Ir ao conteúdo

Superaquecimento da CPU sempre que ligo o PC

Ir à solução Resolvido por Alexandre Telles,

Posts recomendados

Postado

Sempre que ligo meu PC, a temperatura da CPU sobe para 100° C, até desligar automaticamente.

Isso acontece por cerca de 10 minutos depois de ligá-lo.

Depois disso, uso o PC normalmente (na maior parte do tempo jogando) sem nenhum problema com a temperatura.

Por exemplo, em todos os jogos que jogo, a temperatura máxima é de cerca de 60° C.

Após os 10 minutos e a temperatura voltar ao normal, se eu reiniciar meu PC, isso não acontecerá novamente. Só acontece quando ligo depois de muitas horas (ou geralmente no dia seguinte).

Não está relacionado também com SO (Windows 10 Home 64x, testado com Windows 11 pro 64x também) ou algum software que possa estar causando isso, pois acontece até na tela da placa-mãe.

Não há nenhum processo do Windows solicitando processamento da CPU após a inicialização.

Mesmo sob um teste de estresse, a temperatura atinge um máximo de 70° C.

Verifiquei a pasta térmica e está OK. Testei com dois diferentes.

Testei com as versões de BIOS F15 e F16a (mais recentes).

O que devo fazer?

Monitoramento da temperatura na tela da placa-mãe

https://www.youtube.com/watch?v=hNoEFMkNxIY

Propriedades HWMonitor:

https://www.youtube.com/shorts/WelOFT1EGX8

Stress Test:

https://www.youtube.com/watch?v=jfG4NdX5se4

Especificações:

Gigabyte B550M Aorus Elite

AMD Ryzen 5 5600X

Corsair VENGEANCE RGB PRO 2 x 16 GB, DDR4 3200 MHz C16

GeForce RTX 3060 Ti OC 8GB

Corsair RM650 2021, RM Series, 650 Watts 80 Plus Gold Full Modular

Samsung SSD 980 PRO, 1 TB, NVMe, 7000 MB/s, M.2

Cooler Master MasterLiquid ML240R RGB

Tower ATX Sharkoon TG5 Pro RGB Black

Postado

@TheDemonLena está sim, inclusive como o radiador é com duas ventoinhas, faz bastante barulho na velocidade máxima. E também, no vídeo da placa-mãe, da pra ver o rotação dele subindo.

Porém, você falando isso, me veio uma dúvida, não entendo muito de water cooler, mas tem alguma possibilidade de ser algo com o líquido do water cooler?
Ele estar endurecendo, ou qualquer outra coisa, por que basicamente, esse problema acontece quando o pc fica por muitas horas parado. Pois como escrevi, depois de passar +ou- os 10 minutos, eu posso voltar a ligar o pc, e o problema não acontece novamente.

• Solução
Postado

Ei, eu encontrei o problema. Como podem ver no vídeo "Monitoramento da temperatura na tela da placa-mãe", conectei as fans do WC no cpu_fan e a bomba no sys_fan1.

O sys_fan1 estava se baseando na temperatura do "system", que é a temperatura da placa-mãe. Assim, a bomba só começava a funcionar quando a MB atingia 20° C. Isso explica porque a temperatura parava de aumentar após cerca de 10 minutos.

O que eu fiz? Alterei o sys_fan1 para usar a temperatura da CPU como gatilho. Então, os ventiladores e a bomba do WC começam a rodar juntos.

• Curtir 2
  • 5 meses depois...
Postado
5 minutos atrás, guilhermeorcezi disse:

@Alexandre Telles Você pode me dizer como fez essa alteração? Estou tendo um problema muito semelhante com uma configuração beem parecida com a sua

Você simplesmente tem que setar a bomba em velocidade máxima o tempo todo. Dependendo da placa-mãe, é questão de colocar ela em 12 V, ou algo como 'full speed'.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!