Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde !

Eu possuo uma placa-mãe de socket AM4 da marca msi, ela é o modelo B450M PRO M2 MAX

Eu uso nela o processador Ryzen 3 2200G e ela esta com uma BIOS bem antiga ( do ano de 2020). Pretendo comprar uma placa de vídeo e também o Ryzen 5 5500 para rodar alguns jogos e por isso queria atualizar a BIOS dela para poder rodar um Ryzen 5 5500 

A sua fala sobre ter BIOS da placa-mãe ASRock que tiram o suporte do processador Ryzen 2 2200G me deixou MUITO PREOCUPADO, sabe se esse problema acontece com a minha placa ? 

eu olhei no site dessa minha placa e não vi nada a respeito porém como olhei também do site ASRock que você comentou e não achei sobre o que você falou de perder a compatibilidade do Ryzen 2 2200g estou com medo de não estar procurando corretamente

poderia me ajudar ?

https://br.msi.com/Motherboard/B450M-PRO-M2-MAX/support

Postado

43 minutos atrás, kapiel10 disse:

A sua fala sobre ter BIOS da placa-mãe ASRock que tiram o suporte do processador Ryzen 2 2200G me deixou MUITO PREOCUPADO, sabe se esse problema acontece com a minha placa ? 

A ASRock dá esse aviso de que não recomendam utilizar BIOS recentes com processadores antigos, não é explicitamente dito que não existe suporte para esses processadores. No entanto, várias placas-mãe já deixam explicitamente claro que não dão suporte para APU's antigas (que não fazem parte da arquitetura Zen) em BIOS mais recentes. São aquelas APU's A8, A10 e alguns modelos de Athlon 8xx também, por exemplo, o que não é o caso de APU's Ryzen, como seu processador.

Screenshot_4.thumb.png.a37902cb8c3d40fd0b5ac887a6e61e44.png

Citação

*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven or Summit Ridge CPU is being used on your system.

Tradução:

*ASRock NÃO recomenda atualizar esta BIOS se um CPU Pinnacle, Raven ou Summit Ridge estiver sendo usado em seu sistema.

Summit Ridge = CPUs Ryzen 1000 (núcleos Zen de 1ª geração)

Raven Ridge = APU's Ryzen 2000 e alguns modelos Athlon (núcleos Zen de 1ª geração)

Pinnacle Ridge = CPUs Ryzen 2000 (núcleos Zen+ de 2ª geração)

EDIT: Concluindo (esqueci de concluir), não haverá problema em atualizar a BIOS na sua placa-mãe, já que a única marca que faz esse alerta é a ASRock e mesmo assim acho que a ainda continua funcionando.

• Curtir 1
Postado
Em 05/10/2022 às 15:29, GuilhermeGB disse:

A ASRock dá esse aviso de que não recomendam utilizar BIOS recentes com processadores antigos, não é explicitamente dito que não existe suporte para esses processadores. No entanto, várias placas-mãe já deixam explicitamente claro que não dão suporte para APU's antigas (que não fazem parte da arquitetura Zen) em BIOS mais recentes. São aquelas APU's A8, A10 e alguns modelos de Athlon 8xx também, por exemplo, o que não é o caso de APU's Ryzen, como seu processador.

Screenshot_4.thumb.png.a37902cb8c3d40fd0b5ac887a6e61e44.png

Summit Ridge = CPUs Ryzen 1000 (núcleos Zen de 1ª geração)

Raven Ridge = APU's Ryzen 2000 e alguns modelos Athlon (núcleos Zen de 1ª geração)

Pinnacle Ridge = CPUs Ryzen 2000 (núcleos Zen+ de 2ª geração)

EDIT: Concluindo (esqueci de concluir), não haverá problema em atualizar a BIOS na sua placa-mãe, já que a única marca que faz esse alerta é a ASRock e mesmo assim acho que a ainda continua funcionando.

obrigado pela ajuda

• 2 semanas depois...
Postado

No site da Gigabyte - BIOS; não informa nada a respeito de perda de suporte na descrição das verões do BIOS. Isso acontece com as ASRock. Na dúvida deixe para atualizar quando tiver o Ryzen 5 5000 que pretende usar em mãos para trocar.

A propósito, lá diz que os usuários devem atualizar para a versão F62 por razões de segurança - independente de CPU.

Citação

F62 • Major vulnerabilities updates, customers are strongly encouraged to update to this release at the earliest.

(Importantes atualizações de vulnerabilidade, os clientes são fortemente encorajados a atualizar para esta versão o quanto antes.)

Credits to "Assaf Carlsbad and Itai Liba from SentinelOne"

• Introduce capsule BIOS support starting this version.

Update AGESA ComboV2 1.2.0.5

Change default status of AMD PSP fTPM to Enabled for addressing basic Windows 11 requirements (https://support.microsoft.com/windows/1fd5a332-360d-4f46-a1e7-ae6b0c90645c)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...