Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo certo?

Eu tenho atualmente essa placa-mãe: https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-a520m-plus-ii/.

Comprei esse air cooler https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl pra colocar no CPU, só que não gostei muito da cor azul ligada e queria que o cooler funcionasse sem a luz ligada. Tem como eu ligar esse cooler sem a luz ligada (só funcionando a fan)?

Desde já, agradeço.

• Membro VIP
Postado

Se não houver solução no soft vai ter que por a mão na massa no hard mesmo: desmonte e corte a conexão com o led. Dica: adapte um interruptor pro caso de mudar de opinião.

• Obrigado 1
Postado

Como este cooler só tem um cabo de 3 pinos, o LED - que fica dentro do cubo da fan; é alimentado junto com o motor, dificilmente vai ser possível desligar via software*, como se faz com os LEDs RGB/ARGB que tem um cabo próprio.

A opção é abrir o fan - tem que tirar uma trava de mola minúscula no eixo do motor e isolar o LED.

Eu comprei este mesmo cooler deste e pretendo fazer isso mas já estou enrolando a uns 20 dias para montar a placa-mãe e CPU. 😛 

Pois até o LED azul do monitor ligado me incomoda, imagina essa papagaiada azul do cooler, se bem que meu gabinete fica com o lado esquerdo voltado para a parede.

* Em todo caso, como sua placa-mãe é ASUS tenta a dica da última postagem aqui:

• Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado

Nada, pus o 400V2 na gaveta e esta lá até hoje - um  ano e meio sem uso. 😜

Mas como tocou no assunto tentei abrir.

Usei um secador de cabelos para amolecer a cola da etiqueta traseira, que saiu fácil.

Mas o tampão de plástico sobre o eixo do motor parece que foi colado ou fundido, tentei tirar com um estilete XActo triangular... quase quebrei o estilete e quase espetei o dedão. 😛 

Mas furei o tampão e vi que por baixo tem um óleo, razão do tampão ser colado ou fundido.

Por fim desisti, não vai sair fácil, além do que se tirar vai perder o óleo. ☹️

Fan-Deep-Cool-400-V2.jpg

Estranho, pelo desenho do FK120 o eixo parece fixo na carcaça... No 400V2 o fan é o CF1202512CL do qual não tem informação no site.

Fan-Deep-Cool-CF120-400-V2.jpg

• Haha 1
Postado

@1lokos Mas que caramba... Obrigado pelo esforço de qualquer forma.

O jeito vai ser comprar uma ventoinha de 120mm sem LED e fixar no dissipador, deve dar certo né? Sabe de algum modelo compatível que seja bom?

Postado

Pois é, pelo jeito esse LED Rainbow da DeepCool é "comprou, juntos até morrer", não tem divórcio😜 

• "Not all fans are made with detachable fan blades. And forcing the fan blades out will break the bearing, effectively breaking the fan."

O fan original tem estas especificações:

• Velocidade do ventilador 500~1650 RPM±10%
  • Fluxo de ar do ventilador 64.5 CFM
  • Pressão de ar do ventilador 2.1 mmAq
  • Ruído do ventilador ≤27.8 dB(A)

Similar:

Cooler Master Sickleflow 120

• Velocidade da ventoinha 650-1800 rpm ± 10%
  • Fan airflow 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar da ventoinha 2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de ruído da ventoinha 8 - 27 dBA

Tem 2.5 CFM a menos mas tem 0.4 a mais de pressão e o ruído é similar.

• Obrigado 1
  • 7 meses depois...
Postado

Só pra deixar registrado aqui, em Julho de 2024 eu comprei a ventoinha sem LEDs Cooler Master Sickleflow 120 que o @1lokos recomendou por R$44,99 na Pichau, tô usando desde então e ficou perfeito. Ventoinha muito boa mesmo, bem silenciosa. Valeu @1lokos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!