Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Eu estou fazendo umas pesquisas para comprar um PC de mesa e trocar o notebook que eu tenho aqui. Ele seria mais pra jogos, criação de conteúdo e lives. Sei que pra esse tipo de atividade é necessário algo bem robusto, e já até tentei montar uma maquina com intel de 12ª geração, mas todas elas estouraram meu orçamento. Eu fiz uma pesquisa nas montagens da Terabyte com os processadores de 10ª e queria saber o que vcs acham, e se existe algo que possa ser alterado:

- Processador Intel Core i5 10400, 2.90GHz, (4.30GHz Turbo), 10ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, BX8070110400 (x1)

- placa-mãe MSI MAG B560M Mortar Wifi, Chipset B560, Intel LGA 1200, M-ATX, DDR4 (x1)

- Memória DDR4 Geil SuperFrame, 8GB, 3200MHz, Gray, SFGAOG48GB3200C22BS (x4)

- Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce RTX 2060 (1 Click OC), 12GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, 26NRL7HP68NC (x1)

- SSD Kingston NV1, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 2100MBs e Gravação 1700MBs, SNVS/1000G (x1)

- Fonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS002 (x1)

- Gabinete Gamer Montech Air 900 Mesh, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, ATX, Sem Fonte, Com 2 Fans (x1)

- Water Cooler Gamdias Chione E2-120R, Controlador, RGB 120mm, Intel-AMD (x1)

- Serviço de Atualização de BIOS para placa-mãe (x1)

- Monitor Prizi Slim, 17.1 pol, LED, Wide, HDMI/VGA, PZ0017MHDMI (x1)

Então, esse i5 já vem com ventoinha, mas eu quero colocar um water cooler nele, por isso eu coloquei na listagem, a menos que vcs achem que water cooling não seja tão necessário.

Falando nisso, já que o negócio é temperatura, seria melhor instalar a fonte no topo do gabinete ou no fundo?

Voltando ao i5, o que mais vem me preocupando é o relacionamento dele com a memória, 4x8gb, e a placa de vídeo de 12gb. Eu tenho medo de causar bottlenecking.

A placa-mãe só tem umas informações que não estão explicitas no site, por exemplo, se ele vem com o dissipador de calor pro SSD, ou se terá conectores suficientes pras ventoinhas (o gabinete vem com 2 fans)

Eu contratei a atualização da BIOS, mas não pedi a montagem nem instalação de OS pra deixar o preço mais enxuto.

Eu sei que o monitor é pequeno, mas já tenho um de 24'', esse seria só pra tela de suporte.

Sei que vou ter que comprar mais algumas coisinhas, pasta termica, coolant, filtro de linha etc. mas isso fica pra quando ele chegar.

Postado

@Jiggus Figgus

Acho que 10° geração já esta ficando meio velha. Nesse valor que voce esta gastando daria pra montar um setup 12° geração usando uma placa-mãe um pouco mais simples. Um 12400F esta por 1.097 reais na Pichau, e uma B660m DS3H por 869 reais na Terabyte.

Em relação a placa de vídeo, com o mesmo valor voce compra uma RX 6600 que é superior. E se puder gastar uns 200 reais a mais voce consegue pegar a RX 6600XT que bate com folga a RTX 2070.

Esta por 2.599 reais na Pichau.

https://www.pichau.com.br/placa-de-vídeo-sapphire-Radeon-rx-6600-xt-pulse-oc-8gb-gddr6-128-bit-11309-03-20g?gclid=Cj0KCQjwkruVBhCHARIsACVIiOzZwlUinpwsOxzu3u9XXfqYgwQU8MG4POWnY64O1W12t3MHLxrQb48aAriiEALw_wcB

Postado

@gutopereiraObrigado pela resposta.

Os preços estão subindo um pouco por causa do processador e das placas mesmo. Os i5 mais baratos não tem vídeo integrado e as placas-mãe sobem de preço por causa do wifi. Como eu gosto de ter mais uma placa de vídeo e meu pc fica longe do cabo de rede, eu acabo precisando, até por que eu não confio nesses adaptadores wifi usb. Por comparação, esse é um build com processador de 11ª geração, inclusive com a placa de vídeo que você recomendou:

Processador Intel Core i5 11400 2.6GHz (4.4GHz Turbo), 11ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, BX8070811400 (x1)

placa-mãe MSI MAG B560M Mortar Wifi, Chipset B560, Intel LGA 1200, M-ATX, DDR4 (x1)

Water Cooler Gamdias Chione E2-120R, Controlador, RGB 120mm, Intel-AMD (x1)

Memória DDR4 Geil SuperFrame, 8GB, 3200MHz, Gray, SFGAOG48GB3200C22BS (x4)

Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 6600 EAGLE 8G, 8GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing (x1)

SSD Kingston NV1, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 2100MBs e Gravação 1700MBs, SNVS/1000G (x1)

Monitor Prizi Slim, 17.1 pol, LED, Wide, HDMI/VGA, PZ0017MHDMI (x1)

Gabinete Gamer Montech Air 900 Mesh, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, ATX, Sem Fonte, Com 2 Fans (x1)

Fonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Modular, GC-PS003-1, Sem Cabo de Força (x1)

Houve um aumento de 300,00 mais ou menos. Falando na placa de vídeo, estou ganhando o que exatamente fora a memória? a RTX 2060 que eu tinha escolhido a principio tinha 12gb, a RX6600 tem 8gb, mas as duas estão de mesmo preço na Terabyte.

