Ir ao conteúdo

Ryzen 5 3400g + Vega 11 com baixo desempenho

Ir à solução Resolvido por Doxy,

Posts recomendados

Postado

Recentemente eu montei um pc novo e reparei que vários jogos estão tendo uma queda drástica de fps e até crash em momentos aleatórios. Testei milhares de soluções mas sempre acabo tendo o mesmo problema.

Processador: Ryzen 5 3400g

RAM: 16GB dois slots de 8gb 3200mhz (com um socket vago entre elas)

placa-mãe: B450M DS3H V2

Fonte: CX500

Estou usando a placa integrada do processador (RX vega 11). Todas as peças são novas com exceção da fonte.

Basicamente o que eu tentei foi: Ativei o XMP, testei os HDs e SSD (todos normais), reservei mais memória para a cpu, instalei os drivers da amd e desinstalei. OBS: Tentei instalar os drivers da amd e todos os jogos que eu jogava estavam apresentando problemas, optei por desinstalar e usar o drive booster mas sem sucesso.

A queda de fps é repentida e brusca, mas recupera rapidamente, o que eu reparei foi o uso de 100% da CPU e GPU, consegui ''melhorar'' reservando mais memória para a CPU mas ainda sim o jogo crashava depois de um tempo, mesmo parecendo estável (Os jogos testados foram: csgo, Overwatch 2 e Valorant). Fiz um teste de benchmark onde mostrava que o problema parece ser na Placa de vídeo integrada, procurei alguma soulução mas nada parece funcionar, de verdade não sei o que fazer para melhorar, sei que a performance não deveria ser tão desastrosa assim. Vou anexar os resultados dos testes que fiz e o print do erro.

Untitled.png1.png

Untitled.png

image.png

image2.png

• Solução
Postado

Depois de muito tempo consegui resolver o problema. Baixei o Ryzen Master e percebi que o clock speed da placa de vídeo integrada estava caindo para 200mhz no meio dos jogos, mesmo com tudo funcionando normalmente, depois voltava para 1400mhz. Dando mais uma procurada, descobri que o meu problema é throttling, só que a placa-mãe estava dando throttling mesmo com tudo frio. Dentro do próprio Ryzen Master eu desativei o opção chamada ''PROCHOT'' (Advanced view>settings), ele se liga sozinho as vezes, essa opção desativa a proteção termica do pc então acabei tendo um aumento de temperatura não tão significativo de 10°C. Quando eu desativei essa opção meu pc desligou sozinho e eu tive que desligar e ligar ele de novo pela fonte, abri o Ryzen Master de novo e apertei a opção ''Reset'' e funcionou perfeitamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...