Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos.

Gostaria de abrir uma discussão com relação a montagem de computadores. Não sou um grande entendedor da área, e precisava montar um computador misto, utilizado para trabalho e jogos.

Vagando pelos sites encontrei esse computador: https://www.shopinfo.com.br/pc-gamer-start-nli83008-amd-Ryzen-7-5700g-16gb-vega-8-integrado-SSD-240gb-500w-80-plus-083008/p, que no pagamento a vista ficaria abaixo dias 4.000 reais.

No meu entendimento, para minha ideia de uso, as configurações seriam:

- memória RAM de 16GB ou mais.

- SSD de até 516GB para o sistema (inicialização mais rápida, possível inclusão de HD de 1TB para armazenamento de arquivos do trabalho)

- Processador seriam um I5 de 10 geração ou o Ryzen 7 5700g (não sei se estão na mesma categoria de desempenho, mas vejo comentários sobre custo-benefício)

- Possibilidade de inclusão de placa de vídeo para melhor desempenho em jogos. (Não sei informar qual modelo mais adequado)

As minhas dúvidas seriam as seguintes:

- Optar pela Intel ou AMD, visto alguns comentários que tenho lido sobre a necessidade de troca de placa-mãe quando houver lançamento de novos processadores, em específico nos processadores da Intel.

- No caso do computador listado ser uma boa opção, no futuro ( imagino uns 2 meses) a compra de uma placa de vídeo como a RTX2060 ou RTX3050 seria um bom upgrade?

Desse já agradeço.

Postado

Depende do seu uso, quais jogos uma placa grafica integrada vega 7 , 8 , já da conta de muitos jogos, joguei battlefield 5 com ela e não senti sobrecarga, é óbvio que uma placa externa da muito mais fps e desempenho. Se pretende colocar uma gpu posterior esse processador vai de boa. Agora você tem que ver se quer montar ou pegar pronto. montar demora e tal, mas eu acho compensador no sentido que posso por exemplo esperar uma promoção e pegar um SSD enfim, além de escolher as marcas. 

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Renan Fernandes Antunes disse:

... encontrei esse computador: https://www.shopinfo.com.br/pc-gamer-start-nli83008-amd-Ryzen-7-5700g-16gb-vega-8-integrado-SSD-240gb-500w-80-plus-083008/p, que no pagamento a vista ficaria abaixo dias 4.000 reais.

- No caso do computador listado ser uma boa opção, no futuro ( imagino uns 2 meses) a compra de uma placa de vídeo como a RTX2060 ou RTX3050 seria um bom

Problema numero 1 - voce não sabe qual a fonte vem neste PC, provavelmente de qualidade duvidosa, que não vai suporta a "RTX2060 ou RTX3050".

E, se planeja comprar uma VGA no curto prazo (2 meses) melhor esperar e comprar tudo junto, do que comprar um CPU Ryzen com vídeo integrado, que tem desempenho inferior a um Ryzen sem vídeo integrado de preço semelhante.

Citação

- Processador seriam um I5 de 10 geração 

Não a razão nenhuma para comprar i5 da 10ª geração, já que um i3 da 12ª custa menos e tem melhor desempenho, além da placa-mãe ter PCI 4.0 - que pode ser relevante para as VGAs a serem lançadas este ano; e que (teoricamente) suportará CPU i3, i5... da 13ª geração.

Citação

- Optar pela Intel ou AMD, visto alguns comentários que tenho lido sobre a necessidade de troca de placa-mãe quando houver lançamento de novos processadores, em específico nos processadores da Intel.

Via de regra tem isso mesmo, porém as placas mãe Intel da 12ª geração (teoricamente*)  suportarão processadores da 13ª geração (a ser lançado este mês).

* Dependerá do fabricante da placa-mãe disponibilizar BIOS compatível.

Já o socket AMD AM4 "morreu" oficialmente dia 30 de Agosto, quando a AMD anunciou o socket AM5.

Para usar um Ryzen 7000 será preciso comprar nova placa-mãe e novas memórias DDR-5.

Então comprando um Ryzen 5700G* hoje a única opção de upgrade racional ano que vem - dependendo do preço que estiver, será o Ryzen 5800X3D (do ponto de vista de jogos).

* O 5700G tem um custo/beneficio ruim, rende pouca coisa mais que o 5600G, custando ~500,00+ a mais.

2 horas atrás, Renan Fernandes Antunes disse:

Vagando pelos sites encontrei esse computador: https://www.shopinfo.com.br/pc-gamer-start-nli83008-amd-Ryzen-7-5700g-16gb-vega-8-integrado-SSD-240gb-500w-80-plus-083008/p, que no pagamento a vista ficaria abaixo dias 4.000 reais.

A título de comparação, usando o configurador "Full Custom" AMD da T'byte:

Ryzen 5600G + placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 + memória 16 GB (2x8) DDR4 3200Mhz Geil + SSD NVMe ADATA Falcon 512 MB + Fonte SuperFrame 500W + gabinete Montech X3 Mesh (com 6 fans RGB) = R$ 3.047,60 - é kit de peças "monte voce mesmo", com desconto.

Para receber montado é R$ 3.635,54, a montagem é "gratis", porém as peças não tem desconto ou seja a montagem custará 587,94. Muito cara.

Se quiser o 5700G - para ganhar uns 6% a mais de desempenho, acresce R$ 500,00.

Fica em R$ 4.285,53 montado, um pouco mais caro que o da Shopinfo, porém você sabe quais foram as peças usadas no computador.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!