Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu notei que minha placa de vídeo anda oscilando em questão a velocidade dos fans, fica tendo picos e quedas em segundos, em questão a temperatura está tudo bem, porém os RPM ficam caindo bruscamente.

Alguém saberia me dizer o que pode ser, se isso é capaz de estragar algo na placa de vídeo também?
Obs: MSI Afterburn não resolve, também acredito que ele não esteja sendo capaz de controlar a velocidade desses fans.

image.png.b9175babe8ad4b1cd1a350421ed79e26.png

Também, como posso descobrir se isso seria problema na fonte de energia, que pode não estar entregando energia o suficiente ou se é problema da placa?

Postado

Confira a curva de temperatura se foi alterada ou está no padrão..   

Quanto a temperatura como está?  maxima e mínima, em Stress e em Idle.

Qual o modelo da placa de vídeo,  e qual a marca e modelo da fonte??

36 minutos atrás, Julio Jacob disse:

image.png.b9175babe8ad4b1cd1a350421ed79e26.png

Você vê as ventoinhas tendo oscilação ou apenas está olhando isso via software? 

Postado
1 hora atrás, Alex Weiss disse:

Confira a curva de temperatura se foi alterada ou está no padrão..   

Quanto a temperatura como está?  maxima e mínima, em Stress e em Idle.

Qual o modelo da placa de vídeo,  e qual a marca e modelo da fonte??

Você vê as ventoinhas tendo oscilação ou apenas está olhando isso via software? 

A curva de temperatura (não sei exatamente o que você está se referindo, se não for isso, peço desculpas e me informe onde posso ver), fica oscilando quando isso acontece, no momento que eu tirei essa print ficava entre 59-62 frequente.

A mínima quando eu inicializo o windows e uso por alguns minutos dependendo do que eu estou usando fica por cerca de 40-45 e a máxima se eu estiver jogando e dependendo do jogo de 75-80.

A placa de vídeo é uma "GTX1060 6gb PNY", a fonte seria uma liteon ps-7501-5 (pretendo trocar o quão antes possível).

Sim, abrindo o computador eu consigo ver eles girando um pouco e dps dando uma reduzida grande.

Postado
Em 10/09/2022 às 14:11, Julio Jacob disse:

A curva de temperatura (não sei exatamente o que você está se referindo, se não for isso, peço desculpas e me informe onde posso ver), fica oscilando quando isso acontece, no momento que eu tirei essa print ficava entre 59-62 frequente.

Bom dia, é referente a curva de acionamento das ventoinhas por temperatura... [conforme a temperatura sobe as fans aumentam a velocidade.]

Com o Afterburner você consegue ver/mudar isso, experimente tirar do automático e deixar no manual, então você faz uma leve alteração nas rotações mínimas, depois vê se ela continua se comportando igual.

segue um exemplo:[foto ilustrativa]

image.png.ca486ca541180c137cad060aeb8083f9.png

Também pode olhar uns vídeos no yt que explicam bem como funciona isso. 

Quando a GPU está em stress as Fans também ficam oscilando ou ficam estáveis?

Postado
2 horas atrás, Alex Weiss disse:

Bom dia, é referente a curva de acionamento das ventoinhas por temperatura... [conforme a temperatura sobe as fans aumentam a velocidade.]

Com o Afterburner você consegue ver/mudar isso, experimente tirar do automático e deixar no manual, então você faz uma leve alteração nas rotações mínimas, depois vê se ela continua se comportando igual.

segue um exemplo:[foto ilustrativa]

image.png.ca486ca541180c137cad060aeb8083f9.png

Também pode olhar uns vídeos no yt que explicam bem como funciona isso. 

Quando a GPU está em stress as Fans também ficam oscilando ou ficam estáveis?

Era exatamente isso que eu estava imaginando, porém não tinha certeza. Eu utilizo do MSI Afterburn e uso essas curvas, porém os fans continuam oscilando, mesmo em stress as RPM caem.

Por exemplo ás vezes eu utilizo do HW Monitor para ver essas rotações, em stress elas chegam a 2800 e caem para 550 em questão de segundos e rapidamente voltam para 2800.

Se souber algum conhecimento sobre a minha fonte também, pois acho que ela pode ter danificado meus componentes, acredito q não seja um boa fonte, mesmo sendo 500w e tendo o selo de 80plus bronze. Por esse motivo eu comprei uma nova fonte PCYes Electro V2 550w 80plus bronze com pfc ativo.

• Solução
Postado
2 minutos atrás, Julio Jacob disse:

Por exemplo ás vezes eu utilizo do HW Monitor para ver essas rotações, em stress elas chegam a 2800 e caem para 550 em questão de segundos e rapidamente voltam para 2800.

Muito propenso a afirmar que seja sua fonte mesmo,  mas não tem como afirmar se o comportamento é devido a qualidade muito ruim dela ou se já estragou alguma coisa...   Enfim, sugiro você não utilizar aplicações pesadas até sua fonte nova chegar.

4 minutos atrás, Julio Jacob disse:

comprei uma nova fonte PCYes Electro V2 550w

Recomendaria a XPG Pylon 550w ou Nidus 500w, são modelos de melhor qualidade. 

Inclusive para sua configuração a Pylon 450w já seria mais que suficiente.

Devido aos valores das XPG terem uma alta nos ultimos dias, a Electro acaba sendo mais negócio mesmo e no geral ela vai te servir muito bem.

Depois que substituir a fonte retorne para contar se houve alguma mudança ou continuou na mesma.

Até.

10 minutos atrás, Julio Jacob disse:

Se souber algum conhecimento sobre a minha fonte

Sinceramente é um trem que mal e mal pra peso de papel pode-se usar..  

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Muito propenso a afirmar que seja sua fonte mesmo,  mas não tem como afirmar se o comportamento é devido a qualidade muito ruim dela ou se já estragou alguma coisa...   Enfim, sugiro você não utilizar aplicações pesadas até sua fonte nova chegar.

Recomendaria a XPG Pylon 550w ou Nidus 500w, são modelos de melhor qualidade. 

Inclusive para sua configuração a Pylon 450w já seria mais que suficiente.

Devido aos valores das XPG terem uma alta nos ultimos dias, a Electro acaba sendo mais negócio mesmo e no geral ela vai te servir muito bem.

Depois que substituir a fonte retorne para contar se houve alguma mudança ou continuou na mesma.

Até.

Sinceramente é um trem que mal e mal pra peso de papel pode-se usar..  

Hoje estarei testando com a fonte da PCYes, futuramente creio estar com um pc novo e talvez a substitua, muito obrigado pela ajuda! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!