Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um problema muito chato no meu computador e não sei como resolver, a mais ou menos três meses meu computador começou a apresentar umas telas azuis muito estranhas sem eu ter feito nenhuma alteração de hardware, as telas que aparecem são as com os seguintes erros (irql not less or equal | Kernel Auto Boost Lock Acquisition with Raised IRQL) quando pesquisei sobre esses erros descobri que são erros de incompatibilidade de drivers, porém todos os driver que estão instalados foram baixados ou pelo Windows update  ou diretamente do site da fabricante do hardware, inicialmente pensei que seria um erro relacionado ao sistema que eu estava usando que era o Windows 11, mas fiz a instalação do Windows 10 e o problema persiste, não sei mais o que fazer, não a nada de errado com os driver do meu computador todos estão atualizados e estão funcionando, gostaria de saber se esses erros podem ser por conta de algum capacitor estufado, pois o Windows me apresenta o erro mas não me diz de onde ele vem ou qual driver está errado para eu poder corrigir ou ir atrás de algo que corrija.

sei que ficou um pouco confuso para entender, mas espero que entendam para me ajudar.

desde já agradeço! 

Postado

@Thainan Vinicius nāo são erros puramente relacionados a problemas de drivers.

Poderia ser também problemas de arquivos corrompidos ou até mesmo problemas de memória - e nem sempre esses problemas estão relacionados a erros que podem ser descobertos com o uso de programas como o memtest86. As vezes a memória só é incompatível ou clocks e frequências precisam ser alterados manualmente porque o perfil XMP delas está instável na sua configuração.

Se usa o XMP/D.O.C.P desligue-os e veja se erros ocorrem. Ou teste só com um pente de memória por vez.

Postado
9 horas atrás, Thainan Vinicius disse:

vou fazer o teste, mas no caso o que esse teste pode acusar sobre o que está acontecendo com o computador?

memórias com algum defeito geralmente trazem muitos erros de tela azul q aparentemente não tem nada a ver ou erros aleatorios q acusam coisas q não acontecem na pratica

por isso q em funcionamentos anomalos desse tipo, é sempre bom fazer um teste das memórias para averiguar se elas estão boas de fato ou não.. se estiverem, ai é partir para outro diagnostico.. as vezes elas estão com defeito e você perde tempo tentando achar o problema

Postado
Em 08/05/2022 às 23:53, MrNobody disse:

@Thainan Vinicius nāo são erros puramente relacionados a problemas de drivers.

Poderia ser também problemas de arquivos corrompidos ou até mesmo problemas de memória - e nem sempre esses problemas estão relacionados a erros que podem ser descobertos com o uso de programas como o memtest86. As vezes a memória só é incompatível ou clocks e frequências precisam ser alterados manualmente porque o perfil XMP delas está instável na sua configuração.

Se usa o XMP/D.O.C.P desligue-os e veja se erros ocorrem. Ou teste só com um pente de memória por vez.

Fiz os testes com o programa que o amigo citou a cima e não deu erros, mas desliguei o xmp e não me ocorreu mais telas de erro, acredito que poderia ser algum erro nos tempos das memórias, o que eu achei estranho já que o xmp está ligado desde que eu montei o computador e começou a dar problema somente agora, um ano depois, mas enfim, isso resolveu o problema, muito obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...