Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae galera, tudo sossegado?

Depois de anos (uns 10 kkkkk) com meu notebook Dell Inspiron 15R SE 7520 chegou a hora de montar um PC mais atual, esse aqui me serviu muito bem, mas agora só me da ódio.

Faz muitos anos que não jogo com tanta frequência e queria voltar a jogar (tanto alguns mais antigos quanto os mais atuais). Já que é pra voltar a jogar, gostaria de investir pra ficar mais um bom tempo sem ter que fazer isso de novo. Pedi pra um amigo me ajudar já que eu não entendo nada de hardware. Ele me passou essa configuração aqui:

spacer.png

Pra quem tiver problemas com a imagem:

Processador AMD Ryzen 7 5700X, 8-Core, 16-Threads, 3.4GHz (4.6GHz Turbo), Cache 36MB, AM4, 100-100000926WOF

Cooler Para Processador Cooler Master A30 AMD, RH-A30-25FK-R1

placa-mãe Mancer A520M-DB, DDR4, Socket AM4, M-ATX, Chipset AMD A520, MCR-A520M-DB

2x memória Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (1x8), DDR4, 3200MHz, C16, Branca RTB, TLPBD48G3200HC16F01

Placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 3070 Gaming OC, LHR, 8GB, GDDR6, 256-bit, GV-N3070GAMING OC-8GD REV 2.0

SSD PNY CS1031, 1Tb, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 2400 MB/s, gravação 1750 MB/s, M280CS1031-1TB-CL

Gabinete Gamer Aigo DarkFlash DK151, RGB, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 3 Fans, Preto, DK151-BK

Fonte Cougar VTE 500 80Plus Bronze PFC Ativo, CGR BS-500

O que acham?

Postado

@Eder Cuer certo. Vou corrigir alguns desequilíbrios do seu PC:

Ryzen 5 5600 - R$1.000

Gammaxx GTE V2 RGB - R$160

ASUS Prime B450M Gaming II - R$660

Team Group T-Force Vulcan 8GB 3200MHz CL16 (x2) - R$420

MSI NVIDIA RTX 3070 Gaming Z Trio 8GB - R$3.800

XPG Core Reactor 750W - R$680

WD Blue SN570 1TB - R$690

Pichau Gadit 2 RGB - R$430

Deu menos de R$8.000

Eu troquei o 5700X pelo 5600 porque na prática não vai fazer diferença para jogos, mas se você fizer questão de ter um 5700X pode colocar. Também peguei algumas peças da Kabum porque a Pichau não tinha boas opções, mas agora você tem uma fonte de alta qualidade com 10 anos de garantia.

• Curtir 4
Postado
12 minutos atrás, Eder Cuer disse:

Valeu Guilherme.
Indica algum monitor?

Você tem algum orçamento definido para monitor? Eu não estou por dentro das opções, mas posso dar uma olhada em alguns modelos. O ideal para uma RTX 3070 seria um monitor Quad HD (1440p), mas eles costumam ser bem caros.

Postado
21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você tem algum orçamento definido para monitor? Eu não estou por dentro das opções, mas posso dar uma olhada em alguns modelos. O ideal para uma RTX 3070 seria um monitor Quad HD (1440p), mas eles costumam ser bem caros.

Eu fiquei anos sem nem pesquisar nada, agora que eu estou pesquisando é susto atrás de susto com os preços kkkkk
Tinham me indicado esse aqui:
https://www.kabum.com.br/produto/364835/monitor-gamer-lg-ultragear-32-led-165-Hz-qhd-1ms-HDMI-displayport-95-srgb-freesync-premium-hdr-10-vesa-preto-32gn600-b?gclid=CjwKCAjw-rOaBhA9EiwAUkLV4ksVLZ6k1AmjmId5_4Kncr18CJjMoqlZog6P_Et36zusDmkTVdN7sxoCfJQQAvD_BwE

Esse ai daria pra encarar, apesar de achar ele um pouco grande.

Postado

@Eder Cuer O principal ponto fraco dele é que não tem tela IPS, não sei se você usa ou já ousou tela IPS, mas esse tipo de tela consegue ter uma precisão de cores muito melhor porque não tem distorção pela ângulo de visão. VA ainda é melhor que o padrão TN que está em monitores mais baratos, e considerando que a tela é grande, os efeitos de distorção pelo angulo devem ser menos perceptíveis. Eu também acho muito grande, a resolução Quad HD ficaria melhor num monitor de 27", infelizmente não temos muitas opções disponíveis por aqui.