Postado
9 horas atrás, Jiggus Figgus disse:

até por que eu não confio nesses adaptadores wifi usb

Em wifi pode ser com MB-wifi ou adaptador usb, o desempenho vai ser o mesmo..

Adaptador você encontra por no máximo 100R$, se for só por essa questão não vejo vantagem pagar 500 a + por uma placa-mãe. Mas você que decide. 

Reitero as recomendações do @gutopereira em ir de 12ªgen, com uma MB um pouco mais simples que vai fazer o mesmo serviço, porém com processador mais potente, além de poder usar as memórias em frequência mais alta.

9 horas atrás, Jiggus Figgus disse:

Falando na placa de vídeo, estou ganhando o que exatamente fora a memória? a RTX 2060 que eu tinha escolhido a principio tinha 12gb, a RX6600 tem 8gb,

Quantidade de Memória não é sinal de desempenho.  Deve olhar chip gráfico e comparativos para ter base. 

Por exemplo uma 6600xt de 8gb entrega mais desempenho bruto que uma 3060 de 12gb..

• Curtir 1
Postado

Pois bem, eu segui as recomendações de vcs, o que acham agora?

Processador Intel Core i5 12400 2.5GHz (4.4GHz Turbo), 12ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1700, Com Cooler, BX8071512400 (x1)

placa-mãe Gigabyte B660M DS3H DDR4, Chipset B660, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 (x1)

Memória DDR4 Geil SuperFrame, 8GB, 3200MHz, Gray, SFGAOG48GB3200C22BS (x2)

Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 6600 EAGLE 8G, 8GB, GDDR6, FSR, Ray Tracing (x1)

SSD Kingston NV1, 1TB, M.2 NVMe, 2280, Leitura 2100MBs e Gravação 1700MBs, SNVS/1000G (x1)

Fonte Redragon RGPS 600W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Modular, GC-PS003-1, Sem Cabo de Força (x1)

Gabinete Gamer Montech Air 900 Mesh, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, ATX, Sem Fonte, Com 2 Fans (x1)

Adaptador Wireless TP-Link USB, Archer T2U Nano AC600 (x1)

Monitor Prizi Slim, 17.1 pol, LED, Wide, HDMI/VGA, PZ0017MHDMI (x1)

Water Cooler PCYes Sangue Frio 2 White, 120mm, Intel-AMD, Compatível com LGA 1700, PSF2120H33WHSL (x1)

Serviço de Atualização de BIOS para placa-mãe (x1)

Eu achei que seria fácil fazer um upgrade se eu comprasse um maquina de 10ª, mesmo ela estando de saída mas aí eu vi que teria que substituir a placa-mãe também, acho que o LGA 1700 da 12ª vai ter mais uns anos de vida util.

Eu peguei a placa-mãe da Gigabyte que @gutopereirarecomendou. Se realmente o adaptador wifi USB não vai comprometer a conexão nem a velocidade, então vai ser essa mesmo, já coloquei o adaptador na lista. Também vi que ela tem uns dissipadores pra M.2.

A mesma coisa é com a placa de vídeo, se bem que li em alguns reviews da gringa que a 3060 não tem uma vida útil muito longa, então peguei a RX 6600 mesmo.

Eu resolvi tirar 2 memórias RAM pra baratear um pouco, tendo 16 tá de bom tamanho por enquanto, depois eu instalo mais quando meu orçamento aliviar um pouco.

Acho que única questão que me resta agora é o water cooler. Troquei por um PCYes de uma fan só, os de 2 ou mais tem um salto de preço muito grande, mas se isso não for um problema tão grande assim, eu troco no futuro. Não preciso comprar o fluido desde já né?

Já estou de olho na pasta térmica e no filtro de linha, a pasta dá pra colocar nessa sacola, o filtro vou comprar na Amazon.

Postado

@Jiggus Figgus

voce preferiu pegar o 12400 ao invés do 12400F? Existe uma diferença de 250 reais entre eles por causa do vídeo integrado. Na Pichau o 12400F esta por 1.097 reais.

Acho besteira colocar watercooler, aliás um bom aircooler é mais eficaz do que a maioria dos watercooler de 120mm.

