Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros colegas de fórum, vim pedir dicas novamente para atualização de uma configuração antiga que tenho e vou passar para meu filho. A ideia é só dar um up, já que ele vai usar mais para trabalhos de escola e alguns jogos esporádicos, nada muito pesado.

CONFIGURAÇÃO ATUAL

- placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3, Chipset B350, AMD AM4, mATX, DDR4
- Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz (3.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Spire, AM4, YD1600BBAEBOX, S/ vídeo
- 2 X Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport, 8GB 2400MHz, Grey, BLS8G4D240FSA
- Placa de Vídeo Sapphire Radeon RX 580 NITRO+ 8GB 11265-21-20G 256BIT GDDR5 C/HDMI PCI-EXP
- SSD 465GB Western Digital WDC WDS500G2B0A-00SM50
- HD 1863GB TOSHIBA HDWD120 
- Fonte Thermaltake Smart Series 600W, 80 Plus White, PFC Ativo, PS-SPD-0600NPCWBZ-W

CONFIGURAÇÃO NOVA

Gostaria de trocar placa-mãe, processador e memórias e se for necessário, a fonte. O que eu estou pensando:

- placa-mãe algum modelo AMD B550M

- Processador Ryzen 5 5600 

- Cooler??

- Memórias DDR4 2 x 8 GB 3200Mhz

- Fonte: desconfio que talvez precise de uma fonte de 700-750W ?

Conto com a orientação dos colegas de fórum.

Postado
6 horas atrás, PedroNoal disse:

Uma fonte de 500w de qualidade já é suficiente. Nidus 500w, pylon 550w

Opa, Pedro. Obrigado pela ajuda. Entretanto, já tenho uma fonte 600w, minha dúvida é se precisaria de uma melhor. Entretanto, pelo que você falou, já que uma 550w é suficiente, então a minha atual atende a nova configuração?

Postado

Se vai trocar de placa-mãe então é melhor já pular para uma geração mais atual como os Ryzen 7000 ou 13a geração Intel.
Não faz sentido trocar a sua placa-mãe para colocar um processador que a sua placa-mãe atual já suporta (precisa apenas atualizar a BIOS)...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, gutopereira disse:

Não faz sentido trocar a sua placa-mãe para colocar um processador que a sua placa-mãe atual já suporta

Não tinha prestado atenção nisso, realmente. Pode trocar somente processador e memórias, e possivelmente a fonte por alguma melhor.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, gutopereira disse:

Se vai trocar de placa-mãe então é melhor já pular para uma geração mais atual como os Ryzen 7000 ou 13a geração Intel.
Não faz sentido trocar a sua placa-mãe para colocar um processador que a sua placa-mãe atual já suporta (precisa apenas atualizar a BIOS)...

@gutopereira no caso, esse é um pc "básico". Essas placas para Ryzen 7000 estão caras e não pretendo por nele um Ryzen 7000, mesmo em um futuro muito distante. Com relação à placa-mãe, colocar um Ryzen 5 5600x não vai limitar o processador? Já tenho a última BIOS e vi que ela tem suporte, só fiquei com essa dúvida.

Edit.: Já estou montando um outro computador com configurações de ponta, esse é só para meu filho estudar e um jogo ou outro mais leve (foco nos estudos hehe).

Postado

1 - Não precisa comprar placa-mãe para usar o Ryzen 5600, basta atualizar o BIOS da B350.

2 - O 5600X não vale a pena o que custa mais caro que o 5600. Uns 220,00 a mais para ganhar só 4-6%

de desempenho. Gaste esse valor na compra de memória DDR4 3200MHz.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...