Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, uso uma fonte Corsair CV650, nova, usada por aproximadamente uma semana. Ela fica ligada no DPS da Ragtech, o Space Up Nitro, e infelizmente minha casa não possui aterramento.

Hoje, percebi que, ao desligar o PC e desligar a chave da fonte, ela dá estalos bem leves, só ouvia se chegasse perto. Ao desconectar o cabo de rede, o barulho parava. Se o conectasse, mesmo com o setup todo fora da tomada, os estalos voltam.

O DPS em que ligo o PC e o monitor possui umas entradas de cabo de rede, vou testá-las pra ver se resolve.

Mas, de antemão, isso pode ser um problema na própria fonte? Porque os estalos só ocorrem com o cabo de rede ligado no PC.

Postado
1 hora atrás, IvanGMst disse:

Olá, uso uma fonte Corsair CV650, nova, usada por aproximadamente uma semana. Ela fica ligada no DPS da Ragtech, o Space Up Nitro, e infelizmente minha casa não possui aterramento.

Hoje, percebi que, ao desligar o PC e desligar a chave da fonte, ela dá estalos bem leves, só ouvia se chegasse perto. Ao desconectar o cabo de rede, o barulho parava. Se o conectasse, mesmo com o setup todo fora da tomada, os estalos voltam.

O DPS em que ligo o PC e o monitor possui umas entradas de cabo de rede, vou testá-las pra ver se resolve.

Mas, de antemão, isso pode ser um problema na própria fonte? Porque os estalos só ocorrem com o cabo de rede ligado no PC.

O roteador está ligado em algum estabilizador ou filtro de linha? Qual sua tensão entre fase e neutro? Qual sua tensão entre neutro e terra? Como você não tem terra, qual a tensão entre neutro e um pino de tomada de terra sem estar com cabo conectado? 

Vai ter que comprar um Habotest ou aqueles multimetros baratos de ~50 reais para ver

Quem não tem aterramento já sofre com certa "descarga" dos capacitores Y da fonte e de alguns filtros de linha no neutro pois não escoa para o terra, mesmo que o neutro esteja aterrado no poste de entrada.

O ideal é você usar nenhum filtro de linha com capacitor Y (tipo Clamper) e precisa ver esse DPS ai da Ragtech

Ele usa termos estranhos como microprocessado, True RMS, etc.

Pelas informações dele sabemos que tem varistor, fusível térmico e fusível de vidro. Essas 3 peças não causam problemas, são somente proteções que podem ou não estar bem dimencionada, mas geralmente não causam nenhum tipo de problema. A Ragtech é uma empresa lixo que vende filtros de linha bomba e estabilizadores até hoje, só que renomeados. Eu não confiaria nessa porcaria aí

Coloca no reciclado isso e compra um iClamper pocket ou Fit e uma extensão com tomadas com microdisjuntor sem capacitores Y tipo a Margirius transparente 3001, Intelbras 1005 ou Kalop 6 tomadas

Quando você colocar um sistema de aterramento adequado a norma NBR (TN-S ou TN-C-S),  você pode continuar usando o iClamper com extensão com microdisjuntor, ou simplesmente usar um Clamper 8

Quando você testar quanto de "leak" está no neutro, ou seja, quantos volts ele tem, vamos torcer que seja menos de 5V, pois na maioria dos casos é 50 pra cima, e isso mata componentes e pode causar choque em geladeira, microondas, ar condicionado,etc. 

O ideal é o neutro ter 00V a 03V no máximo, acima disso é preocupante. Se for 5V sem aterramento ainda dá para soltar fogos, mas é bom sempre juntar um dinheiro e fazer o aterramento seguro de uma vez

Postado

@donzmakerAntes de tudo, muito, muito obrigado por me responder e tentar me ajudar!!

O roteador está ligado em outro cômodo, direto na tomada. Minha casa é mais antiga, e infelizmente as tomadas ainda são de 2 pinos...

Quando fui comprar um DPS, estava em dúvida entre o iClamper 5 tomadas e esse Ragtech, pesquisei sobre ambos no Teclab e acabei optando pelo Ragtech (pelo visto, fui vítima do marketing).

Vou tentar fazer um aterramento em uma tomada especificamente pro setup, o mais rápido que eu conseguir. Enquanto isso, vou comprar um iClamper Pocket e esse Intelbras EPE 1005 (o deste link, é esse mesmo? https://a.co/d/iRcuAMU). Como esse Pocket é de 3 pinos, vou ter que usar um adaptador para 2 pinos para usá-lo em minhas tomadas, devo ter algum cuidado quanto a isso?

Vou chamar um eletricista para ver esse aterramento e medir a tensão entre fase-neutro conforme você disse.

Por enquanto, posso continuar utilizando o setup nesse Ragtech? Pensei que, como os estalos param ao remover o cabo de rede, antes de desligar desconecto o cabo, e ao ligar de novo eu o conecto novamente (pois quando o PC tá ligado, não existem ruídos). Já que qualquer coisa que eu compre vai levar uns 10 dias para chegar 😞

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, IvanGMst disse:

@donzmakerAntes de tudo, muito, muito obrigado por me responder e tentar me ajudar!!

O roteador está ligado em outro cômodo, direto na tomada. Minha casa é mais antiga, e infelizmente as tomadas ainda são de 2 pinos...