O único Quad HD com tela IPS e de 27" que achei foi esse da Pichau (link abaixo), mas aí fica no ar a dúvida se ele realmente é bom, considerando que a Pichau é basicamente uma importadora, ela não desenvolve os próprios produtos, apenas personaliza produtos comprados a partir de grandes fabricantes chineses (algo bem comum hoje em dia). Isso não torna o monitor automaticamente ruim, talvez só signifique que a Pichau tem menos controle sobre a qualidade final do produto. A LG, por outro lado, tem tradição no mercado de monitores e TVs, então daria pra esperar um pouco mais dos seus produtos (o que também não garante que todos serão bons).

https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-pichau-centauri-cr27-27-pol-ips-qhd-1ms-165hz-freesync-HDMI-dp-pg-ctr-bl01

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Eder Cuer O principal ponto fraco dele é que não tem tela IPS, não sei se você usa ou já ousou tela IPS, mas esse tipo de tela consegue ter uma precisão de cores muito melhor porque não tem distorção pela ângulo de visão. VA ainda é melhor que o padrão TN que está em monitores mais baratos, e considerando que a tela é grande, os efeitos de distorção pelo angulo devem ser menos perceptíveis. Eu também acho muito grande, a resolução Quad HD ficaria melhor num monitor de 27", infelizmente não temos muitas opções disponíveis por aqui.

O único Quad HD com tela IPS e de 27" que achei foi esse da Pichau (link abaixo), mas aí fica no ar a dúvida se ele realmente é bom, considerando que a Pichau é basicamente uma importadora, ela não desenvolve os próprios produtos, apenas personaliza produtos comprados a partir de grandes fabricantes chineses (algo bem comum hoje em dia). Isso não torna o monitor automaticamente ruim, talvez só signifique que a Pichau tem menos controle sobre a qualidade final do produto. A LG, por outro lado, tem tradição no mercado de monitores e TVs, então daria pra esperar um pouco mais dos seus produtos (o que também não garante que todos serão bons).

https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-pichau-centauri-cr27-27-pol-ips-qhd-1ms-165hz-freesync-HDMI-dp-pg-ctr-bl01

O meu 2 monitor que uso para trabalhar é IPS, um da LG.
Esse aqui:
https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MTYSFDT/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s01?ie=UTF8&psc=1

Valeu pelas dicas Guilherme, vou dar uma olhada aqui.

Postado

@GuilhermeGB você sabe dizer se existe muita diferença (sem ser o preço) entre a Gigabyte GeForce RTX 3070 Gaming OC e a MSI NVIDIA GeForce RTX 3070 Gaming Z Trio?

Não achei nenhuma comparação, mas em sites de comparação elas praticamente são iguais com uma leve vantagem para a NVIDIA.

Postado

@Eder Cuer as duas são NVIDIA, amigo, só que a NVIDIA terceiriza chips para vários parceiros e eles vedem para o consumidor final. A Gigabyte é uma marca mais focada em baixo custo, o pessoal costuma não indicar tanto seus modelos porque tendem a esquentar mais. As placas MSI tendem a ter construção melhor, mas isso varia de modelo pra modelo.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Eder Cuer as duas são NVIDIA, amigo, só que a NVIDIA terceiriza chips para vários parceiros e eles vedem para o consumidor final. A Gigabyte é uma marca mais focada em baixo custo, o pessoal costuma não indicar tanto seus modelos porque tendem a esquentar mais. As placas MSI tendem a ter construção melhor, mas isso varia de modelo pra modelo.

Eu vi alguns reviews e realmente elogiam muito a temperatura da MSI NVIDIA GeForce RTX 3070 Gaming Z Trio.

Depois de pesquisar um pouco mais, ter mais sugestões, eu cheguei a essa configuração

spacer.png

Isso já pesquisando os melhores preços, basicamente são das lojas Pichau, Kabum e Terabyte. Sem contar monitor e teclado.
Monitor eu gerei boleto de um que estava na promoção na Amazon Pichau Centauri CR27 27 pol, IPS, QDQ, 1ms, 165Hz, FreeSync, HDMI/DP.

