Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando em jogos (processador com defeito?)


Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Configuração da máquina:

Ryzen 5 5600 (comprado em outubro de 2022 como novo)

Placa-mãe Gigabyte B450 DS3H (comprada em setembro de 2022, alguma loja de SP que compra usado e revende como novo) 

2x8gb DDR4 3200MHz Kllisre (compradas em outubro de 2022 como novo)

Cooler Deepcool Gammax 400 v1 (comprado em 2019 como novo)

RX 6600 Powercolor (comprada em outubro de 2022 como nova)

Fonte Corsair CX430 (comprada em 2016 como nova)

Gabinete montech (possui ventilação premium)

1 SSD Kingston de 124gb com o SO instalado (2018 ou 2019)

1 SSD Crucioal de 240gb (2021)

1 HD de 500gb (2017)

 

Relato do problema:

O problema que venho enfrentando é recente, de alguns dias. Desde que montei a máquina não tive nenhum tipo de problema relacionado a reinicialização automática da máquina. 

O problema começou há 3 ou quatro dias, a primeira vez ocorreu quando estava assistindo um vídeo no Youtube (costumo deixar várias abas abertas) no navegador Brave e o PC reiniciou do nada. Foi uma reinicialização, não um corte de energia, pois apenas o monitor e o teclado se apagaram, o resto do PC (as leds, fans e coolers) não apagou. Depois fui jogar Red Dead Redemption 2 e depois de 30min o PC reiniciou, isso foi acontecendo repetidas vezes ao longos dos dias seguintes. Achei que fosse o driver da GPU que eu tinha atualizado, então reverti para um mais antigo e o problema persistiu. Achei que era com o navegador Brave o problema, então deixei ele fechado e abri um jogo e o PC reiniciou novamente. Agora o tempo para ele reiniciar diminuiu, antes dava para jogar uns 30min, agora não chega mais que 15min. 

Fiz um teste no HD, e não detectou nem um bad block. Também verifiquei os dois SSDs e o software não encontrei erro algum. A saúde dos três está OK de acordo com o CrystalDisk.

A temperatura da máquina está OK, o gabinete possui ventilação premium com 3 ventoinhas na frontal, dois exaustores em cima, 1 atrás e mais uma fan no piso jorrando ar na GPU. A GPU possui dois censores, um na ponta e outra no centro, a do centro chegava a bater 72ºC durante o RDR2, eu podia colocar as fans em 90% e não conseguia reduzir essa temperatura, então, deduzo que seja um valor normal para o modelo. O processador dificilmente pega mais de 60ºC.

Estava achando que o problema era a GPU, a peça mais cara da máquina, pois pelo menos teria garantia com a PowerColor. Mas depois do teste que fiz no software FUMARK, acredito o problema não seja a GPU, mas sim a CPU! Coloquei a GPU para estressar e o PC não reiniciou, ficou 5min e preferi desativar o teste pois a temperatura de junção da placa estava 79ºC e fiquei com medo de estragar a peça. Depois coloquei o processador para estressar e em menos de 2min o PC reiniciou!

 

Sei que é bem difícil um processador estragar, mas parece que fui o infeliz sorteado. O pior é que essa peça eu importei pelo Ali, ou seja, a AMD não deve fornecer garantia.

 

Alguém já passou por algo parecido? Tem conserto?

Supondo que não tenha como consertar, por quanto tempo eu conseguiria usar a máquina (apenas para usar aplicações do office e navegador)? É um problema progressivo? Pode estragar outras peças por tabela?

 

Agradeço desde já quem puder me ajudar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, josecaiof disse:

@HenriqueV5 já testou com outra placa-mãe? pode ser que ela esteja com alguma limitação pra alimentar o cpu e reinicia pra evitar danos...

Não e infelizmente não tenho outra para testar.

Eu teria que comprar outra, mas no momento não posso porque estou desempregado.

