Ir ao conteúdo

Vale trocar um Ryzen 3 1300X + RX 580 4GB por um Ryzen 5 4500 + RTX 2060 SUPER?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho um R3 1300X e uma RX 580 4GB e to querendo fazer um upgrade para um R5 4500 + RTX 2060 SUPER, acham que vale a pena, teriam alguma outra recomendação??

Postado
1 hora atrás, Walter2000 disse:

Olá pessoal, tenho um R3 1300X e uma RX 580 4GB e to querendo fazer um upgrade para um R5 4500 + RTX 2060 SUPER, acham que vale a pena, teriam alguma outra recomendação??

Não compre o 4500 que é bait. Qual outro ccomprar, isso vai depender da sua placa-mãe.

Postado

@Imakuni Oi, minha placa-mãe é uma ASRock AB350M, sei que não tem suporte para esses R5 mas eu tava verificando se seria possível e valeria a pena fazer um update na BIOS e trocar só o proc...
porque o 4500 é bait??
Se for pra trocar apenas o proc você recomenda qual?
E se for pra trocar o proc e a placa-mãe qual recomendaria?? ( não precisa ser nada exagerado, só quero um upgrade que valha a pena pra sair de um R3 e que não custe um absurdo) e que combine com a 2060 SUPER

• Solução
Postado
15 minutos atrás, Walter2000 disse:

Oi, minha placa-mãe é uma ASRock AB350M

É, com essa placa-mãe você fica limitado a um Ryzen 3600 ou 3600x. Mas considerando o preço e o benefício, ainda vale.

15 minutos atrás, Walter2000 disse:

ei que não tem suporte para esses R5 mas eu tava verificando se seria possível e valeria a pena fazer um update na BIOS e trocar só o proc...

Bem... você próprio já disse: não tem suporte para nada acima dos 3xxx. E atualização de BIOS não muda isso.

16 minutos atrás, Walter2000 disse:

porque o 4500 é bait??

Porque ele é a mesma coisa que um 3600, só que mais caro.

19 minutos atrás, Walter2000 disse:

E se for pra trocar o proc e a placa-mãe qual recomendaria?? ( não precisa ser nada exagerado, só quero um upgrade que valha a pena pra sair de um R3 e que não custe um absurdo) e que combine com a 2060 SUPER

Olha... o mínimo seria um Ryzen 5600 com placa B450. Mas eu não acho que vale gastar em placa-mãe para plataforma morta. E do lado da intel, o investimento tá caaaaro...

Postado

@Imakuni Então vale mais a pena fazer o upgrade só pro 3600x então e manter a placa-mãe?
Mas se fosse fazer um upgrade que valeria a pena mas sem gasto exorbitante de placa-mãe + Placa seria qual???
As B450 já morreu por quê???
obrigado pela resposta, ajudou d+

Edit: O preço desse 3600 tá mt mais caro que um 4500.

Postado

@Walter2000 Na real o 4500 é mais fraco que o 3600 graças ao L3 extremamente reduzido, além de não ter suporte na sua placa-mãe.

18 minutos atrás, Walter2000 disse:

placa-mãe + Placa seria qual???

Bom, ou seria B660 com um 12400F ou uma B650/B650E com um 7600X (teria que trocar para DDR5 também), ambos saindo bem carinhos.

21 minutos atrás, Walter2000 disse:

Porque a intel já vai lançar outro soquete ano que vem e a AMD acabou de lançar o AM5, o AM4 agora vai ser considerado uma plataforma "morta", no entanto eu discordo com isso.

Postado
38 minutos atrás, Walter2000 disse:

@Imakuni Então vale mais a pena fazer o upgrade só pro 3600x então e manter a placa-mãe?
Mas se fosse fazer um upgrade que valeria a pena mas sem gasto exorbitante de placa-mãe + Placa seria qual???
obrigado pela resposta, ajudou d+

Edit: O preço desse 3600 tá mt mais caro que um 4500.

Sim, atualize o BIOS da placa-mãe e compre o Ryzen 3600 (799,99) o qual - pelo menos aqui nas lojas tradicionais aqui no Brasil;  ainda é mais caro que o Ryzen 5500 (680,00) mas este CPU não é opção para você, por limitação da placa-mãe.

A AMD não vai lançar mais processador AM4, por isso é uma plataforma morta.

Comprando um Ryzen 3600 para a sua atual placa-mãe e uma boa placa de vídeo, daqui a alguns anos, quando sentir necessidade de trocar novamente, um Ryzen AM5 7000 com DDR5, ou mesmo um novo Intel é que serão a compra lógica.

Por isso a não ser que a sua placa-mãe não servir mais - não aceitar CPU mais atual do que tem, ou tenha pifado, não é boa ideia comprar placa-mãe AM4 nova, principalmente agora que as placas mãe estão em falta no mercado, e as que tem estão sendo vendidas por 150,00 - 200,00 a mais do que seria seu preço normal.