Só esperando agora a resposta do Kabum pra ver se consigo mais um desconto em algumas coisas hehehe

Eu tava vendo aqui e provavelmente vou deixar a fonte XPG Core Reactor, 750W. 10 conto de diferença só.

Postado

@Eder Cuer só essa fonte aí que é um pouco inferior ao modelo que sugeri, a RAM também está meio cara. A linha TX-M da Corsair tem apenas 7 anos de garantia pela Corsair, a linha Core Reactor da XPG tem 10 anos pelo fabricante, e o modelo de 750W da XPG está praticamente o mesmo preço da de 650W da Corsair.

Pegue essa RAM:

Na Kabum de 3200MHz:

XPG Spectrix D50 RGB 8GB 3200MHz (x2) - R$480

Na Terabyte de 3600MHz (e mais barata):

XPG Spectrix D50 RGB 8GB 3600MHz (x2) - R$460

EDIT: Perdão, acabei de olhar de novo e vi que a fonte é da linha RM-X da Corsair, essa também tem 10 anos de garantia, então dá pra considerar ainda.

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Eder Cuer só essa fonte aí que é um pouco inferior ao modelo que sugeri, a RAM também está meio cara. A linha TX-M da Corsair tem apenas 7 anos de garantia pela Corsair, a linha Core Reactor da XPG tem 10 anos pelo fabricante, e o modelo de 750W da XPG está praticamente o mesmo preço da de 650W da Corsair.

Pegue essa RAM:

Na Kabum de 3200MHz:

XPG Spectrix D50 RGB 8GB 3200MHz (x2) - R$480

Na Terabyte de 3600MHz (e mais barata):

XPG Spectrix D50 RGB 8GB 3600MHz (x2) - R$460

A fonte eu vou com a que você sugeriu mesmo, está só 10 reais mais cara.

Esses negócios RGB só servem pra encarecer as coisas né? kkkkkkk

A memória realmente eu estou perdido kkkk
Já mudei o modelo umas 3 vezes, mas se é boa e está mais barata, então vou colocar ela aqui. Vai dar uma baixada no preço e vai compensar a fonte.

Postado
3 minutos atrás, Eder Cuer disse:

A fonte eu vou com a que você sugeriu mesmo, está só 10 reais mais cara.

Esses negócios RGB só servem pra encarecer as coisas né? kkkkkkk

Eu confundi o modelo, vi depois que você estava pegando uma Corsair RM-X e não TX-M. A RM-X é um pouquinho melhor que a TX-M, então pode ficar com aquela mesmo. 

6 minutos atrás, Eder Cuer disse:

A memória realmente eu estou perdido kkkk
Já mudei o modelo umas 3 vezes, mas se é boa e está mais barata, então vou colocar ela aqui. Vai dar uma baixada no preço e vai compensar a fonte.

Memória tem que ficar atendo as promoções, às vezes aparecem alguns pentes de 8GB 3200MHz por R$175/180 cada na Terabyte, às vezes é o modelo XPG Gammixx D10 e às vezes o Kingston Fury Beast. Inclusive se você não ligar para RGB nem nada, na Kabum o XPG Gammixx D10 está saindo R$190 cada:

https://www.kabum.com.br/produto/155515/memória-xpg-gammix-d10-8gb-3200mhz-DDR4-cl-16-vermelho-ax4u32008g16a-sr10

• Solução
Postado
35 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu confundi o modelo, vi depois que você estava pegando uma Corsair RM-X e não TX-M. A RM-X é um pouquinho melhor que a TX-M, então pode ficar com aquela mesmo. 

Memória tem que ficar atendo as promoções, às vezes aparecem alguns pentes de 8GB 3200MHz por R$175/180 cada na Terabyte, às vezes é o modelo XPG Gammixx D10 e às vezes o Kingston Fury Beast. Inclusive se você não ligar para RGB nem nada, na Kabum o XPG Gammixx D10 está saindo R$190 cada:

https://www.kabum.com.br/produto/155515/memória-xpg-gammix-d10-8gb-3200mhz-DDR4-cl-16-vermelho-ax4u32008g16a-sr10

Eu acho que já ficou bom. Vai ser assim mesmo:

image.png.375594610137641bfc8f93ffd1e0a5ea.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!