Ir ao conteúdo

É bom o preço de 500 reais pela Kingston Fury DDR4 de 16gb?

Ir à solução Resolvido por JorgeGus,

Posts recomendados

Postado

Caros amigos, 

Estou querendo fazer upgrade da memória RAM do meu laptop. Como ele, infelizmente, só tem um slot SODIMM DDR4, eu pretendo comprar um só módulo de 16gb, que seja bem rápido, já que eu não vou poder contar com os ganhos de performance do dual channel.

Depois de pesquisar bastante, me enamorei pela Kingston Fury Impact, 16gb, com uma frequência relativamente alta, de 3200mHz, mas com uma latência também relativamente alta, CL 20. Pelo menos, ela é 1R X8, que dizem que é melhor do que ser X16. Aqui, o PDF com as especificações técnicas (do site da Kingston).

Apesar de já ter pesquisado bastante, eu só comecei a prestar atenção no preço há pouco tempo. Então, eu não sei se o preço variou muito nos últimos tempos. Atualmente, o pente tá 500 reais, no Kabum, já com o desconto do pagamento no pix.

Se alguém aí estiver mais por dentro dos preços praticados pra memória RAM, poderia me dizer se 500 reais tá bom pra essa memória em questão?

Desde já, agradeço imensamente.

Abaixo, as especificações técnicas constantes do Kabum:

Citação

Características:

- Marca: Kingston

- Modelo: KF432S20IB/16

Especificações:

Geral:

- CL (IDD): 20 ciclos

- Tempo de ciclo de linha (tRCmin): 45.75ns (min.)

- Atualizar para Ativo / Atualizar: 350 ns (min.)

- Tempo de comando (tRFCmin): 350ns (min.)

- Tempo de linha ativa (tRASmin): 26.25ns (min.)

- Classificação UL: 94 V - 0

- Temperatura de operação: 0ºC a + 85ºC

- Temperatura de armazenamento: -55ºC a + 100ºC

Recursos:

- Fonte de alimentação: VDD: 1,2 V Típico

- VDDQ: 1,2 V típico

- VPP: 2,5 V Típico

- VDDSPD: 2,2 V a 3,6 V

- Terminação On-Die (ODT)

- 16 bancos internos; 4 grupos de 4 bancos cada

- Data Strobe diferencial bidirecional

- pré-busca de 8 bits

- Burst Length (BL) Interruptor on-the-fly BL8 ou BC4 (Burst Chop)

- Altura 1.18” (30.00mm)

Parâmetros de temporização de fábrica:

- DDR4-3200 CL20-22-22 @1.2V

Conteúdo da Embalagem:

- 1x Memória Kingston Fury Impact - 16GB

Garantia:

120 meses de garantia

Peso:

25 gramas (bruto com embalagem)

Atenciosamente,

Teste1

Postado

cara memória de notebook é bem chata, você viu se ele tem suporte a essa memória? pois pode acontecer de você comprar e o note nem ligar 

Postado

@cicero nillo

5 horas atrás, cicero nillo disse:

cara memória de notebook é bem chata, você viu se ele tem suporte a essa memória? pois pode acontecer de você comprar e o note nem ligar 

Obrigado pela dica. Por via das dúvidas, vou mandar e-mail pra ASUS, perguntando se o laptop é compatível. Mas creio não haver motivo pra incompatibilidade. É DDR4, é SODIMM, tem uma frequência que não é absurda (afinal, é só uma 3.200mHz, não uma 4.600) e a latência é até alta (CL 20), o que, em tese, também deveria diminuir a chance de incompatibilidade.

@JorgeGus

4 horas atrás, JorgeGus disse:

Minha nossa senhora, que vergonha. HAHAHA 

Sou muito iniciante, mesmo. Eu simplesmente não achei essa oferta no Terabyte, apesar de ter procurado lá. Eu tava indo à seção de memória RAM do site deles, e só via pente UDIMM, pra usar em desktop. Eu achei que eles só não vendessem memória RAM SODIMM, pra laptop. Mas deve ser algum bug na organização do site. *****, muito obrigado.

