Ir ao conteúdo

SSD M2 PCIe 4.0 leitura 6600Mhtz vale a pena?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal
Comprei a MotherBoard B550M Aorus Elite que possui Slot pra SSD M.2 PCIe 4.0x4, ainda tenho Ryzen 5 5600G e memórias 2x8Gb XPG Spectrix D45G, RGB, 3600MHz
Achei o SSD da Crucial P5 Plus com suporte a PCIe 4, por pouco mais de 600 reais de 500GB com 6600 de letura e 4000 de gravação
Vale a pena toda essa velocidade ou idicam outro M.2 PCIe 4 na mesma faixa de preço?

Não precisar ter 1TB porque colocarei mais um SSD Sata de 500Gb qiando for montar

Grato

Postado

Observação importante: O slot M.2 que dá suporte para PCI-E 4.0 x4 é ligado diretamente ao processador, portanto depende do processador dar suporte para PCI-E 4.0. O processador 5600G NÃO dá suporte a PCI-E 4.0, apenas 3.0, portanto você vai perder dinheiro nessa compra.

Mas no geral, o preço dos SSDs PCI-E 4.0 x4 estão muito elevados, os ganhos de velocidade só são vistos em atividades específicas, e fora que a tecnologia ainda não está madura o suficiente, esses SSDs aquecem muito mais e portanto tendem a perder desempenho muito mais rápido em um processo mais longo de leitura/escrita.

Postado

Ok,

Qual SSD sugere? pode ser um Pcie 3.0 de leitura 3500 daria certo?
Na verdade ainda não comprei a placa-mãe, então colocaria um A520M aorus elite.

O que acha?

Postado
30 minutos atrás, jcm0867 disse:

Ok,

Qual SSD sugere? pode ser um Pcie 3.0 de leitura 3500 daria certo?
Na verdade ainda não comprei a placa-mãe, então colocaria um A520M aorus elite.

O que acha?

Uma A520 seria mais adequada para a configuração, mas esse A520 aí está um assalto, simplesmente não vale a pena. Se você pegar uma ASUS Prime A520M-E ou uma Gigabyte A520M DS3H, vai estar muito bem servido e economizará uma boa grana.

Então, tem uma coisa, essas velocidades altas que você vê nos SSDs é mais propaganda pra atrair os consumidores. Essas velocidades só são atingidas em usos mais específicos, as velocidades que realmente importam para uso geral geralmente não são divulgadas, você precisa procurar os reviews para descobrir. O XPG S11 Pro é um dos SSDs M.2 NVMe mais custo-benefício pra se comprar devido ao seu bom desempenho geral. Mas se você quer uma opção bem barata, tem o Kingston NV1, sua versão de 500GB custa apenas R$300, porém ele não apresenta um desempenho tão bom para um SSD NVMe, pelo menos é mais barato que a maioria dos SSD SATA de mesma capacidade.

Postado

Dei uma olhada XPG S11 Pro 3500 de leitura, parece ser uma boa, Já vem até com um dissipador de color.
Vou dar uma olhada nos modelos A520.

Ainda bem que não comprei a B550M aorus e o Corsair P5 PCIe4 de 6600 de leitura, o meu Ryzen 5 5600G. As memórias já foram compradas, semana  que vem vou comprar o placa-mãe e o SSD PCie, depois só vai faltar o gabinete e a Fonte. Por indicação aqui vou pegar:

Fonte XPG Pylon, 550W, 80 Plus Bronze

Gabinete  PICHAU HX500 Preto. Que não tem firulas RGB que não combina com minha idade...kkk. Além do mais é quase exclusivo para trabalho e desenvolvimento. Imagine um cliente no meu escritório com aquele gabinete cheio de pisca pisca. Incrível não ser PC gamer...rs...Coisa rara por aqui.

Talvez coloque tb um Water Cooler Z 240 Rise Mode Frost, 240mm, dizem que pode diminuir uns 20 graus no processador

3 minutos atrás, jcm0867 disse:

Dei uma olhada XPG S11 Pro 3500 de leitura, parece ser uma boa, Já vem até com um dissipador de color.
Vou dar uma olhada nos modelos A520.

Ainda bem que não comprei a B550M aorus e o Corsair P5 PCIe4 de 6600 de leitura, o meu Ryzen 5 5600G. As memórias já foram compradas, semana  que vem vou comprar o placa-mãe e o SSD PCie, depois só vai faltar o gabinete e a Fonte. Por indicação aqui vou pegar:

Fonte XPG Pylon, 550W, 80 Plus Bronze

Gabinete  PICHAU HX500 Preto. Que não tem firulas RGB que não combina com minha idade...kkk. Além do mais é quase exclusivo para trabalho e desenvolvimento. Imagine um cliente no meu escritório com aquele gabinete cheio de pisca pisca. Incrível não ser PC gamer...rs...Coisa rara por aqui. Pra dizer que não jogo, tenho no meu PC Doom4, Age of Empires 4 e os Notalgicos Pharaoh e Caesar III e IV.

