Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe de uma semana pra cá vem esquentando muito, mesmo na área de trabalho, causando queda brusca de frequência em jogos e logo após uns 3 segundos volta ao normal. Tenho o pc a 3 meses, a 1 mês atrás, troquei o cooler original e adicionei 6 fans no gabinete e só agr estou com esse problema, como resolver?

Ryzen 7 5700g

b550mx/e pro biostar

cooler montech 210

6 fan aigo

2x8 netac

SSD 1tb

fonte 550w gigabyte 

HWiNFO64 v7.36-4960 - Status dos sensores 17_01_2023 13_37_14.png

HWiNFO64 v7.36-4960 - Status dos sensores 17_01_2023 13_37_23.png

Postado

@TheDemonLena então antes com cooler original o processador esquentava bem mais e não acontecia, agr com cooler novo não passa de 57° mesmo assim, acontece o thermal throtlling,é o htc e o prochot ext que ativa.

já reinstalei o Windows , reinstalei os drivers da amd, esta com a ultima versão da BIOS.

Não sei mais o que fazer

HWiNFO64 v7.36-4960 - Status dos sensores 17_01_2023 14_32_54.png

Postado

Isso é comum nas placa-mãe da BIOSTAR, por terem projeto deficiente no VRM, quando os componentes chegam 80 graus o circuito limita a alimentação do CPU, reduzindo o clock.

Apesar de ter funcionado OK inicialmente com o uso os componentes degradaram, agravando o problema, para o qual talvez contribui a fonte, a Gigabyte tem modelos de fonte polêmicos.

Nesta análise (review)  problema é relatado: "power throttling" (falta de alimentação) com um Ryzen 3600.

https://theoverclockingpage.com/2021/06/08/biostar-b550mh-analise-testes-e-resultados/

Essas placas são OK para micro de escritório, mas inadequadas para "PC Gamer". O ideal é trocar, opção ruim nestes tempos de placa-mãe raras e caras.

O que você pode fazer é tentar melhorar a refrigeração circuito VRM, colocando um fan próximo soprando diretamente sobre o circuito.

Postado
11 minutos atrás, 1lokos disse:

O que você pode fazer é tentar melhorar a refrigeração circuito VRM, colocando um fan próximo soprando diretamente sobre o circuito.

talvez fosse isso não? com o cooler antigo dele de alguma forma o cooler conseguia dissipar um pouco do calor dos vrms, só que agora com o cooler novo não consegue, talvez ele tivesse um air cooler e trocou pra um water cooler, estou enganado?

Postado

@Mayan Matos @1lokos então cooler original a fan era virado para baixo, já este a fan fica de lado, pode ser isso. Vou inverter a posição das fans de cima para jogar ar para baixo e ver se melhora.

Se não funcionar ai acho q é só mandando para garantia pra ver se resolve 

Postado
54 minutos atrás, Mayan Matos disse:

talvez fosse isso não? com o cooler antigo dele de alguma forma o cooler conseguia dissipar um pouco do calor dos vrms, só que agora com o cooler novo não consegue, talvez ele tivesse um air cooler e trocou pra um water cooler, estou enganado?

Sim, supondo que estivesse usando o cooler box e trocou por um cooler de torre, a refrigeração do VRM é diminuída, pois o cooler box sopra na direção da placa-mãe e o torre paralelo à placa-mãe, e pior ainda se trocou por WC, neste caso não tem sopro nenhum, só a circulação de ar dos fans do gabinete, que é mais lenta e não tem pressão sobre o VRM.

Por isso um fan soprando direto sobre o VRM ajudará, pode testar com um dos fans que fica no topo do gabinete, basta inverter a posição, colocando para soprar para dentro.

O cara desse vídeo recomenda o fan e undervolt para a Biostar B450MS-X com um Ryzen 3600, disse que passou 3 meses brigando com ela até deixar usável, e apesar dos vídeos falando que a Biostar é "custo beneficio" quando comprou um Ryzen 5600 comprou outra placa-mãe, uma Galaxy B550M Gamer.

Postado

@1lokos a fonte acho difícil porque o problema era a temperatura mesmo, virei as fans ao contrário e melhorou um pouco, mas ainda sim acho q vou precisar trocar de placa-mãe, pois se for colocar uma placa de vídeo, a tendência é esquentar mais ainda.

qual placa-mãe recomenda? estava vendo a b550m msi mortar, me parece uma boa placa ? alguém sabe alguma coisa dela?

Postado

A MSI B550M Mortar é uma ótima placa - é do nível da ASUS TUF B550M-Plus, em Dezembro a K'bum vendeu um lote de cerca de duas mil por R$ 750,00 mas agora esta sumida das lojas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!