Quando fui comprar um DPS, estava em dúvida entre o iClamper 5 tomadas e esse Ragtech, pesquisei sobre ambos no Teclab e acabei optando pelo Ragtech (pelo visto, fui vítima do marketing).

Vou tentar fazer um aterramento em uma tomada especificamente pro setup, o mais rápido que eu conseguir. Enquanto isso, vou comprar um iClamper Pocket e esse Intelbras EPE 1005 (o deste link, é esse mesmo? https://a.co/d/iRcuAMU). Como esse Pocket é de 3 pinos, vou ter que usar um adaptador para 2 pinos para usá-lo em minhas tomadas, devo ter algum cuidado quanto a isso?

Vou chamar um eletricista para ver esse aterramento e medir a tensão entre fase-neutro conforme você disse.

Por enquanto, posso continuar utilizando o setup nesse Ragtech? Pensei que, como os estalos param ao remover o cabo de rede, antes de desligar desconecto o cabo, e ao ligar de novo eu o conecto novamente (pois quando o PC tá ligado, não existem ruídos). Já que qualquer coisa que eu compre vai levar uns 10 dias para chegar 😞

Olá bom dia

Então, minha intenção é ajudar. As vezes mesmo com boa intenção pode acontecer erros, então é sempre bom dar uma estudada e lida em tudo q você puder e tiver tempo disponível

Como você citou que sua  casa não tem aterramento, a escolha do iClamper pocket + Intelbras 1005 foi um bom custo beneficio. Eu tenho aterramento e atualmente estou utilizando essa alternativa, pois acho melhor por ora do que utilizar um iClamper 5 ou iClamper 8. você poderia escolher outra extensão com 5 ou 6 tomadas, com microdisjuntor ou fusível, mas tendo em vista que já abri essas réguas da Intelbras e vi bem a EPE 1005, posso recomendar ela sim, pelo menos a chave disjuntora funciona como prometido (vale uma nota que foi em teste bem simples de sobrecarga) e os barramentos são ok. Em conjunto com iClamper pocket isso ai vai te dar uma certa proteção contra surto e sobrecarga que na minha opinião não tem muito como melhorar sem precisar mexer no quadro de distribuição e fazer uma reforma.

Bom, em relação ao que tem dentro do Ragtech não dá para dizer sem abrir. O que falei é que a empresa não tem nenhum compromisso e isso é visível e eu mesmo já abri filtro de linha deles podre que é uma vergonha, inclusive já foi postado aqui neste forum. 

Em relação ao adaptador 3 pinos para 2 pinos; não faça isso. Compre uma tomada de 5 a 10 reais de 3 pinos e faça substituição dela. Como você não vai ligar o aterramento agora, deixe ele sem, quando você fizer o aterramento é só desaparafusar a tomada e conectar.

Quando eletricista for aí responda no tópico qual foi a tensão entre fase e neutro e quanto a "tensão" do neutro. Peça pra ele medir. A gente mede o neutro mais ou menos de forma bem simples e não cientifica usando uma ponta do multimetro no neutro e a outra no terra, como você não tem terra, não tem problema. Ao tocar a ponta do multimetro no pino do terra, é possível ter um valor de quanto está "vazando no neutro"

Observação importante: você deve fazer o teste com PC ligado e desligado. No seu quarto ou sala você deve ter outra tomada que compartilha do mesmo circuito de onde está ligado o PC, então faça uma medição entre neutro e terra com e sem o PC conectado na tomada. 

Em relação a proteção do cabo de rede, vamos ver de outra forma: seu modem usa fibra optica ou por cabo branco coaxial? 

Dependendo de qual tipo de internet chega na sua casa  aí você teria de investir num desses por exemplo https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-860354063-protetor-rede-rj45-lan-raio-surto-dados-dps-10100-dps-_JM

Se não tiver chuvas, trovoadas ou algo do tipo aí, testa teu PC por alguns minutos sem o Ragtech, veja o comportamento do barulho. 

O que estamos tentando fazer aqui é evitar problemas por falta de aterramento para que mesmo quando você coloque aterramento não venha ter nenhum prejuízo, ou pelo menos diminuir as chances de ter problemas.

Em relação ao barulho, estou tentando te ajudar a investigar, pois assim distante é o melhor que pode ser feito. 
Teoricamente eu pensei que removendo o Ragtech irá remover alguma adição dele de um capacitor Y (ou capacitores) possa diminuir, porém tem tantas outras coisas como ver essa questão do neutro, verificar se o cabo de rede está bom, se o seu PC está relativamente bem montado no gabinete, na questão das conexões principalmente n com a placa-mãe onde não há nenhum "leak" na placa-mãe fora do comum e sim se houver pelas partes metálicas que somente seja um problema dos capacitores Y da fonte Corsair que serão resolvidos quando você fizer o aterramento.

Por ora siga o conselho que te dei e tente usar sem o Ragtech. Evite usar adaptadores!! Pode parecer preciosismo mas eles podem piorar para sempre um componente, adicionando um problema novo que você não vai conseguir resolver de maneira nenhuma a não ser comprando uma peça nova (por exemplo comprar uma fonte nova, um monitor novo,etc). Então evite usar adaptadores de qualquer tipo

Essa aqui da Steck que eu acho boa, custando menos de 5 reais

https://www.leroymerlin.com.br/conjunto-de-tomada-energia-10a-branco-stella-steck_89281192

Quem sabe você já pede pro eletricista instalar ela

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!