Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos.

Fiz um upgrade semana passada no meu PC. Adquiri um Ryzen 5 4600G, ASUS A320M-K/BR, 2 X DDR4 8Gb Geil 3200Mhz e um NVMe Gigabyte 256Gb. Já tinha um gabinete Cooler Master Nvidia Edition e uma fonte Corsair 500W. Optei por usar o vídeo integrado por questões orçamentárias num primeiro momento. Porém estou com problemas de desempenho nesse setup. Adquiri para o meu filho um i3 10105F, SSD Kingston 256Gb, 2 X DDR4 8Gb Corsair Vengeance 2600Mhz e uma fonte 500W. O setup dele conta com uma GTX645 que eu tinha aqui guardada. O fato é que o PC dele inicia muito mais rápido que o meu, além de ter um melhor desempenho nos mesmos jogos que eu utilizo. Por exemplo, ao executar Fortnite, o PC dele roda liso e o meu tem problemas em texturas de grama (piscam de acordo com o movimento). Em outros jogos, como Sniper Elite 4 eu experimento lags e o dele não. Conversando com um amigo, ele apontou como culpado o meu monitor (LG Flatron E1940), que realmente é antigo. Consegui um driver pra ele e até deu uma ligeira melhora, mas quase imperceptível. Minha BIOS está com as configurações para memória adequadas e reservei 2Gb para o vídeo. Fortnite está rodando a 26FPS no meu PC. Alguma sugestão do que possa ser feito para melhorar isso?

Postado

@Cesarjc1973 Monitores não precisam de driver,  o que precisa é driver de vídeo seja para uma Gpu dedicada ou integrada ao processador.

Verifique se está com driver de vídeo atualizado, e não utilize Driver booster.

Pegue o driver no site da fabricante da placa-mãe e processador.

Qual a versão da BIOS da placa-mãe?

Uma instalação problemática do Windows também pode ser causa..

Postado

@Alex Weiss  eu suspeitei que monitor não influenciaria. Mas, como estou há bastante tempo fora do mundo do hardware, pedi uma opinião de outra pessoa. Estou utilizando os drivers da AMD Adrenalin última versão (22.6.1). BIOS atualizada (6042). O restante dos drivers foram baixados do site da ASUS. Não utilizo Driver Booster. Meu S.O. é Windows 11 original. EDIT: instalação nova.

Postado

@Cesarjc1973 De começo pode passar o DDU pra remover os driver de vídeo, e depois instala-los novamente.

A BIOS está certa. Você mesmo que atualizou ou já comprou atualizada?

Posteriormente uma reinstalação do Windows seria interessante também, para descartar o S.O com problema. Até testar com W10 também seria interessante para verificar se altera o comportamento.

Postado

@Alex Weiss a instalação é nova. Fiz duas vezes. Testei com os drivers padrão Microsoft e depois instalei os AMD, então creio que esta parte esteja resolvida. Se ajuda, instalei o Ubuntu em um dos meus discos rígidos para verificar a performance. Embora o desempenho com HD seja sofrível, o que já era esperado, e mesmo sem nenhum driver proprietário para meu hardware (tudo padrão Linux), o desempenho no jogo foi muito melhor. Posso tentar instalar o Windows 10 pra descartar algum bug no S.O.

EDIT: Eu atualizei a BIOS.

• Curtir 1
Postado

Já pensou em deixar o modo de energia do windows configurado para usar o máximo da placa de vídeo? Verificou todas as configurações do drive de vídeo? Esse Ryzen 5 4600g é o Ryzen 5 pro 4650g renomeado, mas pode está havendo algum problema com o drive no windows 10/11, coisa que não aconteceu quando você fez o teste no linux. Um pergunta... O windows é original, ou é alguma versão modificada?

Postado

@Valter45, sim, o modo de energia está para desempenho. As configurações de vídeo aparentemente estão corretas. Meus Windows 10 e 11 são originais. Ocorre algo anormal nas telas de inicialização e seleção dos jogos. Ao mover o mouse, a imagem treme, acontecem algumas sobreposições rápidas, como se fosse um problema de renderização. Durante o jogo não, mas ficam 4 pequenos quadrados verdes se alternando no canto superior esquerdo da tela, coisa que não acontece com o driver nativo da Microsoft. Pra você ter uma ideia, Fortnite roda com menos de 27 FPS e Borderlands 3 com menos de 26 FPS. Jogos relativamente leves que deveriam ter uma taxa melhor.

