Ir ao conteúdo

QUAL PLACA DE Vídeo É compatível PARA MEU PC?

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Olá!!!

Recentemente dei um upgrade no meu computador que já tinha mais de 20 anos de uso.

Troquei a placa-mãe, coloquei uma fonte boa e coloquei um SSD para melhorar o desempenho. As configurações dele coloquei em anexo

uso ele basicamente para estudos e alguns jogos leves.

Pretendo comprar uma placa de vídeo no período da black friday que está mais barato pra rodar alguns jogos que precisam de desempenho, como LOL e trabalhos em home office.

Tenho alguns em mente, colocarei o link, mas não tenho muito conhecimento sobre o assunto, gostaria de uma indicação.

https://www.mercadolivre.com.br/placa-de-vídeo-nvidia-gigabyte-GeForce-10-series-GTX-1050-gv-n1050g1-gaming-2gd-2gb/p/MLB18600984#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard

https://www.kabum.com.br/produto/306321/placa-de-vídeo-gigabyte-nvidia-GeForce-GTX-1050-2gb-gddr5-gigabyte-gv-n1050g1-gaming-2g

https://www.kabum.com.br/produto/306325/placa-de-vídeo-afox-nvidia-GeForce-GTX-750-2gb-gddr5-af750-2048d5h6

https://www.kabum.com.br/produto/317941/placa-de-vídeo-pcyes-nvidia-GeForce-gt-730-4gb-gddr5-64-bits-pjgt7304gb64

configurações pc 2.png

Configurações pc.png

• Solução
Postado

Como você disse, seu computador já está numa idade bem avançada, e mesmo com os upgrades que fez como uma boa fonte e o SSD, ele teria muita dificuldade em tirar proveito da placa de vídeo em alguns cenários. No entanto, fez bem em trocar a fonte para não comprometer o equipamento e o SSD pra agilizar o sistema, já deve ter sentido a diferença ao realizar algumas tarefas.

No caso, o maior problema seria o processador e a memória RAM. Um i5 2400 e 4GB DDR3 de 1333MHz vão fazer você não tirar proveito total de uma placa de vídeo em jogos até mesmo considerados antigos, realmente seria um processador pra utilizar em jogos como League of Legends e alguns FPS bem simples. 

De qualquer modo, se o seu único objetivo é fazer home office e jogar games mais simples como o League of Legends, não haveria problema em pegar uma GTX 1050 de 2GB... o problema, é que acaba sendo desperdício.

Comprar uma GTX 1050 de 2GB por R$ 500,00 ou uma GT 730 também por esse preço acaba sendo um roubo. Estamos em uma época que processadores com gráficos integrados possuem performance igual ou superior a essas placas offboard... e nesse caso ao menos estaria fazendo um upgrade, mas obviamente teria que gastar mais do que os quinhentos reais.

O ponto que quero chegar, é que se você quer mesmo investir em uma placa offboard para obter uma maior performance, mesmo que você não vá tirar total proveito da placa de vídeo por conta do sistema... seria melhor investir em produtos de maior qualidade como uma GTX 1650-1660 ou da AMD uma RX 570-580. São placas de maior performance e encontrando elas abaixo ou na faixa dos R$ 1.000,00 dependendo do modelo já está ótimo.

A GTX 1650 e a RX 570-580 você encontra ela abaixo dos mil, já a 1660 um pouco acima. São placas que pelo menos vão te entregar 4GB de VRAM (que na minha opinião seria o mínimo aceitável). Dentre essas eu iria bastante atrás da RX 580 que só perde pra 1660... no entanto é um produto que hoje em dia é meio complicado.

A RX 580 (ou 570 e pra baixo) é complicada porque a maioria das vezes nessas placas são utilizados chips que já foram usados para mineração de criptomoedas ou em outras situações... isso porque, estes chips não são mais fabricados então é impossível uma fabricante lançar uma placa da série RX 500 sendo 100% nova. Esse é o motivo de você não ver muitas marcas confiáveis vendendo este modelo, pois possuem uma reputação alta e um processo rigoroso de garantia, então pegaria muito mal vender uma placa com chip usado.

O único problema então de comprar placas da série RX 500 seria você estar comprando algo que foi reciclado, e muitas das vezes podem dar defeito ou algo do tipo. No entanto, você não tem muita opção, resta pesquisar um pouco sobre a marca que vai comprar e ver se ao menos eles possuem boa qualificação e se oferecem uma garantia decente, principalmente no Brasil.

Tive que me estender bastante aqui no tópico, mas é porque devido o período de mineração que tivemos, muitas placas principalmente de entrada são vendidas como novas, mas na verdade são recicladas. Isso na verdade, até ano passado... pois agora na china já são vendidas placas recicladas da série RTX 30 (penúltima série NVIDIA lançada). Então tem que ficar esperto para não ter problemas.

Sobre as placas que te recomendei, essas são as mais de entrada que posso lhe recomendar hoje. Não posso te sugerir algo abaixo disso, pois 500 reais em uma GT 730 ou 1050 de 2GB sairia muito mais caro do que quase mil em uma GTX 1650 ou RX 580. Não posso te recomendar algo que te faria se arrepender depois.

A outra alternativa seria ir para o gráfico integrado com os novos Ryzen da AMD, que iria te trazer também mais poder de processamento... mas, o valor seria um pouco mais salgado porque precisaria trocar também a placa-mãe e memória RAM.

Seja bem-vindo ao fórum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!