Em relação a placa de vídeo, por quanto voce viu essa RX 6600 da Gigabyte? Na Pichau voce consegue a RX 6600XT da MSI por 2.590 e da Saphire por 2.599 reais. Se a diferença de preço for pequena vale a pena ir na versão XT.

Sobre o adaptador wifi, nem precisa dele. voce pode usar um roteador qualquer que esta esquecido aí na sua casa e configurar ele como repetidor wifi da rede 5G, então deixa ele perto do seu gabinete e conecte o cabo de rede entre o roteador e o computador para ter acesso a internet. Eu faço assim aqui...

Postado
2 horas atrás, gutopereira disse:

@Jiggus Figgus

voce preferiu pegar o 12400 ao invés do 12400F? Existe uma diferença de 250 reais entre eles por causa do vídeo integrado. Na Pichau o 12400F esta por 1.097 reais.

Acho besteira colocar watercooler, aliás um bom aircooler é mais eficaz do que a maioria dos watercooler de 120mm.

Isso mesmo, quanto ao water cooler, prefiro ter um de reserva.

3 horas atrás, gutopereira disse:

@Jiggus Figgus

Em relação a placa de vídeo, por quanto voce viu essa RX 6600 da Gigabyte? Na Pichau voce consegue a RX 6600XT da MSI por 2.590 e da Saphire por 2.599 reais. Se a diferença de preço for pequena vale a pena ir na versão XT.

A XT da Saphire dá um salto no preço de 400,00 na terabyte, mas a montagem na pichau no geral sai mais caro e o frete deles pra onde eu moro é uma fortuna. No final eu pedi a Saphire da tera mesmo, mesmo com o salto ainda cabe no orçamento.

3 horas atrás, gutopereira disse:

@Jiggus Figgus

Sobre o adaptador wifi, nem precisa dele. voce pode usar um roteador qualquer que esta esquecido aí na sua casa e configurar ele como repetidor wifi da rede 5G, então deixa ele perto do seu gabinete e conecte o cabo de rede entre o roteador e o computador para ter acesso a internet. Eu faço assim aqui...

Então, eu tenho um roteador wi-fi pra internet de casa, mas como eu disse ele vai ficar muito longe do PC e pra ligar ele no cabo eu teria que reformar a casa toda. Assim como algumas peças da maquina, isso vai ter que ficar pra frente, por enquanto vou usar o adaptador.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Jiggus Figgus disse:

Então, eu tenho um roteador wi-fi pra internet de casa, mas como eu disse ele vai ficar muito longe do PC e pra ligar ele no cabo eu teria que reformar a casa toda. Assim como algumas peças da maquina, isso vai ter que ficar pra frente, por enquanto vou usar o adaptador.

o que eu quis dizer é que se voce tiver um roteador sobrando aí na sua casa, basta configurá-lo como repetidor wifi. O seu roteador principal voce não precisa mudar ele de lugar e nem passar fio nenhum, alias não precisa mexer nada nele. voce apenas pegaria esse segundo roteador que estava guardado na gaveta, ligaria ele na tomada perto do seu computador, configura ele como repetidor wifi, e depois basta conectar um cabo de rede desses de 1mt entre ele e o seu compuador. Esse segundo roteador estará captando o sinal wifi do roteador principal e depois irá passar esse sinal para o seu computador através do cabo de rede...

• 3 semanas depois...
Postado

Oi pessoal boa tarde!

Não se deveria criar um tópico novo ou continuar por aqui, mas enfim, vamos lá: Minhas peças chegaram e depois de dois dias de montagem ele ligou perfeitamente...

EXCETO pelo SSD.

Isso está me deixando preocupado. Eu chequei a placa-mãe, ela tem suporte pra M.2 NVMe. Ela é pci 4.0 sendo que meu SSD é 3.0, mas pelo que vi em alguns artigos isso não é problema já que não afeta a transmissão de dados. Mesmo assim eu vi muitos tópicos aqui no forum que sempre acabam com problema de suporte ou do SSD pifando de alguma forma. tentei alterar algumas configurações na BIOS mas nada dele responder.

Vou torcer pra que seja só uma ligação mal-feita, vou tentar abrir ele de novo, mas se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.

Postado

@Jiggus Figgus Se ele não está sendo reconhecido, já abre um chamado com a loja informando do problema

E se for o caso já abra o RMA e faça todo o processo. 

Eu tive um comprado na Terabyte, que chegou e não foi reconhecido, imediatamente abri o RMA com eles e prontamente já deram sequência. No fim era defeito na peça mesmo e me enviaram um novo lacrado que funcionou perfeitamente. Todo o tramite decorreu em menos de 30 dias corridos. [*nota 10 para o suporte a garantia deles]

Talvez seu caso não seja defeito, mas se for não espere muito para fazer o processo de RMA...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...