Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas ^-^

Estou com um problema no meu computador que me acompanha (pelo menos os sintomas) a muito tempo, tanto que nem lembro quanto. Acredito que a pelo menos dois (ou mais) anos. De forma branda no começo, com poucas ocorrências que em poucos dias se resolviam sem explicação.

O primeiro dos sintomas começou com o computador travando/congelando (a qualquer momento, com ou sem algum tipo de esforço) de forma que eu era obrigado a forçar o desligamento para tentar voltar a usar. Muitas vezes depois de travar/congelar ele não iniciava, não "dava partida", as ventoinhas giravam e antes de dar vídeo já desligava. Isso as vezes era resolvido com uma nova tentativa, com o desligar e ligar na chave da fonte ou tirando e colocando outra vez na tomada, outras vezes eu tinha que esperar um ou mais dias para isso parar de acontecer. A frequência também variava, desde varias vezes por dia a longos períodos (semanas ou até meses) sem um único travamento.

O segundo dos sintomas foi desligar por algum jogo (principalmente jogos, mas também em atividades básicas como usar o navegador), além de poder travar como no sintoma anterior. Cheguei ao ponto de só poder jogar, dos mais populares, Minecraft e League of Legends(LoL) e, com sorte, algum outro joguinho mas já sabendo que poderia desligar a qualquer momento. E não estou falando de jogos que exigem tanto da maquina. Por exemplo, muitos dos jogos dados pelo Prime Gaming, da loja da Amazon não dá para jogar.

O terceiro e último sintoma, ele reinicia (em algumas poucas vezes deu tela azul). Em alguns dias reinicia em um ciclo infernal que só acaba quando eu o interrompo ou ele vai para a tela de recuperação do windows. Isso está acontecendo desde fevereiro/março, mas não era de forma tão irritante. Eu passava alguns dias sem poder usar mas depois voltava ao "normal" (normal = estado do segundo sintoma). porém nesses últimos dois~três meses isso se intensificou muito, não posso mais jogar LoL por ele desligar antes ou durante uma partida o que me gera uma penalidade de tempo sem pode jogar.

Levei a uma assistência técnica e expliquei por alto (erro meu, devia dar mais detalhes) o problema, quando recebi o computador de volta, me foi dito que o problema estava sendo causado por oxidação na placa de vídeo e que a limparam, o que era um paliativo para o problema mas que para resolve-lo eu deveria trocar a placa de vídeo. Okay, levei para casa, tentei abrir o Genshin Impact e não deu, desligou. Tentei jogar LoL e Minecraft, esses foram, me contentei com isso porém dois dias depois ele voltou a reiniciar por nada. Tentei usar o vídeo integrado, já que o problema supostamente é a placa de vídeo, e também não funciona.
Tentei algumas coisas ao longo do tempo (algumas pareciam funcionar, mas era só ilusão), foram elas: formatar (tentei tanto Windows quanto Linux), trocar de HD, bootar Linux pelo pendrive sem o HD, trocar as memórias de slot, usar só um slot, trocar pasta térmica e usar sem a placa de vídeo. E agora algo peculiar me ocorreu, o computador permanecendo ligado com a placa de vídeo porém sem o driver de vídeo. Tentei usar uma versão do drive da nvidia antigo, mas sem sucesso. Agora mesmo estou escrevendo aqui no fórum sem o driver da nvidia instalado.

Minha dificuldade é que sou novo aqui na cidade e não conheço ninguém que tenha uma placa 1151 para que eu possa testar meu processador. Existe algum software que identifique falhas no processador e memórias?

Algumas informações talvez importante:

Não tenho a opção de suspender o sistema por algum motivo
placa-mãe GA-H110M-H (comprei desatualizada para a sétima geração Intel, paguei para atualizarem em uma assistência técnica)

Processador I3-7100
Dois pente de RAM de 4GB e 8GB de mesma frequência e uma fonte de 430W
Até ano passado morava com meu avô, um senhor muito impaciente, que desligava a chave de força da casa quando eu jogava até tarde ou queria que eu fosse logo fazer algo para ele. Talvez isso tenha danificado algo?

Na assistência disseram que atualizar a BIOS era perigoso, e perguntaram que eu queria correr o risco.

E é isso, obrigado por ler e talvez por tentar me ajudar.

Postado

Boa tarde! 😄

É meu caro, complicado o seu problema.

Como o seu post é complexo, vamos por partes:

49 minutos atrás, Matheus31 disse:

Existe algum software que identifique falhas no processador e memórias?

Sim e sim.

Intel PDT para testar a CPU: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005567/processors.html

MemTest86+ para as memórias: https://memtest.org

Para testar a CPU, basta baixar o software no site da intel e rodar dentro do sistema mesmo.

Agora o memtest, você vai precisar criar um pendrive com a imagem do programa, e dar boot nele. (Recomendo que teste as memórias individualmente).

1 hora atrás, Matheus31 disse:

Até ano passado morava com meu avô, um senhor muito impaciente, que desligava a chave de força da casa quando eu jogava até tarde ou queria que eu fosse logo fazer algo para ele. Talvez isso tenha danificado algo?

Dificilmente.

1 hora atrás, Matheus31 disse:

Na assistência disseram que atualizar a BIOS era perigoso, e perguntaram que eu queria correr o risco.

Estão certos, pois a sua máquina não é estável.

Se ela travar/reiniciar durante a atualização, bricka a placa, aí só regravando o CMOS para resolver.

Agora indo ao problema principal da sua máquina, é certo que você tem um problema de hardware.

Se o seu PC desliga e você já se certificou que ele não está aquecendo, eu recomendo que você verifique a sua fonte, pois ela é a maior suspeita.

• mês depois...
Postado
Em 01/07/2022 às 15:34, Rodrigo Neon disse:

Primeiro faça os passos que os amigos acima indicaram. Depois de um "restore default" na BIOS e veja se o problema resolve.

Se não, testa outra fonte.

Testei o que me disseram. Teste de memória feito pelo bootavel do Linux, já que não reconheceu o bootavel com MemTest86. Demorou horrores, mas deu tudo ok, o do processador também.

Vou prcurar alguém com quem eu possa testar a forte, com sorte testo o processador. Só preciso saber quem é o problema agora para poder vender a placa ou o processador. Já comprei uma placa-mãe nova, e vou comprar um Ryzen 5 perto do meu aniversario esse ano e GG. Preciso vender para ter dinheiro suficiente para um Athlon que me atenda até eu comprar o Ryzen

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...