Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!
Gostaria de fazer um upgrade no meu PC, eu comprei ele pronto e não entendo sobre compatibilidades, alimentação da fonte, resfriamento
Gostaria de saber o limite da minha placa-mãe e da fonte... Por exemplo

- Quais placas de vídeo e processadores que posso utilizar? pois essa placa teve a BIOS atualizada para esse processador,
é compatível com quais outros processadores mais potentes?
- Preciso de mais resfriamento? pois só possuo o cooler que veio no gabinete (além do da fonte e processador)
- Essa fonte alimentaria esses coolers, placa de vídeo e novo processador?

Essa é minha configuração...

---placa-mãe ASUS Prime B350-Plus, Chipset B350, AMD AM4, ATX, DDR4
---Processador AMD Ryzen 3 2200G 3.5GHz (3.7GHz Turbo), 4-Cores 4-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, YD2200C5FBBOX

---Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan, Black, Sem Fonte
---Memória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz, HX424C15FB2/8
---Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 MHz, CL15, Preto - BL8G30C15U4B (Comprei depois)
---HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010
---SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s - AGAMMIXS41-512G-C
---Fonte Corsair CX450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, CP-9020120-BR

Postado

mano tava acompanhando seu perfil vi que você manda muito, queria umas dicas pra um pc que eu to montando, se der manda umas sugestôes aí do que seria o melhor custo-benefício sem prejudicar a qualidade do pc 

ate agr comprei
RAM: 16GB 3200

PROCESSADOR: 5600 Ryzen
COOLER: 3fan 2 pinos

SSD de 512gb
PLACA DE vídeo: (duvida entre a rx 6600m e a 2060 super)
placa-mãe: ?
FONTE:?

Postado

@GuilhermeGB Entendi! minha intenção principal é uma placa de vídeo pois a minha é integrada do Ryzen

eu curto mmorpgs e devo jogar jogos como New World e futuros MMOs que chegarão em 2023  como throne em liberty, blue protocol, ashes of creation
não sei se meu Ryzen atual segura isso apenas com nova placa, e se for o caso eu melhoraria o processador também e se necessário as opções de resfriamento

isso tudo sem trocar a fonte e placa-mãe

Eu não pensei no orçamento, mas R$2500 resolveria pra esses games? se resolver com menos, melhor

Postado

@dhiogoramos faz o seguinte, amigo, crie um tópico pra você que eu te ajudo lá. Te ajudar aqui pode acabar atrapalhando o tópico do outro cara.

1 hora atrás, Luan Fillipi disse:

eu curto mmorpgs e devo jogar jogos como New World e futuros MMOs que chegarão em 2023  como throne em liberty, blue protocol, ashes of creation

Não são exatamente jogos pesados, pelo menos baseados nos requisitos, mas você precisaria de mais do que seu PC atual oferece para jogar confortavelmente.

não sei se meu Ryzen atual segura isso apenas com nova placa, e se for o caso eu melhoraria o processador também e se necessário as opções de resfriamento

O processador é um pouco basicão, atende apenas os requisitos mínimos dos jogos mencionados, e os requisitos mínimos geralmente são focados para 30+ FPS. Se você for do tipo que procura uma jogabilidade mais fluida a 60+ FPS, vai precisar de um processador mais forte.

Eu não pensei no orçamento, mas R$2500 resolveria pra esses games? se resolver com menos, melhor

É um orçamento apertado para atender tudo, mas dá pra pegar essas peças:

RTX 2060 12GB ZOTAC - R$1.600

Ryzen 5 5500 - R$720

Gammaxx 400 V2 LED Azul - R$95

As mudanças acima devem ser suficientes para rodar esses jogos, em primeiro momento. Na verdade também não teria problemas para rodar quase nenhum jogo atual em 1080p a 60 FPS. O seu gabinete não parece favorecer tanto o fluxo de ar por ter os compartimentos na frente, como naqueles gabinetes de PCs comuns, mas não deve causar problema. Se você quiser poderá substituí-lo no futuro, por enquanto você pode apenas adicionar algumas ventoinhas na parte frontal e superior (se não tiver).

