Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal. Ontem eu estava utilizando meu computador já há muitas horas (16 horas e alguns minutos) e percebi um barulho estranho que estava vindo do meu computador. Era tipo um zumbido, porém quando me aproximei, aparentemente este agudo barulho vinha da fonte de alimentação (Marca: RedDragon RGPS-500W), era um zumbido constante que não era muito alto, tanto que o gravador de som do meu celular não conseguiu captar o barulho. Só dava pra ouvir normalmente mesmo.

Eu já tenho essa fonte a alguns meses e não havia enfrentado este problema antes, após o zumbido, próximo de quando eu já ia desligar meu PC eu percebi que o barulho parou porém ao aproximar meu ouvido da fonte eu percebi um outro barulho que eu não consegui identificar corretamente, mas se eu pudesse tentar exemplificar dava a impressão que era uma "arruela" tentando girar em uma haste de ferro, era um barulho mecânico que as vezes fazia esse barulhinho da arruela tentando girar, é o modo como consigo explicar esse barulho estranho.

Essa é a terceira vez que eu troco de fonte, a minha primeira fonte que passei 6 anos com ela queimou após uma queda de energia, na segunda acabei comprando uma fonte bomba (que a principio, fazia esse barulho muito parecido, porém o cara na loja falou que era somente a fonte trabalhando) e já na terceira e atual vez comprei essa que me foi recomendada aqui mesmo nesse fórum.

Eu vi na internet algumas explicações e que muitas pessoas falavam que era normal, li explicações que era coil whine, transistores lidando com a rede, capacitores trabalhando, interferência na rede elétrica. Enfim, espero que este problema seja somente isso e acredito, pessoalmente, que possa ser algo na minha rede mesmo já que a última fonte fazia esse barulho, mas após a explicação do técnico da loja deixei de me preocupar. Porém me preocupa essa fazer e gostaria de saber se isso é normal.

E espero que seja pois confiei na opinião dos presentes no fórum e também de minhas pesquisas, vi que essa fonte era realmente muito boa e então conclui que valia a pena adquiri-la. Hoje 11/07, neste momento, estou há 15 horas com o meu PC ligado e até agora, como nos dias normais meu PC não fez nenhum barulho.

Vale lembrar também que aqui onde moro tem chovido muito e não faz muito tempo que um poste estourou e desligou o condomínio todo, inclusive o meu PC, mas ligou normalmente após isso. Eu utilizo um filtro de linha da SMS.

P.S: Acho que é importante falar que as vezes escuto esse "zumbido" vindo de outros componentes também, é um zumbido bem agudo, já ouvi, se não me engano no meu modem, quando conecto o carregador no filtro de linha. Não sei se tem conexão, mas acho importante citar.

Postado

@anshel Eu acredito ser coil whine - https://www.tecmundo.com.br/hardware/53985-barulho-estranho-entenda-o-que-e-o-coil-whine-nos-pcs-e-outros-eletronicos.htm

Como você disse que sua rede elétrica não é das melhores e de vez em quando há quedas de energia o mais recomendado no seu caso é usar um DPS, indico a marca Clamper, eu mesmo uso três desses em casa.

23 minutos atrás, anshel disse:

(Marca: RedDragon RGPS-500W)

Não sei quem te indiciou essa fonte mas não foi uma boa. Como você ja possui a fonte não acho que seja necessário troca-la, só se o barulho te incomodar muito. Porém quando você vai comprar uma fonte nova, esse modelo passa longe de ser uma boa recomendação, existem opções muito melhores no mercado por um preço equivalente.

• Curtir 1
Postado

@Marcelo_gs Entendo. Infelizmente eu realmente não tenho dinheiro pra trocar de fonte e como eu disse, aqui mesmo haviam me recomendado ela e vi muitas avaliações positivas dela na internet. Pelo preço super acessível no tempo, optei por comprá-la. O barulho realmente não me incomoda, tanto que somente o escutei ontem, única vez até agora. As vezes eu escuto esse barulho vindo de outros lugares. Se realmente não for um problema dela e eu conseguir segurar com ela até eu ter condições de num futuro próximo adquirir outra de melhor qualidade, pra mim já fico satisfeito.

Postado
4 minutos atrás, anshel disse:

aqui mesmo haviam me recomendado ela e vi muitas avaliações positivas dela na internet.

Eu acredito mesmo que recomendaram, já vi cada recomendação esquisita kkkkkk e as avaliações positivas depende bastante de onde você está vendo, o certo mesmo é procurar por canais de confiança e ver alguns testes do modelo da fonte no youtube antes de adquirir.

https://linustechtips.com/topic/1116640-psu-tier-list-rev-148/ - tier list de fontes de alimentação, quando for comprar uma de uma olhadinha em qual rank ela se encontra e se realmente vale a pena.

Se o barulho não te incomoda beleza, da pra ir usando ela por mais um tempo.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!