Postado

@Teste1 pior que não viu, como disse memória ram para notebook é bem chata, não é so frequência e padrão DDR que você tem que olhar, como você mesmo disse a que você deseja comprar é 1R X8, mas seu notebook pode não ser compatível com esse tipo de memória, como por exemplo o meu que so é compatível com memória "DDR3L PC3L-12800 1600 MHz 1RX8 SODIMMs" se a memória for pc3 enves de pc3l ele ja não liga mesmo que o resto das especificações estejam corretas

Postado

@cicero nillo

17 minutos atrás, cicero nillo disse:

@Teste1 pior que não viu, como disse memória RAM para notebook é bem chata, não é so frequência e padrão DDR que você tem que olhar, como você mesmo disse a que você deseja comprar é 1R X8, mas seu notebook pode não ser compatível com esse tipo de memória, como por exemplo o meu que so é compatível com memória "DDR3L PC3L-12800 1600 MHz 1RX8 SODIMMs" se a memória for pc3 enves de pc3l ele ja não liga mesmo que o resto das especificações estejam corretas

Caraca, nem sabia que a máquina podia ser tão fresca assim.

Apesar de o @JorgeGus ter achado uma oferta muito boa, ainda não apertei o gatilho da compra. Vou esperar a ASUS responder ao e-mail.

Assim que eles responderem, eu vou atualizar vocês aqui, e deixar também o modelo do laptop, pra que este tópico apareça caso outro proprietário do mesmo modelo tenha a ideia de trocar a memória RAM também.

Mais uma vez, obrigado, camarada.

Postado

@cicero nillo

Em 30/11/2022 às 14:01, cicero nillo disse:

@Teste1 pior que não viu, como disse memória RAM para notebook é bem chata, não é so frequência e padrão DDR que você tem que olhar, como você mesmo disse a que você deseja comprar é 1R X8, mas seu notebook pode não ser compatível com esse tipo de memória, como por exemplo o meu que so é compatível com memória "DDR3L PC3L-12800 1600 MHz 1RX8 SODIMMs" se a memória for pc3 enves de pc3l ele ja não liga mesmo que o resto das especificações estejam corretas

A ASUS respondeu ao meu e-mail. Eles disseram que "não garantem" o funcionamento do meu laptop com um módulo de memória RAM de 16gb. Porém, eu acredito que eles não conhecem o próprio produto deles. Vou dizer por que mais abaixo. Primeiro, a resposta da ASUS, por e-mail:

Citação

De acordo com as informações contidas em nossa base de dados, o modelo X512FJ-EJ551T, não possui memória RAM onboard(soldado na placa) o slot offboard já está ocupado com um pente de memória 8G DDR4 2666MHz, o slot aceita a quantidade máxima de 8GB, neste caso não conseguimos garantir o reconhecimento e funcionamento do notebook com um pente de memória de 16GB.

De todo modo, esclarecemos que 8gb de memória RAM do tipo DDR4, são o suficiente para operar com sobras na  grande maioria das tarefas hoje em dia, e não deverá ter problemas de funcionamento com o notebook devido esta quantidade de memória.

O modelo também conta com a GPU MX230 de 2GB que ajuda no carregamento de aplicações que exigem desempenho gráfico.

Só que no mínimo uma pessoa pôs um pente de memória RAM de 16gb no laptop dele, que é exatamente do mesmo modelo do meu, o notebook ASUS VivoBook X512FJ-EJ551T. Foi o usuário do YouTube @mocazanetti, que, um ano atrás, deixou um relato extremamente detalhado, num comentário ao vídeo da desmontagem desse modelo laptop, do canal Macro Micro Assistência E Soluções, intitulado ASUS Vivobook X512FJ-EJ551T 10ª Geração - Desmontagem. Vou copiar e colar, abaixo, o comentário dele:

Citação

Fixado por Macro Micro Assistência E Soluções
@mocazanetti há 1 ano (editado)

Obrigado, Alexandre e Macro Micro!

