Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não entendo nada de PC, alguém pode me fazer uma sugestão de kit que não seja muito caro e possa durar bastante?
Vou aproveitar minha atual fonte, gabinete, HD e SSD. Com R$2000 já da pra comprar todo resto? (placa vídeo, placa-mãe, processador e ram)

Só pra contextualizar, eu tinha uma GTX 760 + i5 4460 que apesar de estar velhinho estava me servindo muito bem pois não sou muito de jogar jogos pesados e nem ligo muito pra gráfico. Entretanto levei pra manutenção pois começou a dar defeito de ficar lento/travando (não era windows/SSD) e ao invés de consertar eles estragaram mais ainda, vou levar a empresa pra justiça mas enquanto isso vou comprar um PC novo (o que eu não queria fazer pois estava juntando dinheiro).

ps: A única coisa que eu sei é que a placa-mãe tem que ter TPM 2.0 pra instalar o Windows 11. Mas fora isso eu não entendo nada mesmo. Tipo, atualmente é melhor Nvidia ou AMD? Processador que já tem com chip gráfico + placa de vídeo é desperdício? RAM DDR5 vale mesmo a pena? Quais lojas tem os melhores preços?

Postado

To pesquisando aqui, estou pensando em por enquanto comprar só algum processador que vem com chip gráfico desses da AMD + placa-mãe + ram DDR4, e futuramente compro uma placa de vídeo mais robusta. Vale a pena fazer isso ou vai dar "gargalo" no processador? Será que esse famoso 5600G que tanto falam vai ficar devasado daqui a uns 2 anos?

Postado

Olá, não sei te indicar um bom kit, mas sobre esse que você falou, creio que seja o Ryzen 5 5600g certo? sobre gargalo, muita gente tem esse medo, mas não precisa se preocupar tanto com isso, a não ser que você vá pegar uma RTX 4090 da vida, mas é outro caso. Um amigo meu ta nessa mesma ideia que você, como ele quer para jogos pesados, recomendei um Ryzen 7 com gráfico integrado, mas vai depender do seu uso. Você vai jogar jogos meio básicos ? Ou vai jogar tudo no ultra ? se for o primeiro caso pega o Ryzen 5 mesmo, se for o segundo caso, recomendo um processador mais potente. Sobre defasagem, creio que nem tanto, a AMD lançou o AM5 a pouco tempo, o Ryzen 5 5600g é AM4, então creio que posso demorar um pouco ainda para ele ficar como "antigo". Se falei algo errado, por favor me corrijam. Espero ter ajudado

Postado
1 hora atrás, s0rb disse:

Tipo, atualmente é melhor Nvidia ou AMD?

As VGA AMD em geral entregam mais performance pelo que custam, mas tem drivers "problemáticos" - depende do usuário.

Processador que já tem com chip gráfico + placa de vídeo é desperdício?

Sim, e burrice, pois os CPU que tem gráfico integrado tem desempenho inferior a um que não tem de preço similar ex. Ryzen 5600G e Ryzen 5600 - este rende uns 30% a mais.

Como "não sou muito de jogar jogos pesados e nem ligo muito pra gráfico" pode ser que um Ryzen 5600G te atenda bem.

Porém não espere jogar jogos recentes com este APU a não ser com baixo FPS, alguns na faixa dos 30.

RAM DDR5 vale mesmo a pena?

Por enquanto não, já que as placas mãe que suportam são caras.

Quais lojas tem os melhores preços?

Basicamente Kabum, Pichau,Terabyte.

Citação

Um amigo meu ta nessa mesma ideia que você, como ele quer para jogos pesados, recomendei um Ryzen 7 com gráfico integrado, mas vai depender do seu uso.

Neste caso seria bom definir o que são estes "jogos pesados" ou o amigo poderá dar com os burros n'água comprando Ryzen 5700G que não custa barato, e que tem custo/beneficio ruim para jogos, o foco é outro.

