Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou escrevendo esse tópico para tentar resolver meu problema e de outras pessoas que possivelmente podem estar também 

Placa-Mãe: ROG STRIX B550-F GAMING WIFI II

Processador: Ryzen 7 5700 G 

Memória: DDR4 3200 MHz 16*2 GB

Placa de vídeo: GTX GeForce 1050 Ti

Fonte: XPG 750w

Montei um PC com todas as peças novas , gabinete, fonte, placa-mãe, processador e memórias. Após a montagem um mês atrás, o PC apresentou um problema de não dar vídeo e a luz VGA branca da placa-mãe ficava acesa, a luz do teclado não ligava e não acontecia mais nada. Só voltava a funcionar caso eu retirasse a bateria da placa-mãe ou em uma ocasião que realizei a atualização de BIOS que também voltou a funcionar, mas depois de 5 dias, voltou ao mesmo problema. Nesse meio tempo pensei que era algum erro na montagem, por isso desmontei e montei tudo novamente, testando também placa de vídeo e todos os outros componentes à parte em outro computador e mesmo assim conclui que não era nada disso.

Pensei então que era algum problema de hardware mais a fundo mas como eram recém-comprados, mandei trocar todas as peças. Após ter trocado todas as peças, recebi as peças e montei o PC novamente no dia 03/05, pela minha surpresa hoje voltou a ocorrer o mesmo problema, após os mesmos 5 dias e não deu vídeo, ficando a luz branca da placa-mãe acesa e só resolvendo quando removi a bateria da placa. 

Pelos testes realizados e as peças serem novas e ainda pelo fato que mandei trocar, tenho quase certeza que há alguma incompatibilidade entre processador e placa-mãe, que até agora não foi corrigida em nenhuma atualização de BIOS.

Acabei de atualizar a BIOS para versão mais recente v.2803 recomendada na página oficial do hardware: https://rog.ASUS.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b550-f-gaming-wifi-ii-model/helpdesk_cpu

Porém estou com medo que não resolva e o problema volte. Alguém já passou por algo parecido ou tenha um setup igual para tirar essa dúvida ?

se alguém puder trazer uma solução eu agradeço muito

• 2 meses depois...
Postado
Em 10/05/2022 às 12:03, PANDEMIA0075 disse:

@jonathan182 No pouco que sei, a sua motherboard suporta esse mesmo processador, penso que a atualização á BIOS surtirá um efeito positivo.

Atualizei a BIOS e continua o mesmo problema ;\

• Solução
Postado

Aparentemente é problema com o cristal oscilador de 32.768 que fica próximo ao processador. Por conta dele tive alguns problemas que não deixavam o PC ligar, além desse problema de não dar vídeo

• mês depois...
Postado

O problema que constatei junto ao técnico foi que as plataformas AMD são sensível a umidade todos que moram em regiões litorâneas costumam ter esse problema.. voltei para intel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...