Quando chegar a hora do upgrade, DDR5 vai estar mais aperfeiçoado e muito mais acessível. 

Postado
1 minuto atrás, teixeira2 disse:

Você comprando o 5800X hoje sabe que ele vai durar por anos e anos. Quando chegar o tempo de um upgrade, vai querer trocar por um CPU que é 10% melhor q ele não (sei a exata %, fiz um chute no olho vendo alguns vídeos) já sendo um processador antigo?

Particularmente acho muito mais interessante pegar uma b450 ou b550 para usar com o 5800X e quando chegar a hora de um upgrade ir direto para DDR5

Concordo com você, mas a questão é i5 ou Ryzen 7, tem muitos anos pra pensar em qual pegar depois desses ksksksks

Postado

Concordo com você, mas a questão é i5 ou Ryzen 7, tem muitos anos pra pensar em qual pegar depois desses ksksksks

Exato, mas aí não faz sentido você pegar uma x570 ou z690.

Postado
1 minuto atrás, Andros Santos disse:

@Alexandre guterres Primeiro você tem que ver qual sera seu objetivo jogos ou trabalho

Em questão de economia nenhum nem outro eu pegaria um Ryzen 7 5700X + B450.

Mas o Ryzen 5700x ta custando a mesma coisa que o 5800x

agora, teixeira2 disse:

Exato, mas aí não faz sentido você pegar uma x570 ou z690.

Faz pelo overclock 

Postado
3 minutos atrás, Alexandre guterres disse:

Faz pelo overclock 

Uma b550 n daria conta? Sou leigo quando o assunto é OC, mas já vi recomendarem ela para 5800X com OC (claro que depende do modelo e da construção, n me recordo agora de qual foi recomendada).

Postado

b450 n tem suporte a overclock 

Tem sim, acho que não segura um overclock num 5800X, mas as únicas placas mãe AM4 que não suportam OC são as da linha "A". Exemplo: A320, A520...

Postado

Não é essa a questão, a x570 é uma placa melhor do que a linha b, então ela vai gerenciar melhor o processador em si

na verdade, uma boa placa b vai fazer o mesmo trabalho que varias x

• Curtir 1
Postado
agora, teixeira2 disse:

Tem sim, acho que não segura um overclock num 5800X, mas as únicas placas mãe AM4 que não suportam OC são as da linha "A", exemplo: A320, A520...

Tem?? Então eu posso estar confundindo com a b660 pra intel, é tanta opção que confunde 

2 minutos atrás, Andros Santos disse:

Não sei a loja que você viu, mas ele tá uns R$200 a menos.

Verdade

Postado

Tem?? Então eu posso estar confundindo com a b660 pra intel, é tanta opção que confunde 

Verdade

de qualquer maneira, não acho que ver se  a placa aguenta overclock ou não é algo que deve se levar em conta se não vai fazer, eu mesmo não vejo necessidade alguma de overclock NO PROCESSADOR nem pelo lado da intel nem pelo lado da amd, ja que são excelentes cpus

eu optaria pelo 12600k, mas cada um é cada um 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!