 

--

Algumas informações extras que esqueci de mencionar no primeiro post:

 

- Windows 10 original e atualizado

- Antes de usar o R5 5600, usei por 3 semanas o R5 2600 sem problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

Abri o gabinete e apertei superficialmente os conectores de energia. Fiz o teste de stress novamente, dessa vez deixei 5min com a placa de vídeo e o PC reiniciou! O teste com o stress do processador permaneceu com os mesmos resultados, reiniciando antes de 2min!

 

Fui abrir um GTA San Andreas e o PC reiniciava, kkkk, essa máquina me custou quase 6 mil reais.

 

Então talvez o problema não esteja nem na CPU e nem na GPU, mas sim na motherboard... Mas que tipo de defeito é esse que surge do nada, sem ninguém tocar nela e atinge PCI-E e a caixa do processador? 

Ou será ainda que a fonte de 7 anos da Corsair esteja indo pro saco? Mas se fosse ela o problema, não deveria cortar a energia de TODO o PC? Quando o PC reinicia as fans e os leds permanecer ligados, não são interrompidos.

 

Estou pensando em levar a GPU e a CPU para algum técnico testar, já que não tenho outras peças. Quanto será que seria um preço justo para esse tipo de serviço? (considerando que ele não poderia abrir a GPU para não violar a garantia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema, curiosamente isso tem acontecido muito em PCs com ryzens e RXs 5000,6000, eu já troquei placa-mãe, ram, nada adiantou... O problema se chama segundo o registro do windows Whea logger id 18, veja se o seu também é, recomendo que teste o CPU sozinho, ligue o Pc sem placa de vídeo, espelhando ele através de um software, pelo celular mesmo, ou tv smart e teste seu CPU, o meu não desligou, agora, se ligar junto com a RX ele desliga, curiosamente a RX que eu tenho passa em todos os testes no furmark, mas eu reparei uma coisa, no furmark ela consome 185w, aí quando eu estresso o CPU no cpuz, ambos ao mesmo tempo, gpu e CPU, o consumo da RX cai pra 45w, e depois de uns segundos desliga. O problema aparentemente é a fonte, pois o CPU testado isoladamente não desligou... Meu setup Ryzen 3600, 16gb asgard, RX 6700xt Power color, b450m prime, fontes testada nidus 500 e cx 600, na fonte de 600w ele demorou mais pra desligar. Acredito que seu caso seja igual ao meu, pesquise no Google whea logger 18 e vera que tem dezenas de casos igual, CPU e gpu AMD com mesmo problema, só soluciona quando troca por kit Intel, muda a fonte ou gpu, o problema está no consumo de energia dessa junção maravilhosa de AMD 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, blackpenatron disse:

Estou com o mesmo problema, curiosamente isso tem acontecido muito em PCs com ryzens e RXs 5000,6000, eu já troquei placa-mãe, ram, nada adiantou... O problema se chama segundo o registro do windows Whea logger id 18, veja se o seu também é, recomendo que teste o CPU sozinho, ligue o Pc sem placa de vídeo, espelhando ele através de um software, pelo celular mesmo, ou tv smart e teste seu CPU, o meu não desligou, agora, se ligar junto com a RX ele desliga, curiosamente a RX que eu tenho passa em todos os testes no furmark, mas eu reparei uma coisa, no furmark ela consome 185w, aí quando eu estresso o CPU no cpuz, ambos ao mesmo tempo, gpu e CPU, o consumo da RX cai pra 45w, e depois de uns segundos desliga. O problema aparentemente é a fonte, pois o CPU testado isoladamente não desligou... Meu setup Ryzen 3600, 16gb asgard, RX 6700xt Power color, b450m prime, fontes testada nidus 500 e cx 600, na fonte de 600w ele demorou mais pra desligar. Acredito que seu caso seja igual ao meu, pesquise no Google whea logger 18 e vera que tem dezenas de casos igual, CPU e gpu AMD com mesmo problema, só soluciona quando troca por kit Intel, muda a fonte ou gpu, o problema está no consumo de energia dessa junção maravilhosa de AMD 

Não tenho outra placa para testar. O CPU não tem vídeo integrado.

 

Acho muito difícil GPU e CPU terem dado pau ao mesmo tempo. É mais fácil a placa-mãe ou a fonte ter dado pau.