Postado
1 minuto atrás, 1lokos disse:

Na real a AMD disse que vai manter o AM4 vivo de alguma maneira, mas como eu não sei (ou se ao menos vão continuar com tal promessa).

Postado
13 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Na real a AMD disse que vai manter o AM4 vivo de alguma maneira, mas como eu não sei (ou se ao menos vão continuar com tal promessa).

Bem, na última semana surgiu fotos de um suposto Rzyen 5 3600AF sendo vendido em lojas do Leste Europeu. No passado versões AF foram versões "turbinadas" de modelos já existentes.

Um Ryzen 5600X3D seria interessante.

Postado
45 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, atualize o BIOS da placa-mãe e compre o Ryzen 3600 (799,99) o qual - pelo menos aqui nas lojas tradicionais aqui no Brasil;  ainda é mais caro que o Ryzen 5500 (680,00) mas este CPU não é opção para você, por limitação da placa-mãe.

Comprando um Ryzen 3600 para a sua atual placa-mãe e uma boa placa de vídeo, daqui a alguns anos, quando sentir necessidade de trocar novamente, um Ryzen AM5 7000 com DDR5, ou mesmo um novo Intel é que serão a compra lógica.

Por isso a não ser que a sua placa-mãe não servir mais - não aceitar CPU mais atual do que tem, ou tenha pifado, não é boa ideia comprar placa-mãe AM4 nova, principalmente agora que as placas mãe estão em falta no mercado, e as que tem estão sendo vendidas por 150,00 - 200,00 a mais do que seria seu preço normal.

Se eu conseguir vender a minha atual ( AB350M) por pelo menos metade do preço dessa: Biostar B450MX-S tá 400R$, só pra poder por esses R5, mesmo com a plataforma morta ainda seria um upgrade bom pro meu pc e não me custaria um absurdo.
Na pior das hipóteses eu atualizaria a BIOS e compraria esse proc ai mesmo...pra atualizar a BIOS você tem algum tipo de link ou algo pra me ajudar a entender esse processo?? e no caso seria um update só e já conseguiria usar esse proc novo? eu vi dizer que se atualizar a BIOS pode perder o suporte com o meu atual ou algo assim.

Postado

@PlayerUzumaki Pra atualizar a BIOS da minha é mt complicado??? o que eu sei é que se acabar a luz durante a instalação já era. pra minha placa-mãe você sabe qual seria a versão da BIOS que atualiza pra poder aguentar o R5 3600??

Postado

@Walter2000 Para o 3600 sim, tem uma BIOS para isso.

Sua placa provavelmente já está em uma versão que suporta ele, mas é melhor se precaver, atualizar a BIOS em si não é tão difícil, qualquer coisa só olhe alguns tutorias na internet para te dar uma luz.

O problema é caso tenha algum problema e o PC desligue, aí sim é perigoso.

Postado

Para a ASRock AB350M suportar o Ryzen 5 3600 precisa do BIOS versão P5.40 de 19.7.2019.

Rode o CPU-Z e veja na aba "Mainboard" qual a versão do BIOS tem instalada.

Se precisar atualizar, faça a atualização num horário fora dos horários mais sujeitos a queda de energia - que são os horários de pico; num dia que esteja fazendo bom tempo. E cruze os dedos. 😉 

Página com as atualizações do BIOS.

E caso queira um pouco de "aventura": 😁

O BIOS Beta P7.01 adicionou:

2. Support Renoir, Vermeer, and Cezanne CPU - que são o 4500, 5600/5700X/5800X3D e 5500.
3. Remove Bristol Ridge(AMD A-series/Athlon X4 series) CPU support.

BIOS Beta é "use por sua conta e risco".

Porém - sempre tem algum "porém"; a instalação desta versão Beta requer a instalação previa da Beta P7.0, que tem este aviso:

• **User will not able to flash previous BIOS once upgrading to this BIOS version. Ou seja, uma vez instalada esta BIOS não pode instalar versão anterior, que são as oficiais, estáveis.

Outro complicador é que seu Ryzen 7 2700 é "Pinnacle Ridge", e a  ASRock não recomenda atualizar o BIOS acima da versão P5.40 se estiver usando CPU desta série.

• * ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven or Summit Ridge CPU is being used on your system.

Eu já usei BIOS Beta da ASRock em placa-mãe para Intel e não tive problemas, o que não garante qua alguém não possa ter. 😉 

• Curtir 1
Postado

@1lokos

Pelo que parece minha BIOS tá mt desatualizada e eu teria que atualiza-la até mesmo para poder usar o Ryzen 5 3600...ai no caso eu teria que ir baixando e atualizando uma por uma as versões do site ai até chegar na 5.40 né?? Ai no caso eu teria que por um pendrive com a versão X, instala-la, baixar e por no pendrive a próxima versão superior a versão X e assim por diante até chegar na 5.40??
Acha que vale o risco atualizar a BIOS ?  porque eu economizaria na placa-mãe e compraria só o R5 3600 mesmo.

mobo.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...