Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Eduardo5 Bottleneck (Gargalo) ou Stuttering (Engasgo?). 

Porque são coisas diferente, gargalo é quando sua GPU não está chegando a 100%.

Engasgo é quando a imagem não está fluida, dando travadas, engasgando.

Postado

@Eduardo5 Não existe gargalo entre um Ryzen 7 2700x e uma RX550.

Agora se você tiver uma configuração porca como uma placa-mãe A320 que tem VRM para suportar um processador de até 65w sem que o VRM frite. E talvez juntando isso a um gabinete com péssimo air flow que aumente ainda mais a temperatura a ponto de causar um Throttling (estrangulamento) a partir desse ponto você pode criar um gargalo que não deveria existir em condições normais.

O outro possível gargalo é quando nem todos os núcleos do processador estão ativos, situação que é criada normalmente pelo usuário por mexer em configurações do Windows que não deveriam ser tocadas. Ou por passar um disco rígido com o sistema operacional já instalado para outro PC sem a formatação do mesmo - o que é indicado - e o Windows continua entendendo que tem um processado com menos núcleos e threads.

Postado

@Gui GCminha placa-mãe é uma A320M kkkk, então, qual CPU você me recomendaria ? ou você acha melhor pegar outra placa-mãe (o problema é que vai ter que gastar na placa + alguém instalar a placa-mãe) então por esses motivos eu acho melhor que você me recomende um processador 

@ShinkuSim, isso eu sei, por isso eu estou pedindo ajuda para saber qual processador eu troco

Postado

@ShinkuMas se trocar a placa-mãe vai ser muito trabalho, por que eu não sei instalar ela, e eu vou ter que comprar uma placa-mãe e ainda mandar pra alguém instalar tudo, eu acho melhor trocar o processador ou a gpu. qual vocês acham melhor ? troca o processador ou a placa de vídeo 

Postado

@Eduardo5 então, como seu processador é um modelo de 105W, precisaria ser uma B450 com dissipador no VRM, como a ASUS Prime B450M Gaming II. Também verifique como está a refrigeração do seu processador, não adianta você resolver apenas a parte da placa-mãe e deixar e o processador continuar suparquecendo, caso isso esteja acontecendo aí. Você precisa de um gabinete bem ventilado e um cooler decente para esse CPU.

Postado

@GuilhermeGBO gabinete é bom, o processador pega 50 a 60 graus e o cooler é o original do Ryzen 7 2700x, então ele é bom. Então você me recomendaria só trocar a placa-mãe ? ou você acha que seja mais acessível trocar o processador ?

Postado
agora, Eduardo5 disse:

@GuilhermeGBO gabinete é bom, o processador pega 50 a 60 graus e o cooler é o original do Ryzen 7 2700x, então ele é bom. Então você me recomendaria só trocar a placa-mãe ? ou você acha que seja mais acessível trocar o processador ?

Você vai gastar menos com a placa-mãe do que gastaria com processador. O melhor processador que sua placa-mãe aguenta é o Ryzen 5 3600, e esse processador é vendido por aqui por uns R$900, que é muito mais do que esse processador vale.

Depois que você pegar essa B450, você poderá colocar até um Ryzen 5 5700X nela futuramente se atualizar a BIOS para versões mais recentes. Se seu objetivo é jogar, eu sugiro você primeiro fazer upgrade na placa de vídeo e mais no futuro você pode colocar um Ryzen 5 5600, pois ele já se sairá muito melhor que seu 2700X em jogos e também será consideravelmente mais rápido em multitarefas.

Postado
1 minuto atrás, Eduardo5 disse:

@GuilhermeGBO gargalo esta na placa-mãe então ? Eu achava que o gargalo era do processador/placa de vídeo 

Até o momento tudo indica que sim, mas você não disse exatamente que tipo de problema está tendo aí, você só fala de gargalo e gargalo, mas existem gargalos de todos os tipos.

Postado
5 minutos atrás, Eduardo5 disse:

@GuilhermeGBMeu processador pega 15% a 20% de utilização, enquanto a placa de vídeo pega 100%, isso é gargalo ? ou é normal

É isso que você esta se referindo esse tempo todo? De fato tem um gargalo, é do lado da sua placa de vídeo e não do processador, e não é um gargalo preocupante. A placa de vídeo rodar a 100% é o ideal e não é um problema, quer dizer que você está conseguindo aproveitar o máximo dela, o problema mesmo seria se sua placa de vídeo estivesse com baixa utilização. Se você não está satisfeito com o desempenho, mesmo sua placa de vídeo dando 100%, quer dizer que você precisa de uma placa de vídeo mais rápida.

Só ressalto que uma placa de vídeo mais rápida, tem potencial para forçar um pouco mais o processador, que consequentemente vai forçar mais a placa-mãe, e aí sim você pode começar a ver o gargalo por parte da placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!