Postado

@Cesarjc1973 na questão de textura voce aumento a vram do grafico integrado ? esses 4 quadrados verdes ocorria no meu tmb... No caso so em gta v minha solucao foi volta o driver em uma versão anterior

meu fortnite so renderizou bem as textura apos eu aumenta a Vram alocando 2gb pra vega

@Cesarjc1973 amd infelizmente so lança driver bugado meu Rage 2 fica piscando tela rosa e verde 

verifica se no software da amd não esta ativado o V sync essa opcao ativa reduz muito o fps...

abre o software da amd, clica na engrenagem, vai em tela e desabilita a opcao VRR

Postado
51 minutos atrás, Cesarjc1973 disse:

@David7653, sim, estou com 2Gb alocados pra VGA. Vou verificar o V Sync, mas tenho quase certeza de que já testei isso.

Talvez seria interessante usar o DDU e instalar outra versão do drive, talvez mais antiga. 

Nesse vídeo o fortnite roda entorno de 50 fps. Mas está com memórias a 2400mhz e gpu a 1900 MHz ( padrão). A resolução é 720p. Nesse caso, se fosse a 1080p deve cair para uns 30 fps.  Então tem que levar em considerção drive, so, memórias e clock da gpu. 

Postado

@Valter45, o Fortnite reclama do driver 22.5 e sugere o 22.2. Já utilizei todos eles e deram o mesmo problema, sempre em instalações novas do Windows. No 22.5 ele não chega a inicializar. Quando rodei no Linux, nem driver proprietário tinha, e rodou sem problema algum.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Cesarjc1973 disse:

@Valter45, o Fortnite reclama do driver 22.5 e sugere o 22.2. Já utilizei todos eles e deram o mesmo problema, sempre em instalações novas do Windows. No 22.5 ele não chega a inicializar. Quando rodei no Linux, nem driver proprietário tinha, e rodou sem problema algum.

Eu acho que é drive/win. Tenta um outro drive. Ou outra versão do win.

Postado

As suas memórias estão em dual channel? Qual a temperatura do processador? Tem coisa errada aí, nos vídeos pelo youtube esse processador dá conta do fornite numa boa.

Outro vídeo aí

Postado

@RBMA, sim, estão em Dual Channel. Processador bate seus 40/45º em uso. Com certeza tem coisa errada, e não queria que fosse problema de hardware, por isso queria descartar outras opções antes de solicitar um RMA.

Postado
1 hora atrás, Cesarjc1973 disse:

@RBMA, sim, estão em Dual Channel. Processador bate seus 40/45º em uso. Com certeza tem coisa errada, e não queria que fosse problema de hardware, por isso queria descartar outras opções antes de solicitar um RMA.

O TPM esta ativado na BIOS? Entra na BIOS e dá um "load BIOS factory".

A vega e o Ryzen 4600 são mais rápidos que o conjunto do seu filho.

Postado
Em 05/07/2022 às 15:47, RBMA disse:

As suas memórias estão em dual channel? Qual a temperatura do processador? Tem coisa errada aí, nos vídeos pelo youtube esse processador dá conta do fornite numa boa.

Outro vídeo aí

Estou com a mesma configuração do amigo que criou o tópico e sem nenhum problema no Fortnite, rodando liso, só com a Radeon VEGA 7 e 16 gb ram single channel

• 6 meses depois...
Postado

@Rafael Trianon

Minha placa-mãe é a gigabyte A520 DHS3

usei o driver específico do site do fabricante, no MSI ele se chama:
AMD Radeon(TM) Graphics e a  versão do driver é a
21.30.14-210826a-371510C-Channel

BIOS F10 e meu processador é também o 4600g

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_apu_21.30.14.210826a.zip?v=52ac40cfc89eb00b9f7b7c1c2e9dc40f

• Curtir 1
Postado

@Rafael Trianon você conseguiu resolver? Também tenho esse processador e quando atualizo o driver o pc reinicia ou desliga sozinho, as vezes a tela fica cheia de artefatos, o som trava e o pc congela precisando forçar a reinicialização. O problema surge aleatoriamente, posso tá vendo um vídeo no youtube, mexendo nos arquivos ou jogando. Quando uso o driver genérico não ocorre problemas.

Testei com o driver adrenalin mais atual e o driver do site do fabricante da placa-mãe, mas nada resolveu.

Tenho um AMD Ryzen 5 4600G, placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, dois pentes de 8gb RAM DDR4 2666mhz, NVMe 480gb e fonte XPG core reactor 650W. Montei o pc semana passada, tudo novo, comprado no Brasil. Ele apresenta esse problema desde o primeiro dia. Já tentei limpar os contatos e montar o pc novamente. Não tenho outras peças pra realizar testes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...