Esse vídeo me ajudou demais e foi determinante pra que eu conseguisse fazer o upgrade do meu notebook.

Como forma de agradecimento, vou deixar meu relato e responder às perguntas de outros comentários aqui.

RESUMO:
- instalei uma RAM de 16Gb e um SSD de 500Gb,
- gastei R$ 1.370,65 no upgrade;
- sigam as instruções do vídeo à risca e não tem erro, é muito fácil e rápido fazer a instalação das peças;
- o PC está voando, inicializa o Windows em SEIS SEGUNDOS e imediatamente abre todos os programas;
- não precisa configurar nada da RAM;
- precisa clonar o HD pro SSD, levou 3h, depois formatei o HD;

RELATO COMPLETO:

Tenho exatamente o modelo do vídeo, o ASUS Vivobook X512FJ-EJ551T 10ª Geração. Foi comprado na Submarino em Março de 2021, estava com o valor mais caro devido à pandemia e ao aumento do dólar. O preço normal estava R$ 5.299,99, mas à vista consegui por R$ 4.531,49 com frete grátis para Porto Alegre.

Desde o início foi um PC muito bom, roda tudo tranquilamente, qualidade de áudio e vídeo é ótima, teclado é gostoso de digitar, a borda da tela é muito fina, um computador mais que suficiente para uso diário. Não sou gamer, então não posso opinar sobre desempenho em games.

Trabalho com TI e utilizo diariamente programas que exigem bastante do uso da memória, como o Visual Studio Code e o Figma. Quando eu abria os dois junto com o Teams, o Discord e várias abas no Chrome, o uso de memória chegava a praticamente 8Gb e ele ficava bastante lento. Aí comecei a pensar em fazer o upgrade pra melhorar o desempenho.

Depois de pesquisar bastante, decidi que iria colocar um SSD de 500Gb e uma memória de 16Gb. Em NENHUM outro lugar eu achei a informação de que esse computador suportava uma memória de 16Gb, o Alexandre foi a única pessoa que disse que o PC funcionaria. Fiquei com um pouco de receio, mas acreditei no que ele falou porque ele pareceu saber do que estava falando. Ele especifica muito bem no vídeo as configurações recomendadas para a memória e o SSD e foi com base nas informações dele que eu escolhi as peças:

memória RAM Impact DDR4 Color Preto 16gb 1 Hyperx Hx426s15ib2/16, DDR4 SDRAM, formato SODIMM, velocidade de 2666 MHz, taxa de transferência de 21300 MB/s
R$ 739,00 no Mercado Livre

SSD WD Black SN750, 500GB, M.2, NVMe, Leitura 3430MB/s, Gravação 2600MB/s - WDS500G3X0C
R$ 611,65 na KaBuM!

Chave philips e parafuso
R$ 20,00 numa lojinha do bairro

Total do investimento do upgrade
R$ 1.370,65

Total do PC com o upgrade
R$ 5.902,14

Configurações finais do PC:
- Intel Core i7 de 10ª geração
- 16Gb RAM
- HD 1Tb
- SSD 500Gb
- GeForce MX 230 2Gb

Sinceramente, barato não é, mas se procurar por um PC novo com essas configurações de fábrica, com o preço que está o dólar hoje, vai ser tranquilamente de R$ 8.000,00 pra cima, e dificilmente vai encontrar um que venha com SSD + HD.

Sobre as perguntas nos comentários:

1. É necessário algum parafuso para fixar o SSD? Sim, é necessário. Não sei se alguma marca já vem com o parafuso, no meu caso não veio. Comprei numa lojinha do bairro junto com a chave philips por R$ 20,00. Em outro vídeo vi um cara retirando um parafuso da placa-mãe que em tese não fazia muita diferença porque ficava perto de outros 3 que fixavam bem a placa.