Postado
1 hora atrás, Rafael_248 disse:

Olá, não sei te indicar um bom kit, mas sobre esse que você falou, creio que seja o Ryzen 5 5600g certo? sobre gargalo, muita gente tem esse medo, mas não precisa se preocupar tanto com isso, a não ser que você vá pegar uma RTX 4090 da vida, mas é outro caso. Um amigo meu ta nessa mesma ideia que você, como ele quer para jogos pesados, recomendei um Ryzen 7 com gráfico integrado, mas vai depender do seu uso. Você vai jogar jogos meio básicos ? Ou vai jogar tudo no ultra ? se for o primeiro caso pega o Ryzen 5 mesmo, se for o segundo caso, recomendo um processador mais potente. Sobre defasagem, creio que nem tanto, a AMD lançou o AM5 a pouco tempo, o Ryzen 5 5600g é AM4, então creio que posso demorar um pouco ainda para ele ficar como "antigo". Se falei algo errado, por favor me corrijam. Espero ter ajudado

A maior parte dos jogos que eu gosto são leves e eu não me importo com gŕaficos, mas eu curto jogos competivivos então me importo mais com desempenho (FPS), até porque eu tenho um monitor 120hz e queria aproveitar esse desempenho.

Sobre o processador, acho que é o Ryzen 5 5600g mesmo. Não entendo nada de hardware mas vi um pessoal elogiando esse processador pelo custo-benefício. Pesquisei rapidinho sobre o Ryzen 7 e ta na faixa de R$2000, mais do que o dobro do 5600g. Vale mesmo a pena?

1 hora atrás, 1lokos disse:

Sim, e burrice, pois os CPU que tem gráfico integrado tem desempenho inferior a um que não tem de preço similar ex. Ryzen 5600G e Ryzen 5600 - este rende uns 30% a mais.

Então esse G significa que o processador tem chip gráfico? Eu tava desconfiado que não era todos Ryzens que vem com chip gráfico mas nenhum lugar comenta sobre isso. Mas como solução temporária ainda assim é burrice? Tipo usar esse Ryzen 5600G por 1 ano e meio e depois comprar um nova placa de vídeo.

Eu até tenho dinheiro pra comprar uma placa de vídeo agora, mas sei que vou ficar apertado em breve então cada real pode fazer falta.

Sobre os jogos, como eu disse atualmente o GTX 760 estava me servindo bem (por incrivel que pareça). Mas já estão lançando vários jogos que parecem leves mas exigem placas de vídeo superiores a GTX 760. Então eu queria um que fosse bom o suficiente apenas pra rodar jogos mais populares por mais alguns anos, incluindo GTA 6 (no gráfico minimo é claro). Porém o principal pra mim são jogos competitivos (como Smite), e também alguns de terror (como Outlast Trials), sobrevivência (7 Days to Die e Rust ) e rpg (Yakuza, Watch Dogs etc)

Postado

Putz, pesquisei mais e parece que a Ryzen 5600G não tem um desempenho tão bom quanto eu tava achando. Já que não acho no Brasil a RX 590 (que os gringos dizem ter melho custo/benefício), acho que vou de GTX 1660 Super por R$1300. Ta bom o custo/benefício?

Postado
4 horas atrás, s0rb disse:

...acho que vou de GTX 1660 Super por R$1300. Ta bom o custo/benefício?

Sim, boa opção, combine com um Ryzen 5500 ou 5600 - depende de quanto pretende gastar.

• Curtir 1
Postado
Em 12/02/2023 às 16:57, alissomrex disse:

@s0rb qual seria a configuração completa depois de montado? Estás confuso

Então, ainda to decidindo. Mas acho que vou de i3 12100F 3.3GHz (R$700) + Palit GTX 1660 Super GP, 6GB, GDDR6 (R$1300). Ainda não tenho ideia de qual placa-mãe e memória comprar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...