Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, amigos.

 

Recentemente adquiri uma placa-mãe MSI B450M Mortar Max com o intuito de usar um Ryzen 7, mas consegui a oportunidade de pegar um Ryzen 9 5900x por um preço similar. 

 

Meu setup,  então, consistiria em: 

MSI B450M Mortar Max

Ryzen 9 5900x

RTX 3070

2x8Gb 2666 MHz

Water cooler 240mm

Fonte 850w XPG 80 Plus gold

 

No site da fabricante diz que ela suporta esse modelo de R9 e no caso a BIOS da placa-mãe já está devidamente atualizada.

 

Vale ressaltar que não pretendo fazer overclock em nenhum componente. Usarei todos os eles em stock

 

Gostaria de saber se essa placa-mãe da conta do recado pra esse sistema, suportando o processador, principalmente no que diz respeito ao VRM. Também gostaria de saber se há alguma contra indicação relativo a esse sistema. 

 

Obrigado a todos. ;D

 

Screenshot_20220920-083915_Chrome.jpg

Screenshot_20220920-083907_Chrome.jpg

Postado

@GuilhermeGB 

 

Obrigado.

 

Mas como eu descubro a corrente do processador? Como você está afirmando que não há necessidade de fluxo de ar em stock, suponho que a corrente, de acordo com a tabela, seja entre 75A e 100A. 

 

Eu procurei na Internet, mas não achei nada falando sobre a corrente do processador em stock

Postado

@Alefvisi vai ser nessa faixa ai mesmo. Em stock o processador é limitado a por volta dos 105W, a tensão de operação dos Ryzen varia de 1.20V a 1.35V, então a corrente vai varia entre 85-90A, isso para o processador em estresse máximo. Claro que se você fizer o PBO o consumo vai subir bem mais, e consequentemente a corrente também.

 

Aqui nesse review da ASUS TUF Gaming B550M-Plus você pode ver o teste de estresse com um 3900X em stock, a corrente medida pela placa-mãe está na casa dos 89A, deixei já no minuto correto:

 

 

  • 4 semanas depois...
Postado

@Miauzs Infelizmente eu não tinha conhecimento sobre a importância do VRM e acabei comprando essa placa antes. Achava que uma placa high-end oferecia apenas mais slots M.2, suporte para maior quantidade de RAM, maiores frequências e outros recursos onboard.

 

Hoje, com certeza eu não economizaria na placa-mãe sabendo disso, mas não da pra chorar por leite derramado : /

  • 4 semanas depois...
Postado

Não é que seja ruim, só não é adequada para o 5900X.

 

Um CPU de alto consumo, caro, precisa de placa-mãe com VRM reforçado, capaz de 150 amperes, consequentemente também cara.

 

Tem placa-mãe com 4 fases no VRM e tem placa-mãe com mais de 20.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...