 

Pelo que andei pesquisando, esse problema geralmente advém da fonte.

 

Vou adquirir uma nova e testar. 

 

 

***** que é um problema progressivo, o computador está inutilizável. Até para navegar na net ele tá reiniciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Troquei a fonte. Peguei uma Corsair RM550x.

Liguei e na primeira vez o PC só foi até a BIOS, entrei na BIOS pra vê se tava tudo OK e dei um restart, mas o windows não iniciou. Nem apareceu aquela bolinha rodando.

As luzes dos periféricos também não acendem.

 

Depois nem na BIOS a máquina tava entrando. Fiz o Clear Cmos manual e entrou uma vez e depois não entrou mais.

 

Não ouvi beep do speaker, não sei se está queimado, apertei a conexão dele e fiz um teste sem as memórias pra vê se beepava erro e não beepou.

 

Ps: o PC todo permanece ligado, fans, GPU, cooler e led da placa-mãe.

 

Então, pelo visto o problema não era a fonte.

 

O que foi feito:

- Clear cmos

- Troca do cabo de força

- revisão das conexões para vê se estavam frouxas

- troquei as duas memórias 

 

 

Atualização:

Resetei a BIOS novamente, dessa vez pela bateria invés do jumper. Retirei a GPU, limpei, passei borracha no conector PCI-E.

 

O PC foi até a BIOS após isso e só. Fica a tela preta. A luz do teclado acendeu mas o do mouse não.

 

Nas tentativas seguintes de ligar o PC nem na BIOS entra. 

To achando que a placa-mãe tá com algum curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria sugerir Fonte, mas como já testou com outra e o problema persiste, então o defeito mesmo acredito que seja na placa-mãe, infelizmente acontece, se puder testar o processador em outro computador, só para sair da dúvida, seria bom, pois placa-mãe também está o olho da cara de valor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Eu iria sugerir Fonte, mas como já testou com outra e o problema persiste, então o defeito mesmo acredito que seja na placa-mãe, infelizmente acontece, se puder testar o processador em outro computador, só para sair da dúvida, seria bom, pois placa-mãe também está o olho da cara de valor...

Vou tentar fazer o teste.

A AM4 B450 mais barata que achei foi uma Biostar de 589 no ML, absurdo. Uma gigabyte tá custando 859. Facada total.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Só para atualizar e encerrar o tópico.

Realmente era a placa-mãe que estava com defeito. Comprei uma nova e o PC voltou a funcionar normalmente. Comprei uma A520 por recomendação de colegas do fórum, contudo, dias depois apareceu uma B550 da MSI por um preço imperdível e não pude resistir. Devolvi a A520 e estou usando uma MSI b550 Gaming Plus, uma placa High end com 3 anos de garantia. 

 

O que achei estranho foi que não encontrei nenhum sinal de corrosão na placa, ainda limpei ela toda e nada de funcionar, nem na BIOS entrou.

 

A loja que me vendeu a placa disse que tinha 6 meses de garantia (encerra agora dia 28), vou ver se eles consertam ela. Assim consigo vender e recuperar um pouco o prejuízo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Pessoal, passei pelo mesmo problema e gostaria de relatar o acontecido aqui e como solucionei para talvez ajudar em possíveis problemas futuros. Fiz um upgrade de processador, antes eu tinha um Ryzen 5 3500x e troquei por um Ryzen 7 5700x, minha placa-mãe é uma MSI B450M Mortar Max. Após o upgrade notei que o computador começou a reiniciar em alguns jogos após algum tempo de gameplay e com o lançamento do Warzone 3 o jogo nem abria, quando clicava no executavel o PC reiniciava automaticamente, então comprei um water cooler novo pois as temperaturas do processador estavam um pouco elevadas, comprei uma fonte, testei as memórias RAM, desmontei todo computador e limpei peça por peça e por fim formatei o computador para descartar um possível problema de software, o problema persistiu. Após isso eu me lembrei que a BIOS da minha placa-mãe estava desatualizada, e esse era o problema, após fazer a atualização o PC parou de reiniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!