Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já faz uns dias que meu notebook vem congelando em alguns jogos, quando eu começo a gameplay ele congela imediatamente e só volta quando eu forço o desligamento do mesmo, outra vez ele congelou no discord enquanto eu compartilhava tela, eu limpei o hardware, troquei a pasta térmica do processador é coloquei um SSD para rodar o sistema operacional, porém o problema continua ocorrendo.

queria tentar resolver esse problema, alguém poderia me ajudar?

Postado
2 horas atrás, Jonathan Edwards disse:

Já faz uns dias que meu notebook vem congelando em alguns jogos, quando eu começo a gameplay ele congela imediatamente e só volta quando eu forço o desligamento do mesmo, outra vez ele congelou no discord enquanto eu compartilhava tela, eu limpei o hardware, troquei a pasta térmica do processador é coloquei um SSD para rodar o sistema operacional, porém o problema continua ocorrendo.

queria tentar resolver esse problema, alguém poderia me ajudar?

Estes congelamentos que só param com desligamento repentino podem ser o processador fritando. 

Quando, no final de 2019, eu rodava o simulador de ônibus OMSI 2 em um notebook Itautec Infoway W7535, eu sentia o note congelando em gameplays ou mesmo uso comum. Isto se devia à pasta térmica ressecada (nunca tinha sido trocada desde que o aparelho saiu de fábrica em 2011) e aos coolers sujos.

Com o aumento da temperatura do processador acima dos níveis de segurança (que são encontrados consultando o modelo do CPU no site do fabricante), primeiro o processador entra em thermal throttling, um procedimento no qual ele vai reduzindo mais e mais a sua frequência de operação (clock) a fim de manter as máximas de temperatura em níveis estáveis. Quanto maior a porcentagem de thermal throttling, mais desempenho o CPU teve que "capar" para manter as temperaturas dentro de valores aceitáveis.

Isto geralmente acontece em atividades que demandam mais do processador, como games, renderização de vídeos, etc. 

Se, mesmo assim, o thermal throttling não for suficiente para amenizar a situação, a placa-mãe tem um sistema inteligente que desliga o processador, a fim de evitar que peças mais frágeis literalmente derretam, ocasionando um desgaste total das peças a longo prazo.

Recomendo que, caso o seu PC esteja fora do período de garantia, você leve a um profissional para limpar os coolers do CPU e da GPU (caso haja) e trocar a pasta térmica. Recomendamos uma pasta térmica Cooler Master Gel, com condutividade de 11 w/mK. Lembrando que, quanto maiores os w/mK da pasta, mais calor ela conduz e melhor ela é.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoDuarte11 algumas semanas atrás eu troquei a pasta térmica e limpei o cooler do mesmo, meu notebook ele sempre fica em cima de uma base que tem dois coolers para ajudar no resfriamento, se o problema for superaquecimento tem algo que eu possa fazer para solucionar ?

Postado

É provável q seu notebook n suporte jogos, o recomendado para rodar jogos é um notebook game. se instalar jogos em um notebook comum ele vai ter uma vida útil muito pequena vai queimar a placa de vídeo básica.

Postado
Em 12/06/2022 às 15:07, Jonathan Edwards disse:

@RonaldoDuarte11 algumas semanas atrás eu troquei a pasta térmica e limpei o cooler do mesmo, meu notebook ele sempre fica em cima de uma base que tem dois coolers para ajudar no resfriamento, se o problema for superaquecimento tem algo que eu possa fazer para solucionar ?

No caso seria trocar a pasta térmica e limpar os coolers. Se não sabe fazer isto, leve a um profissional.

Quanto aos coolers da base, é bom limpar também batendo um ventilador limpo em cima, porque eles também pegam poeira e, dependendo, podem soprar poeira para dentro do seu notebook.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...