Ir ao conteúdo

Core i3-2120 está oscilando muito o uso

Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Postado

Quando eu fui mexer no meu Windows, basicamente o processador esta doidinho.

eu não sei o porquê.

eu acho que instalei windows 11 antes.

Tem Dúvidas sobre meu processador doido?

Processador: Intel Core i3-2120 (2ª Geração)

image.png.ec4e2ca268da2ce1b6d151159e38fd26.png

• Membro VIP
Postado

@Azuk2 Mande uma print da área "Processos" de seu gerenciador de tarefas, poderemos identificar o problema melhor...Mas isso acontece pois está havendo processos em segundo plano utilizando seu processador. Pode ser o Windows atualizando, programas abertos, ou até virus.

• Solução
Postado

@Azuk2 Antivírus pode causar essas variações, já que é um processador bem fraco e antigo qualquer uso repentino já leva proximo dos 100%

Experimente deixar sem o Avast somente com o windows security normal e troque o navegador pelo Opera GX

Veja se muda um pouco o comportamento.   De resto é isso mesmo, um sistema novo que utiliza de muitas tarefas novas com um processador antigo e consideravelmente mais fraco que os atuais não tem muito o que fazer infelizmente.

Quando se tem uma configuração mais fraca o ideal é tirar do windows todos aqueles aplicativos que você não usa, exemplo: spotify, disney, netflix, joguinhos padroes de windows, e deixar somente o essencial justamente para livrar o máximo que puder de processos em segundo plano que vão acabar mais incomodando do que ajudando rsrs.

Postado
1 minuto atrás, Alex Weiss disse:

Experimente deixar sem o Avast somente com o windows security normal e troque o navegador pelo Opera GX

Eu experimentaria trocar o navegador pelo Librewolf ou pelo Pale Moon, o Opera GX é baseado no Chromium, e por isso é extremamente pesado, qualquer navegador baseado no Chromium será pesado. O Firefox não, é bem mais leve, e navegadores como o Librewolf são ainda mais leves, mas o Pale Moon, usa a interface antiga do Firefox, que é extremamente leve, essa é a minha recomendação.

Sobre o antivírus, eu concordo com as opiniões acima, tire isso, não serve pra nada e é muito pesado, já basta o Windows Defender colocando seu processador no limite em verificação.

Se mesmo assim não melhorar, bem, tente ver o processo que mais consome CPU clicando na abinha CPU do Gerenciador de Tarefas e encerre tudo que não for necessário para o sistema. Ou use uma distro Linux, aí você não vai mais ter esse problema.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@Azuk2 Antivírus pode causar essas variações, já que é um processador bem fraco e antigo qualquer uso repentino já leva proximo dos 100%

Veja se muda um pouco o comportamento.   De resto é isso mesmo, um sistema novo que utiliza de muitas tarefas novas com um processador antigo e consideravelmente mais fraco que os atuais não tem muito o que fazer infelizmente.

Quando se tem uma configuração mais fraca o ideal é tirar do windows todos aqueles aplicativos que você não usa, exemplo: spotify, disney, netflix, joguinhos padroes de windows, e deixar somente o essencial justamente para livrar o máximo que puder de processos em segundo plano que vão acabar mais incomodando do que ajudando rsrs.

É isso mesmo, um detalhe, meu Windows não tem o Windows Defender, eu baixei avast por causa disso.

Meu Windows 11, não tem o Windows Defender cara eu sempre utilizo o MalwareBytes ou Avast alguma coisa. 

3 minutos atrás, Pepse disse:

Eu experimentaria trocar o navegador pelo Librewolf ou pelo Pale Moon, o Opera GX é baseado no Chromium, e por isso é extremamente pesado, qualquer navegador baseado no Chromium será pesado. O Firefox não, é bem mais leve, e navegadores como o Librewolf são ainda mais leves, mas o Pale Moon, usa a interface antiga do Firefox, que é extremamente leve, essa é a minha recomendação.

Sobre o antivírus, eu concordo com as opiniões acima, tire isso, não serve pra nada e é muito pesado, já basta o Windows Defender colocando seu processador no limite em verificação.

Se mesmo assim não melhorar, bem, tente ver o processo que mais consome CPU clicando na abinha CPU do Gerenciador de Tarefas e encerre tudo que não for necessário para o sistema. Ou use uma distro Linux, aí você não vai mais ter esse problema.

Carinha, eu uso Opera e Brave.

Postado
13 minutos atrás, Azuk2 disse:

É isso mesmo, um detalhe, meu Windows não tem o Windows Defender, eu baixei avast por causa disso

Meu Windows 11, não tem o Windows Defender cara eu sempre utilizo o MalwareBytes ou Avast alguma coisa.

Estranho não ter isso, pra falar a verdade é estranho o fato de você estar usando o Windows 11 num sistema tão ultrapassado, essa pode ser uma das causas.

Enfim, tire o Avast de qualquer forma, instale o Kaspersky ou o Panda Dome que são mais leves, mais eficientes e menos invasivos.

13 minutos atrás, Azuk2 disse:

Carinha, eu uso Opera e Brave.

Já usei esses dois e não gostei do peso que o Opera e Brave possuem no sistema mesmo sendo tão simples. Eles só são pesados, pois como eu disse, são baseados no Chrome, são construídos em cima do Chrome, não são navegadores feitos do zero e do seu jeito. Ou seja, tem muitos serviços de coleta de dados do Google e dos próprios navegadores, e isso pesa muito no computador. Tanto é que, o Ungoogled-Chromium, é o Chromium mas sem os serviços do Google, e isso alivia pelo menos 5%/10% do uso de CPU se você estiver fazendo algo pesado no computador (digo isso pois já usei o Ungoogled-Chromium e o Chromium). Meu Opera chegava a consumir 30%/40% de CPU num Ryzen 3 vendo vídeos, enquanto, quando migrei para o Firefox, o navegador sofre para consumir 10% de uso no computador, e quando passei a usar o Librewolf, isso ficou ainda mais leve. Tente usar o Pale Moon por um tempinho e veja se o uso do processador cai mais um pouco, o Pale Moon é muito leve, deve dar conta.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Creio que o problema seja o Windows 11 que você instalou, esse sistema é pesado demais pro processador, pode até rodar, mas vai ter lag e ele vai ser muito utilizado. Recomendo o windows 10, ou o 7. 

Postado
Em 21/09/2022 às 12:36, CarlosCeo disse:

Creio que o problema seja o Windows 11 que você instalou, esse sistema é pesado demais pro processador, pode até rodar, mas vai ter lag e ele vai ser muito utilizado. Recomendo o windows 10, ou o 7. 

Pode ser o Chrome OS Flex que vai resfriar meu processador

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...