Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3400g + Vega 11 com baixo desempenho


Ir à solução Resolvido por Doxy,

Posts recomendados

Recentemente eu montei um pc novo e reparei que vários jogos estão tendo uma queda drástica de fps e até crash em momentos aleatórios. Testei milhares de soluções mas sempre acabo tendo o mesmo problema.

Processador: Ryzen 5 3400g

RAM: 16GB dois slots de 8gb 3200mhz (com um socket vago entre elas)

placa-mãe: B450M DS3H V2

Fonte: CX500

Estou usando a placa integrada do processador (RX vega 11). Todas as peças são novas com exceção da fonte.

Basicamente o que eu tentei foi: Ativei o XMP, testei os HDs e SSD (todos normais), reservei mais memória para a cpu, instalei os drivers da amd e desinstalei. OBS: Tentei instalar os drivers da amd e todos os jogos que eu jogava estavam apresentando problemas, optei por desinstalar e usar o drive booster mas sem sucesso.

A queda de fps é repentida e brusca, mas recupera rapidamente, o que eu reparei foi o uso de 100% da CPU e GPU, consegui ''melhorar'' reservando mais memória para a CPU mas ainda sim o jogo crashava depois de um tempo, mesmo parecendo estável (Os jogos testados foram: csgo, Overwatch 2 e Valorant). Fiz um teste de benchmark onde mostrava que o problema parece ser na Placa de vídeo integrada, procurei alguma soulução mas nada parece funcionar, de verdade não sei o que fazer para melhorar, sei que a performance não deveria ser tão desastrosa assim. Vou anexar os resultados dos testes que fiz e o print do erro.

Untitled.png1.png

Untitled.png

image.png

image2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Depois de muito tempo consegui resolver o problema. Baixei o Ryzen Master e percebi que o clock speed da placa de vídeo integrada estava caindo para 200mhz no meio dos jogos, mesmo com tudo funcionando normalmente, depois voltava para 1400mhz. Dando mais uma procurada, descobri que o meu problema é throttling, só que a placa-mãe estava dando throttling mesmo com tudo frio. Dentro do próprio Ryzen Master eu desativei o opção chamada ''PROCHOT'' (Advanced view>settings), ele se liga sozinho as vezes, essa opção desativa a proteção termica do pc então acabei tendo um aumento de temperatura não tão significativo de 10°C. Quando eu desativei essa opção meu pc desligou sozinho e eu tive que desligar e ligar ele de novo pela fonte, abri o Ryzen Master de novo e apertei a opção ''Reset'' e funcionou perfeitamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!