Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia galera. estou tendo um problema na minha SSD da Kingspec.

ela normalmente funciona tranquilo, aí do nada fica lenta, mas lenta de verdade.

passei o crystal disk mas não acusou nenhum erro, e saúde em 98%.

no crystal diskmark deu esse resultado aí, e é bem isso que acontece em gravação, grava rápido normal, aí baixa a velocidade de gravação pra 7MB/s, às vezes baixando até pra 2.

já troquei o cabo sata, a porta da placa-mãe, já verifiquei o trimm.

será que está pifando mesmo?

Captura de Tela (7).png

Captura de Tela (8).png

Postado
11 minutos atrás, Catelan disse:

Mostre a taxa de ocupação de cada partição.

eu estou no serviço agora, mas a partição é única, só o C mesmo, os outros dois são outras HDs.

ele está com o uso em 50%

Postado
1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@Willy Baldim

Trocou o cabo SATA de todos os discos ?

troquei dois, um da SSD e um da HD de 1 tera. os dois estão em portas de 6GBPS. já alternei as portas também, o problema persiste.

aparentemente ele fica assim quando tem uma grande quantidade de gravação de dados, só não sei determinar quanto é esse grande.

windows update é comum de acontecer, fica lerdão até terminar o processo, depois volta ao normal. se fico uma semana sem ligar o pc ele fica lerdo por uns 5 minutos até fazer o que seja lá que ele faz.

mas a inicialização é super rápida, coisa de 4 segundos depois do boot já dá pra por a senha.

Postado

@Willy Baldim

A minha desconfiança é com o tipo de memória desse SSD NAND TLC/QLC que talvez se enquadre em um artigo que li de SSDs cheios terem sua performance prejudicada mas posso estar enganado por não ter certeza se se aplica ao seu. Se puder, faz um teste removendo os jogos para o HD deixando e SSD com menos coisas só pra testar.

Postado
2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Willy Baldim

A minha desconfiança é com o tipo de memória desse SSD NAND TLC/QLC que talvez se enquadre em um artigo que li de SSDs cheios terem sua performance prejudicada mas posso estar enganado por não ter certeza se se aplica ao seu. Se puder, faz um teste removendo os jogos para o HD deixando e SSD com menos coisas só pra testar.

Uns 4 meses atrás eu formatei achando que poderia resolver, porque li algo sobre Raid que agora não me recordo o que foi. A formatação foi super rápida, sem nenhum tipo de travamento. Mas depois que instalei os programas o problema voltou a aparecer. É intermitente, tem hora que acontece e tem hora que não.

Mas tem sentido o que você disse, durante a instalação do windows que grava muitos dados de uma vez só não deu lentidão nenhuma.

Ah, já instalei o Avast e fiz a verificação ao reiniciar, aquela antes do boot, não apontou nada. 

Postado

AVAST???????

Começou a aparecer um problema, talvez tenha mais. Desinstale qualquer troço "estranho" e veja como fica.

Postado
Em 21/12/2022 às 19:48, Catelan disse:

AVAST???????

Começou a aparecer um problema, talvez tenha mais. Desinstale qualquer troço "estranho" e veja como fica.

Eu desinstalei os jogos que haviam na SSD pra liberar espaço. agora está em 39% de uso. mas ainda mantém o problema, as vezes lento na gravação.

será que tem setores mais lentos nessa SSD? Existe isso?

Captura de Tela (9).png

passei novamente o chkdsk no SSD, continua a mesma coisa

o comando trimm tem que ficar desse jeito mesmo, não é?

Captura de Tela (10).png

Captura de Tela (11).png

Postado
2 horas atrás, Catelan disse:

e o Avast?

Deixei ele sempre desativado, só passo ele uma vez por mês. Eu uso o Pc mais pra jogo. Mas não acusou nenhum vírus, nem nada.

Postado
20 horas atrás, Willy Baldim disse:

Deixei ele sempre desativado, só passo ele uma vez por mês. Eu uso o Pc mais pra jogo. Mas não acusou nenhum vírus, nem nada.

Acho que desativado é diferente de não instalado, mas enfim, pode mesmo ser o disco. Por mais confiável que seja o resultado do Crystal, sempre existem fatores interferentes quando você testa o próprio disco do sistema. O ideal para confiar ou desconfiar totalmente dele seria testá-lo em outro computador e, de preferência, totalmente formatado. Eu particularmente prefiro o benchmark do HDTune que mostra em gráfico todas as áreas do disco.

Postado
1 hora atrás, Catelan disse:

Acho que desativado é diferente de não instalado, mas enfim, pode mesmo ser o disco. Por mais confiável que seja o resultado do Crystal, sempre existem fatores interferentes quando você testa o próprio disco do sistema. O ideal para confiar ou desconfiar totalmente dele seria testá-lo em outro computador e, de preferência, totalmente formatado. Eu particularmente prefiro o benchmark do HDTune que mostra em gráfico todas as áreas do disco.

eu estava pensando mesmo se tinha algum programa pra testar a velocidade de acordo com os setores do disco, mas não achei nada na internet pesquisando assim. vou tentar rodar esse programa pra ver. brigadão

Postado
1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@Willy Baldim

Pelo jeito deve ser defeito adquirido no SSD. Se puder testa em outra máquina como disseram acima.

sim, vou tentar. to começando a acreditar que é por ser SSD de baixo custo, ontem fui mexer no notebook da minha esposa, que tem um SSD Goldenfir e estava tendo umas quedas de leitura e escrita pra 10MBps quando tava fazendo o update do windows. 

Postado
1 minuto atrás, Willy Baldim disse:

sim, vou tentar. to começando a acreditar que é por ser SSD de baixo custo, ontem fui mexer no notebook da minha esposa, que tem um SSD Goldenfir e estava tendo umas quedas de leitura e escrita pra 10MBps quando tava fazendo o update do windows. 

Isso não é parâmetro, depende demais de conexão.

Postado
agora, Catelan disse:

Isso não é parâmetro, depende demais de conexão.

não, eu quis dizer de escrita da SSD mesmo, em 100% de atividade, e a rede acima de 200mbps. praticamente o mesmo que estou passando no meu pc, só que no meu tá caindo pra 7MBPS.

Postado
1 minuto atrás, Willy Baldim disse:

não, eu quis dizer de escrita da SSD mesmo, em 100% de atividade, e a rede acima de 200mbps. praticamente o mesmo que estou passando no meu pc, só que no meu tá caindo pra 7MBPS.

Mas repito o que eu disse, não vale avaliar a taxa do HD pelo processo de update; Além do que, 200 mbps na rede é igual a 25 MB/s. E mesmo assim ainda é um dado pontual. Se quer confirmar a eficiência do disco rode o HDTune, mesmo que seja no disco do sistema, mas procure fazer isso sem mais nada rodando em segundo plano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!