Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa Boa noite , estou a realizar um projeto usando Allegro 5. na parte de movimentar o sprite eu consegui fazer mas ele não apaga

os sprites anteriores. segue imagens e códigos.

image.png.2ca7a03efbfece00ee355e3f1e428ccb.png

void moviment_pac::direcao_personagem(ALLEGRO_EVENT ev,ALLEGRO_BITMAP* movi,int* x,int* y){
    int i = 0, j = 0;
    int tempo, sprite = 0, fator = 1;
    if(ev.type == ALLEGRO_EVENT_KEY_DOWN){
        switch(ev.keyboard.keycode){
            case ALLEGRO_KEY_UP:
                tecla[KUP] = true;
                    if(*y <= 32.0)
                        *y+=32;
                    else
                        *y-=32;
                sprite=2;
                //al_draw_bitmap_region(movi,0,2*32,32,32,*x,*y,0);
                break;
            case ALLEGRO_KEY_DOWN:
                tecla[KDOWN] = true;

                    if(*y >= 672 - 32 - 32 )
                        *y-=32;
                    else
                        *y+=32;
                sprite = 4;
                //al_draw_bitmap_region(movi,0,4*32,32,32,*x,*y,0);
                break;
            case ALLEGRO_KEY_RIGHT:
                tecla[KRIGHT] = true;

                    if(*x >= 672 - 32 - 32)
                        *x-=32;
                    else
                        *x+=32;
                sprite = 3;
               //al_draw_bitmap_region(movi,0,3*32,32,32,*x,*y,0);
                break;
            case ALLEGRO_KEY_LEFT:
                tecla[KLEFT] = true;
                    if(*x <= 32)
                        *x+=32;
                    else
                        *x-=32;
                sprite = 1;
                //al_draw_bitmap_region(movi,0,1*32,32,32,*x,*y,0);
                break;
        }
        al_draw_bitmap_region(movi,0,sprite*32,32,32,*x,*y,0);
    }
    else if(ev.type == ALLEGRO_EVENT_KEY_UP){
            switch(ev.keyboard.keycode){
                case ALLEGRO_KEY_RIGHT:
                    tecla[KRIGHT] = false;
                    break;
                case ALLEGRO_KEY_LEFT:
                    tecla[KLEFT] = false;
                    break;
                case ALLEGRO_KEY_UP:
                    tecla[KUP] = false;
                    break;
                case ALLEGRO_KEY_DOWN:
                    tecla[KDOWN] = false;
                    break;
            }
        }

}
//Código de movimentar

//Main.cpp
 while(!fim_loop){
        //printf("pos_x: %.2f pos_y: %.2f\n", posi_x,posi_y);
         tempo = al_get_timer_count(FPS);
         al_wait_for_event(fila_events, &event);
        //qual evento
        if(event.type == ALLEGRO_EVENT_TIMER){

            test = true;
        }
        if(event.type == ALLEGRO_EVENT_KEY_DOWN){
            /*pacm = al_load_bitmap("Sprites/Personagens/Voltorb/VoltorbD.png");
            movi.movi_direita(pacm,event);
            pacm = al_load_bitmap("Sprites/Personagens/Voltorb/VoltorbE.png");
            movi.movi_esquerda(pacm,event);
            pacm = al_load_bitmap("Sprites/Personagens/Voltorb/VoltorbB.png");
            movi.movi_cima(pacm,event);
            pacm = al_load_bitmap("Sprites/Personagens/Voltorb/VoltorbF1.png");
            movi.movi_baixo(pacm,event);*/
            //movi.direcao_personagem(event,pacm,&x,&y);
            movi.direcao_personagem(event,pacm,&x,&y);
            switch(event.keyboard.keycode){
                case ALLEGRO_KEY_ENTER:
                    teclas[KEY_ENTER] = true; ///quando apertado, vira true.
                    movi.startMap(mapa);
//                  movi.TImprimir();
                    if(music != NULL){
                        al_destroy_audio_stream(music); ///musica do menu para.
                        music = NULL;
                    }
                    al_clear_to_color(al_map_rgb(0,0,0));
                    al_draw_bitmap(fundo,0,0,0);
                    al_draw_bitmap(borda,0,0,0);
                    p.desenha_pilu(pilu);
                    t.desenha_tijo(tijo);
                    movi.teste_pac(pacm, &posi_x, &posi_y);
                    break;
                default:
                    break;
            } //se o evento é algo relacionado a alguma tecla apertada
        }
        else if(event.type == ALLEGRO_EVENT_DISPLAY_CLOSE || event.keyboard.keycode == ALLEGRO_KEY_ESCAPE){
            fim_loop = true; ///clicando com no X;
        }
         if(test && al_is_event_queue_empty(fila_events)){
          test = false;
          al_draw_bitmap(pacm,posi_x,posi_y,0);
          movi.startMap(mapa);
          al_flip_display();
        }

   }

Eu so fiz a colisão das bordas, ainda falta dos tijolos em si dentro do mapa, mas queria resolver esse problema de não apagar, por que o al_flip_display() era para estar realizando isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!