Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia. Sou novo aqui no fórum e leigo em termos de hardware, por isso precisaria da gentileza do auxílio dos colegas.

Tenho uma RTX 2070 Super da Aorus/Gigabyte com três anos de uso que veio a apresentar altas temperaturas após pouco tempo jogando (87ºC) e ao atingir essa temperatura acionava as fans em alta rotação. Levei para assistência técnica para substituição do thermal pad e pasta térmica acreditando ser esse o problema e na hora de testar novamente notei que as fans passaram a acionar em alta rotação (3740 rpm) assim que a placa batia 65ºC. Tentei configurar a fan curve manualmente de várias formas, tanto pela BIOS como pelo app nativo (aorus engine) e mesmo pelo MSI afterburner mas parece simplesmente não "obedecer" a configuração porque segue acionando dessa forma, gerando um barulho insuportável. Antes da manutenção o acionamento da fan era gradual conforme a temperatura, e não assim de forma brusca. Alguém sabe o que poderia ser?

2027280877_Placavdeoaltarotaortx2070aorussuper.zip

• Membro VIP
Postado

Tenta desinstalar todos os programas que usou para tentar mexer na curva de fans e depois instala um só.

Eu uso o da galax, mas se abrir o msi afterburner ele desconfigura. 

Postado

@Pedroou Eu fiz isso. Desinstalei todos, reinstalei os drivers da placa e deixei apenas o app nativo (aorus engine e app center), porém notei que o menu do app destinado à configuração manual da fan curve fica apresentando problemas quando seleciono a aba, não permitindo que eu altere as configurações. O app se chama SIV Smart Fan 5 Advanced, também nativo.

• Membro VIP
Postado

Notei que no site da aorus, embaixo da placa diz o versão (REV 2.0, REV 1.0/1.1). Não sei se é o mesmo software para todas as versões. Mas quando fui baixar o software da minha placa-mãe baixei a versão errada e dá erro, talvez possa ser isso.

Tem um software da gigabyte: https://www.gigabyte.com/br/Graphics-Card/GV-N207SGAMING-OC-8GC/support#support-dl-utility ali em baixo em utilidades (+1)

Postado

De fato houve um equívoco meu com relação ao modelo da placa que na verdade é a RTX 2070 Aorus Xtreme, e não Super como havia dito, fui pegar a caixa e observei isso. Removi todos os programas e reinstalei observando essa questão do modelo correto conforme sua dica, deixando apenas os dois programas de configuração da placa nativos (App Center e Aorus Engine), entretanto o problema continua. Reinstalei também os drivers da placa.

Me pergunto se não pode ser algum problema relacionado a instalação dos componentes, pois recém havia retirado o gabinete da assistência e para a limpeza todo ele foi desmontado. Antes de eu levar lá o único problema era a alta temperatura, mas as fans só acionavam em alta rotação conforme a configuração original (87ºC) e não a partir de 65ºC como agora.

Postado

Pessoal, anexei um print em que deixo à esquerda a configuração relativa a fan curve com base na temperatura da GPU feita dentro do app nativo da aorus, de que a fan apenas deveria atuar a 2800rpm quando a GPU atingisse 87ºC, mas conforme a imagem à direita da Nvidia ela atua a 3700rpm mesmo a 73ºC, ou seja, não respeitando a própria config. Estou aguardando disponibilidade de tempo da assistência técnica para levar lá de novo para que veja se o problema é relacionado à instalação dos componentes, mas o próprio me adiantou que desconhece esse problema.

fan.jpg

• Membro VIP
Postado

Pelo que entendi no software da galax, quando passa o limite da temperatura ele salta para o próximo ponto. Ou seja, quando chegar em 51 ºC ela vai entrar em 100%. Tenta fazer um gráfico assim:

Sem título.png

Esse gráfico foi feito no paint só para demonstração, quando chegar em casa posso tirar print do meu para monstrar.

Pode tentar deixar 40ºC - 0, 50ºC - 560, 60ºC - 1120, e 85ºC no máximo. Se conseguir "controlar" a rotação assim, depois vai alterando esses valores que citei conforme achar melhor.

Postado

Então Pedro, no meu caso o problema é que o programa nativo de configuração é pouco flexível para alterações na fan curve. Como mostra no print anterior ele permite apenas uma escada com três degraus (0 rpm até 54º / 1120 rpm de 55º até 86º / 2800 rpm a partir de 87º) , no caso sendo essa configuração a original, funcionando bem desde que comprei até meses atrás. Agora, entretanto, ao atingir 65º das duas uma: ou apresenta problemas o jogo ou segue porém com as ventoinhas em alta rotação. Observei muita gente com problema semelhante em vários fóruns, uns resolvem reinstalando drivers, outros por aplicativos de terceiros e alguns pelo RMA (acionando a garantia).

Tenho a impressão também de que o erro se relaciona a algum driver, porque um dos jogos quando apresenta problemas (Destiny 2) gera o código de erro denominado Brocolli, cujo significado conforme a desenvolvedora seria "problema ao detectar a GPU do jogador. Geralmente são causados por uma pane no driver. Para evitar o erro, verifique que sistema operacional e drivers de vídeo estejam atualizados". Porém já reinstalei os drivers da placa pelo Nvidia Experience algumas vezes e nada.

Eu salvei uma configuração de acionamento escalonado das fans semelhante ao seu diretamente pela BIOS (conforme print), mas ainda assim a placa simplesmente não obedece as configurações.

fan curve bios.jpeg

• Membro VIP
Postado

A única coisa que penso que pode ser, é que quando abriram ela acabam por danificar alguma coisa, e isto pode estar causando esse problema no controle de rotação das fans. É improvável, mas já tentou tirar ela, limpar o conector e colocar novamente? 

Caso não resolva, é bom falar com a assistência e ver se eles podem te dar algum diagnóstico. Na pior opção, tentar acionar a garantia ou ver se vale fazer um reparo caso haja problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...