Ir ao conteúdo

PC apresenta travamento/tela azul/congelamento em atividades.

Ir à solução Resolvido por Kir3,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de entender o porque meu PC apresenta crashes de programas (até agora no windows, pelo que pude observar, os programas que faz o pc congelar são os jogos, e raramente os vídeos do youtube assistidos pelo chrome, mas acredito que o navegador não seja o problema). Já estressei minha placa de vídeo ao máximo com o programa furMark, por 30 minutos, e o pc não aprensentou falhas e fiz o mesmo com minha CPU pelo programa AIDA64. Tentei ver se são as memórias rams, mas também não aparenta ser. Suspeito que possa ser o driver da placa de vídeo, apesar de ela já estar na última versão.

Outra coisa que observei em relação ao driver de vídeo, é que com o driver do Windows Update, as falhas ocorreram também, mas ao invés de congelar o pc e resultar no desligamento forçado pelo usuário, os jogos apenas saiam e o programa do AMD Adrenalin Edition aparecia para que mandasse esse erro para os desenvolvedores.

Na tentativa de solucionar esse problema, formatei o pc algumas vezes e também instalei uma distro do Linux, nomeada como "Garuda Linux". Fiz o teste em live USB dessa distro, mas todas as vezes que tentava assistir um vídeo pelo navegador ou mesmo, apenas deixando o pc ligado por uns 30 minutos o PC congelava apenas por fazer um leve movimento com o mouse, e o áudio dos vídeos bugava, como se só existisse aquela parte do frame para sempre. Existe a possibilidade de ser o HDD?

Alguma recomendação para entender melhor o problema presente em minha máquina?

CONFIG:
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 280 Processor   3.60 GHz;

Mem Ram: DDR3 4x2 (8gb) Duall Channel - 1066mHz;

GPU: Radeon RX 550 (4gb DDR5);

placa-mãe: N68-VS3 FX

Fonte de Aliementação: Corsair 500w, 80 plus;

OS atual: Win 10 Pro;

Postado
Em 11/01/2023 às 16:34, Mega Blaster disse:

Testa o HD com o EASEUS ou HDTune. Pode ser o HD, fonte, placa-mãe (procure por capacitores estufados, se for o caso).

https://br.easeus.com/partition-manager-tips/testar-a-velocidade-do-HD.html

http://www.hdtune.com

Então, fiz o teste o nos meus dois HDDs, esse é o meu segundo, deu vários erros de blocos como pode ver na imagem, você acha que ele tem alguma influência sobre esse problema? O meu OS não está instalado nesse, e sim no meu primeiro HDD de 160 gb.

No teste do meu HDD principal ele não deu nenhum bloco defeituoso, mas a velocidade de leitura/escrita teve muitas quedas.

Sobre o teste do 2° HDD, no começo, a leituira/escrita estava estável, mas depois de alguns segundos teve um queda muito brusca, e subia um pouco menos da metade em comparação com a queda, e depois de mais alguns segundos o programa dizia que ocorreu um erro e o teste parava.

photo_2023-01-15_11-58-38.jpg

photo_2023-01-15_11-58-21.jpg

Teste no meu HHD principal:

368309124_Capturadetela2023-01-15121157.png.f6317a512ee79073ddc64ca07e0056a6.png

Postado

Com certeza esse é um grave problema. Como o S.O. não está nele, retira e testa o HD principal de novo sem ele. Faça uma contra-prova com o Easeus. Verificou visualmente a placa-mãe? 

Postado

@Mega Blaster placa-mãe não apresenta nenhum capacitor estufado. Fiz o teste de novo no meu HD principal com o HD tune, segue:463514140_Capturadetela2023-01-15201303.png.7c95fe8f4d08d0ce4a02d088df627061.png

Com o programa EasEUS deu uns erros de código, mas depois que fechei esses erros o resultado foi esse:

ERROS:1384565624_Capturadetela2023-01-15204628.thumb.png.b3efa2ceeee484f2c911febfca778baa.png

RESULTADOS:

1890532611_Capturadetela2023-01-15204703.png.63858b62012c753aa76db2dc08f71c14.png

• 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...