2. Aceita memória RAM 16Gb? Sim, aceita. Depois de remover a de 8Gb e colocar a de 16Gb, na primeira inicialização o PC ficou bastante tempo na tela da ASUS, devia estar instalando ou configurando alguma coisa por causa da troca. Depois que inicializou e fiz login, não precisei configurar nada e já deu pra ver a diferença logo de cara.

3. É possível adicionar um SSD para o windows e manter o HD que já vem nele? Sim. Procurem vídeos que falem sobre a clonagem do HD para o SSD, assim não precisa reinstalar o Windows nem os outros programas. Como o Windows é original de fábrica, eu não queria ter que formatar e fazer tudo de novo. Para a clonagem, usei o Macrium Reflect 7. É um software grátis, bem fácil de usar. Pesquisem sobre a diferença de particionamento MBR e GPT, pois as tecnologias mais novas utilizam GPT e a maioria dos programas free de clonagem de disco só fazem MBR, mas o Macrium faz de graça. A clonagem levou quase 3h, mas depois que terminou eu troquei o boot pro SSD e formatei o HD. Transferi todos os meus arquivos pro HD e deixei só os arquivos de instalação no SSD. Então o SSD está só com 100/500Gb utilizados, e deixo meus outros arquivos (documentos, fotos, vídeos etc) no HD.

4. Quando você remove a tampa traseira ele desativa a bateria automaticamente? Olha, não sei se tecnicamente ele desativa a bateria, mas segui as instruções do vídeo à risca e não tive nenhum problema.

5. Esse modelo possui o padrão abnt 2 com a tecla ç? Sim.

6. Esse modelo possui um teclado retroiluminado? Não. Mas é um teclado muito gostoso de digitar.

7. Ele pega Wifi 2.4GHz e 5GHz? Sim, tranquilamente.

Espero ter ajudado.

Mais uma vez OBRIGADO ALEXANDRE E MACRO MICRO. Estarei em BH em Setembro, vou tentar fazer uma visita.

Um abraço a todos.

Considerando esse relato, eu vou desconsiderar a resposta da ASUS. Eles não sabem do que falam.

Vou arriscar e vou tentar fazer essa memória RAM funcionar no meu laptop. Sejam quais forem os resultados -- funcione, ou não --, reportá-los-ei aqui no grupo.

Valeu.

Postado

@Teste1 pelo que vi do seu notebook ele reaumente não tem suporte para a memória que você deseja utilizar no caso tem um site que testa esses tipo de upgrade e so funcionou um pente de 8gb com as seguintes especificações "DDR4 PC4-19200 2400MHz Non-ECC SODIMM" então acredito que o pente ja instalado seja o máximo que você pode utilizar.

fonte: https://www.memorystock.com/memory/ASUSVivoBook15X512FJ.html 

• 2 semanas depois...
Postado

Caros @cicero nillo e  @JorgeGus ,

FUNCIONOU!

Tô, neste exato momento, usando o meu laptop com o módulo novo!

Então, fica aqui a conclusão:

O ASUS Vivobook X512FJ-EJ551T funciona com a memória RAM Kingston Fury modelo KF432S20IB/16, de 16gb, 3200mHz, CL 20, 1R X8.

Mas, deixa eu aproveitar o ensejo aqui, e perguntar: vocês indicam algum programa pra testar a memória RAM, pra ver como ela tá funcionando na prática?

Atenciosamente,

Teste 1

Postado

@Teste1 tem o aida64 para realizar um teste de stress, caso seu note não apresente algum problema durante o teste nem se preocupa, também baixa o cpuz e tira print da aba memory ou de todas se possível, é bom que ajuda outras pessoas e também confirma se ela esta operando realmente a3200mhz

Postado

@cicero nillo

Em 16/12/2022 às 07:06, cicero nillo disse:

@Teste1 tem o aida64 para realizar um teste de stress, caso seu note não apresente algum problema durante o teste nem se preocupa, também baixa o cpuz e tira print da aba memory ou de todas se possível, é bom que ajuda outras pessoas e também confirma se ela esta operando realmente a3200mhz

Caro, fiz teste da memória RAM com o MemTest86. Acho que ele mede as mesmas coisas que um teste com o Aida64 mediria.