Talvez coloque tb um Water Cooler Z 240 Rise Mode Frost, 240mm, dizem que pode diminuir uns 20 graus no processador

Postado
13 minutos atrás, jcm0867 disse:

Gabinete  PICHAU HX500 Preto. Que não tem firulas RGB que não combina com minha idade...kkk. Além do mais é quase exclusivo para trabalho e desenvolvimento. Imagine um cliente no meu escritório com aquele gabinete cheio de pisca pisca. Incrível não ser PC gamer...rs...Coisa rara por aqui.

O problema aí nem é RGB, esse gabinete tem uma péssima ventilação, frente toda fechada que não possibilita fluxo de ar. Procure alguns relatos de usuários por aí que vai achar várias pessoas com superaquecimento em seu PC devido ao uso de gabinetes fechados. Nem water cooler vai conseguir fazer milagre numa situação dessa.

Mas falando em water cooler, a diferença dele para um bom air cooler é quase insignficante. Se você compra um air cooler de R$100-120, vai ter uns 15-20ºC a menos do que teria com cooler box da AMD, water cooler não vai diminuir nem 5ºC a mais em comparação com um bom air cooler, e você vai pegar mais do que o dobro do preço. Processadores Ryzen 5 dissipam muito pouca energia (TDP de 65W), só é justificável usar water cooler com processadores mais potentes, como Ryzen 7 e Ryzen 9, que são processadores de 105W ou mais.

Postado

Acho que vou de A520M DS3H. Só não tem aquele dissipador perto daquela peça quadradinhas que ficam do lado do processador, perto das conexões, não sei o nome. Acho que não chega a ser um problema. Se acha dipador para colocar? qual o nome disso?

A A520M E parece placa antiga, tem ate aquele conector antigo para monitor e parece não ter botão Qflash para atualizações.

Postado
12 minutos atrás, jcm0867 disse:

Acho que vou de A520M DS3H

A A520M E parece placa antiga, tem ate aquele conector antigo para monitor e parece não ter botão Qflash para atualizações.

Todas as A520 são da mesma época, a diferença é que existem modelos com conexões diferentes para atender cada tipo de usuário. Q-Flash Plus é recurso da Gigabyte, a ASUS tem algo equivalente chamado USB BIOS Flashback, mas acho que a A520M-E não tem suporte a esse recurso.

Postado

O HX300 que é é todo fechado o 500 tem umas ranhuras na frente para ventilação tanto que pode colocar 3 cooler de 120mm ou 2 de 140mm. Já o HX300 nem tem como colocar cooler na frente, aí sim é problema. o HX300 comporta só 3 cooler o HX500 comporta até 7 cooler. fora o cooler exaustor que vem nele, pretendo por mais uns 3. Inclusive o 500 é maior que o 300

Postado
7 minutos atrás, jcm0867 disse:

O HX300 que é é todo fechado o 500 tem umas ranhuras na frente para ventilação tanto que pode colocar 3 cooler de 120mm ou 2 de 140mm. Já o HX300 nem tem como colocar cooler na frente, aí sim é problema. o HX300 comporta só 3 cooler o HX500 comporta até 7 cooler. fora o cooler exaustor que vem nele, pretendo por mais uns 3

Isso aí não muda muita coisa, essas ranhuras não proporcionam bom fluxo de ar de qualquer forma. É a mesma coisa que você quase fechar a janela de sua casa, deixando uma pequena abertura, e esperar que entre bastante ar.

Postado

OK, vou estudar outro. tb posso comprar um aberto na frente e são não usar coolers RGB já que não tenho interesse algo muito colorido.
Para concluir, a placa-mãe A520M ds3h não tem dissipador nos VRM, não sei se é o nome daqueles componentes do lado de uns quadradinhos perto do processador que em videos que aqui esquenta e muito.
Seria interessante colocar um dissipador, parece que tem exclusivos para VRM ou seria Mosfets

• Solução
Postado
7 minutos atrás, jcm0867 disse:

OK, vou estudar outro. tb posso comprar um aberto na frente e são não usar coolers RGB já que não tenho interesse algo muito colorido.
Para concluir, a placa-mãe A520M ds3h não tem dissipador nos VRM, não sei se é o nome daqueles componentes do lado de uns quadradinhos perto do processador que em videos que aqui esquenta e muito.
Seria interessante colocar um dissipador, parece que tem exclusivos para VRM.

É recomendável usar pelo menos uma ventoinha traseira no gabinete para remover o ar quente, não importa sem tem RGB ou não. Usar algumas na frente também ajudaria a melhorar a circulação de ar, mas não é tão necessário já que não vai ter placa de vídeo no seu PC.

Dissipador no VRM não é necessário pra você usar um 5600G, não terá nenhum problema de superaquecimento aí se seu gabinete estiver bem ventilado. Veja o comportamento do VRM de uma A520M-E, temperaturas muito boas. Você pode esperar algo parecido da A520M DS3H:

Postado

Beleza, deu uma clariada. Obrigado pelas informações e ajudou a não pagar caro por algo que não ia dar o que esperava no caso o PCIe 4.0 e o SSD M.2 de 6600/4000.
A placa-mãe não ver ou será A520M DS3H ou A520M E
Apostaria no A520M DS3H por causa do qflash, vou ver se tem algum vídeo comparando as duas

Valeu

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...