Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, beleza?

Estou montando um novo kit, e adquiri um Ryzen 5700x

Minha dúvida é: um aircooler da conta dele ou seria melhor ir para um WC direto?

Obrigado!

Postado

Em stock um AC decente (eses modelos de R$100~200) segura de boa e não vai ter muita diferença para um WC, pois em stock ele é um processador limitado a 65W. Mas se você liberar o PBO na BIOS ou fazer OC manual, ele pode chegar no nível de um 5800X e consumir mais de 100W. Isso vai fazer com que esquente mais e pode ser que nessa situação você consiga ver mais diferença usando um WC (de pelo menos 240mm) ou AC bem grande.

Postado
22 minutos atrás, phililipe disse:

um aircooler da conta dele ou seria melhor ir para um WC direto

Um bom aircooler já dá conta, mas depende também do gabinete e a temperatura média da região.

Postado

@GuilhermeGB entendi! Nesse caso, o PBO já vem liberado de forma automática, certo?

Qual modelo de AC você recomendaria nesse caso?

@PedraX meu gabinete é um WheelJack da Redragon... Quanto a temperatura, varia entre 19º e uns 27/28º dependendo da época em média...

Estou considerando um AC pelo fato de (até onde vi) o wheeljack não suportar WC de 240mm na parte superior

Postado
7 minutos atrás, phililipe disse:

@GuilhermeGB entendi! Nesse caso, o PBO já vem liberado de forma automática, certo?

O processador de fábrica vem limitado a 65W via BIOS, é basicamente um 5800X "enjaulado" para se limitar ao consumo de 65W. Mas quando você habilita o PBO na BIOS, você desativa os limites de energia, então o processador conseguirá atingir clocks mais altos em multi-tarefa e deve consumir mais energia. Só que eu sou fan de fazer overclock manual com undervolt, você deve conseguir um bom desempenho e talvez com consumo mais baixo que com PBO. O PBO aqui no meu Ryzen 5 3600 não deu bons resultados, só fez esquentar mais. Eu tive sorte de pegar um processador ótimo de undervolt, estibilizei ele em 1.08V a 4.0GHz travado e ele está super frio com um Gammaxx 400 V2, melhor que em stock.

7 minutos atrás, phililipe disse:

Qual modelo de AC você recomendaria nesse caso?

O AC que eu recomendaria para usa-lo em stock é justamente o Gammaxx 400 V2 que eu uso no meu Ryzen 5 3600. Ele tem outras variações um pouco mais caras que basicamente mudam o design, alguns com ventoinha RGB ou sem LED nenhum, alguns também com dissipador pintado numa cor mais escura. O modelo 400 V2 é mais basicão, tem apenas um LED numa cor fixa (azul ou vermelho) e um dissipador na cor metálica padrão.

Postado

O DeepCool AK400 é superior ao DeepCool Gammaxx 400V 2, era vendido por menos de R$ 200,00 mas esta sumido do mercado, se achar é uma boa opção.

O Iskandar Souza (Brasilia) testou um  Ryzen 5600X usando um DeepCool AK400 e um WC Cooler Master ML240L (240mm - duas fans), com o CPU  em stock as temperaturas ficaram iguais, em overclock o WC baixou 4º graus.

https://youtu.be/Zli4u9yshY4?t=248

Já WC de 120mm é só enfeite (suporte de RGB).

Postado
39 minutos atrás, phililipe disse:

WheelJack da Redragon.

Gabinete limitado para ventilação...Mais um motivo para não usar WC.

De fato o que ue é recomendável é usar sem o painel frontal.O  Gammax 400 é mesmo um bom Cooler, mas o recomendável seria trocar o gabinete se for usar uma VGA mais potente devido ao R5 5700X

Postado
56 minutos atrás, phililipe disse:

Estou considerando um AC pelo fato de (até onde vi) o wheeljack não suportar WC de 240mm na parte superior

A informação do suporte de WC do Reddragon WheelJack é confusa na página do fabricante:

• Suporte para Watercoolers: 2x 120/140mm (Topo) + 1x 120mm (Atrás) + 2x 120/140mm (Frente)

Provavelmente se refere ao tamanho das fans que podem ser instaladas. 

O cara conseguiu instalar um WC Rise Mode de 240mm, mas teve que fazer uma pequena "gambiarra" para os parafusos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!