Também baixei o CPU-Z e tirei print das telas. 

Mas não sei interpretar os resultados, hahah. Vou postar eles abaixo. Mas eu tô achando que a memória não tá trabalhando a 3200 GHz. Acho que a frequência de uso é de 1600 GHz, só.

Será que valeria a pena devolver essa memória RAM e pegar outra com frequência mais baixa, mas CL também mais baixo? O CL desse módulo de memória que eu tô usando é 20, relativamente alto. Tem essa aqui, cuja frequência é mais baixa, 2666 GHz, mas o CL também é mais baixo, 16.

Enfim, os resultados:

• CPU-Z:

image.png.8285e326f5e751c50993f7ec64a04b8c.png  ; e image.png.26370b9916c760be26ecc99cb2ab6e89.png

• MemTest86:

image.png.15b783e5676bb95f9efcf53c5a024b78.png ; image.png.c1bbfce81d5917f6001ab246b1e541d0.png ; image.thumb.png.38cdbc903e51181487c7e62258a03e2b.png ; e image.thumb.png.ba03b548186bb901262e0f67a24b5927.png

Esses são os resultados.

Se você puder me dar uma luz, eu agradeceria muito. Até porque o prazo de 7 dias pra eu devolver a memória RAM termina hoje ahah

Vou marcar o @JorgeGus , porque ele talvez se interesse por esses resultados.

Atenciosamente,

Teste1

Postado

parece que sua memória esta operando em 2666mhz, no primeiro print em dram frequecy esta como 1333 que multiplicado por 2 da 2666, não lembro o motivo mas so mostra metade mesmo, procure na BIOS se não tem alguma opção para mudar o clock da sua memória pois o seu note esta identificando que ela opera até 3200 mas não esta operando nessa frequência, também você pode confirmar no gerenciado de tarefas, vou estar mandando um print usando meu note de trabalho como exemplo

Sem título.png

Sem título 2.png

Postado

Caro @cicero nillo,

Desgraçadamente, o meu laptop não tem controle de XMP na BIOS. Tentei, mas não consigo mudar o clock da memória RAM, via BIOS.

E, estranhamente, o gerenciador de tarefas mostra "Velocidade: 2667 MHz". Como seria absurdo supor que a RAM esteja rodando a 5334 MHz (o dobro de 2667 MHz), ela deve tá rodando a 2666 MHz, mesmo. Mais abaixo, print do gerenciador de tarefas.

image.png.fde0204b38eb007bc0c887482713c8a8.png

Por curiosidade, vou baixar o Aida64 e ver se ele consegue ver qual é a CAS latency em que a RAM tá operando.

Obrigado,

Teste1

Postado

no caso o cpuz que so mostra metade, o gerenciador de tarefas está correto mas eu recomendo devolver nesse caso pois você pagou mais caro para não usar utilizar totalmente essa peça 

Postado

@cicero nillo

14 minutos atrás, cicero nillo disse:

no caso o cpuz que so mostra metade, o gerenciador de tarefas está correto mas eu recomendo devolver nesse caso pois você pagou mais caro para não usar utilizar totalmente essa peça 

Obrigado, meu amigo.

Só pra fazer o follow-up do meu comentário anterior, segue o print do Aida64. Aparentemente, o CL a 2666 MHz é 17:

image.png.fd9be28e3e474876886e4932f9722dd5.png

• Curtir 1
Postado

@JorgeGus

16 horas atrás, JorgeGus disse:

@Teste1 Se o seu processador for o i5 8265U ou i7 8565U a memória só deve funcionar a 2400 ou 2666, a sua parece estar funcionando em 2666 cl 17.

Sim, acho que é isso, mesmo. Obrigado, meu amigo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...