Observações:

-A BIOS da sua placa-mãe precisará ser atualizada para a última versão para se tornar compatível com o processador.

-Como você tem um pente de memória de 2400MHz, mesmo colocando esse outro pente de 3000MHz, todos os dois serão forçados a rodar a 2400MHz, o que impacta negativamente no desempenho de processadores Ryzen. Sugiro que você substitua esses pentes por outros dois modelos de 3200MHz ou 3600MHz futuramente.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

Entendi, acredito ser inevitável ter que atualizar a BIOS pro upgrade então, mas em questões de alimentação da fonte n preciso me preocupar né?

com essa placa de vídeo que você indicou, posso ficar confortável por alguns anos? quando eu fizer esse upgrade, não vou querer trocar processador e placa de vídeo por um tempo...

--sendo mais flexível com o orçamento, qual Ryzen e placa você mais indicaria pro uso desses jogos? ( colocando 3500 de orçamento)

estou perguntando pra ficar de olho aqui na black friday em mais de um produto

• Solução
Postado
3 horas atrás, Luan Fillipi disse:

Entendi, acredito ser inevitável ter que atualizar a BIOS pro upgrade então, mas em questões de alimentação da fonte n preciso me preocupar né?

Sim. O chipset B350 estava travado até processadores de 3ª geração, mas a AMD mudou de ideia e liberou suporte completo para toda a linha Ryzen poucos meses atrás, então precisará atualizar. A sua fonte não apresentará problemas, ela tem potência suficiente e também tem uma construção mais moderna em comparação com a maioria das fontes baratas que o pessoal usa por aí.

com essa placa de vídeo que você indicou, posso ficar confortável por alguns anos? quando eu fizer esse upgrade, não vou querer trocar processador e placa de vídeo por um tempo...

Bom, desde que você não queira rodar todos os últimos lançamento em qualidades gráficas muito altas, vai dar sim pra manter por um tempo. Mas é bom lembrar que a RTX 2060 é uma intermediária lançada em 2019, em breve ela estará sendo listada como requisito mínimo para rodar jogos AAA, assim como a GTX 1060 já é listada para os jogos de hoje.

O processador também é um intermediário com desempenho suficiente para rodar quase qualquer game a pelo menos 60 FPS (desde que o Ray Tracing esteja desativado), não deve trazer problemas tão cedo para um jogador médio.

--sendo mais flexível com o orçamento, qual Ryzen e placa você mais indicaria pro uso desses jogos? ( colocando 3500 de orçamento)

estou perguntando pra ficar de olho aqui na black friday em mais de um produto

Não sei como estarão os preços na BF, mas você pode ficar de olho no Ryzen 5 5600, que é um processador um pouquinho mais forte e pode ser que apareça fácil por uns R$900 ou menos na BF. Se você quiser pode ir naquele site chines (Aliexp...) e pegar um hoje mesmo na casa dos R$700-750. Tem que ficar atendo a possibilidade de pegar imposto, mas para pacotes pequenos é mais difícil (o processador vem num envelope, sem caixa). Eu mesmo peguei o meu Ryzen 5 3600 lá ano passado e veio tudo certo.

Também sugiro ficar de olho nos preços da RTX 3060 Ti na BF. Atualmente ela é encontrada na casa dos R$2.600, ela deve aparecer por menos de R$2.500 nas melhores promoções. Qualquer coisa pode ficar na RTX 3060 mesmo, talvez apareça na casa dos R$2.000 nas promoções. Para ter uma noção de desempenho dessas placas, a RTX 3060 equivale a uma RTX 2070 e a RTX 3060 Ti equivale a uma RTX 2080 Super, sendo essa uma placa bem forte para 1080p e deve continuar rodando tudo por muito tempo ainda. 

A RTX 3060 Ti é o máximo que recomendo para a fonte que você tem, considerando os picos de consumo que as placas atuais tem, se você pegar uma placa mais potente pode correr o risco da placa acionar os mecanismos de segurança da fonte em momentos de maior estresse.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...