Ir ao conteúdo

Tela azul + Diagnóstico de Hardware Issue das Memórias Detectado


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal!

 

Primeiro vou colocar o meu setup, para facilitar. Em seguida explico a situação e coloco mais prints dos diagnósticos/relatórios.

 

Setup

  • Placa-Mãe Gigabyte B550M DS3H [BIOS Versão F15 - 29/07/2022 (há apenas uma versão mais recente, a F16a)]
  • CPU AMD Ryzen 5 5600
  • Memória: 2 x 16 GB Husky Gaming Avalanche 3200 MHz DDR4 CL19 [em dual-channel, instaladas nas posições B x B (2 e 4), o CPU-Z indica que elas estão operando em 2666 MHz (1333 MHz x 2) que acredito ser o padrão que vem de fábrica da placa-mãe]
  • NVIDIA GeForce GTX 3060 12 GB
  • FONTE XPG PYLON, 650W, 80 PLUS BRONZE
  • Windows 11 Home 64-bit
  • Monitor Acer 27 LED Full HD 165 Hz ED270R
  • SSD KINGSTON 480GB (SA400S37480G) 
  • HDD ACER 1TB

 

Relatório - Teste de Estresse

 

stabilityteststatistics.png.5f17ce10af7c3e46b65c626574ea0b41.pngstabilitytest2.png.688b58e4bfa2c28bea433ff539843449.png

 

stabilitytest.png.ecdca2b2b8f85cae76f29bd5d39fa9c2.pngstabilitytestvoltages.png.3f5cd6bbe5ef7bf716fe3783ffb48abf.png

 

Mais informações de cada pente de memória:

 

image.png.fcff36b7d42f4c17cc0aaa2a6dbb33b2.pngimage.png.bd517725d8e6cf1b7262dd0832308b4b.png

 

image.png.8c2c813bed78fe95a8e5a423e0195155.png

 

 

Descrição da Situação

 

Montei meu PC faz cerca de 15 dias. De alguns dias para cá comecei a notar que, ao utilizar de forma muito intensa o navegador (Opera), com muitos programas abertos, esporadicamente o computador dá o erro de BSoD.

Após alguns testes, não foi encontrado nenhum problema nos discos (após as checagens). Os erros de registro foram corrigidos com o CCleaner, foi feito scan com Bitdefender para vírus...mas a situação se repetiu.

Resolvi fazer o diagnóstico das memórias RAM pela ferramenta do Windows e deu Problema de Hardware Detectado em todas estas configurações:

  1. Teste 1: 2 x 16 GB Sockets 2 e 4
  2. Teste 2: 2 x 16 GB Sockets 1 e 3
  3. Teste 3: 1 x 16 GB Socket 2 (pente "m") ~ encontrou erro em 42% do teste (caso seja relevante essa informação)
  4. Teste 4: 1 x 16 GB Socket 2 (pente "n") ~ encontrou erro em 49% do teste

 

Relatório do whocrashed:

image.png.19f77650370fa0b7f9b301be2d171264.png

 

Achei que pudesse ser 1 memória que veio com defeito de fábrica, mas testando as duas de forma isolada e constatando problema com as duas, é muito difícil que seja isso né? Pensei em algumas hipóteses, mas gostaria de ouvir o que vocês tem a dizer:

  1. Os dois pentes estão com defeito de fábrica e preciso acionar a garantia?
  2. Placa-mãe com defeito? As tensões das memórias e de outros componentes parece estar operando em uma faixa bem estreita, não parece haver problema elétrico.
  3. Memórias incompatíveis? As memórias Husky não constam na lista de memórias compatíveis com o Ryzen 5 5600, mas escolhi uma memória cujas especificações estão adequadas
  4. Problema com outro hardware? GPU, CPU, SSD, FONTE...todos os drivers estão atualizados, exceto o da placa-mãe que tem um mini-update mais recente, porém estou com receio de atualizar e piorar o problema.
  5. Vi alguém comentando em um fórum que ao subir o clock das memórias de 2666 MHz para 3200 MHz parou de ter problemas nas memórias. Seria uma alternativa? Também não tentei ainda por receio de forçar uma peça que tem indícios de defeito ou incompatibilidade.

 

Por fim, não tenho ainda outra memória para testar. Estou pensando em comprar, mas não terei disponibilidade orçamentária por pelo menos mais um mês. É muito arriscado continuar usando o computador com esse problema? É meu único computador suficiente para meu trabalho, ter que migrar de volta para o anterior também me prejudicaria.

 

Se precisarem de mais informações sintam-se à vontade para perguntar.

 

Obrigado!

 

 

stabilitytest.png

image.png

  • Curtir 1
  • Solução
Postado
19 minutos atrás, Yamma disse:
  • Os dois pentes estão com defeito de fábrica e preciso acionar a garantia?
  •  

 

se nos testes isolados ambos apresentaram defeitos, sim.. acione.. ainda q fosse 1, se for kit, você precisa acionar para q eles troquem por outro.. comigo ja aconteceu 2x

 

20 minutos atrás, Yamma disse:
  • Placa-mãe com defeito? As tensões das memórias e de outros componentes parece estar operando em uma faixa bem estreita, não parece haver problema elétrico.
  •  

 

se as memórias apresentaram defeito, o problema ta ai, porque memórias ruins de fato vão deixar o pc maluco reiniciando, travando, dando erros aleatorios sem sentido, etc.. então se isso apresentou problemas, se resolve esse primeiro e depois com as memórias novas refaz os testes 

 

21 minutos atrás, Yamma disse:
  • Memórias incompatíveis? As memórias Husky não constam na lista de memórias compatíveis com o Ryzen 5 5600, mas escolhi uma memória cujas especificações estão adequadas
  •  

 

o fato de não estarem nessa lista não indica q sao incompativeis e sim q as memórias contidas nessa tal lista foram testadas pelo fabricante naquela placa e naquele modelo.. nada alem disso.. sendo DDR4, qualquer memória vai ser compatível

 

22 minutos atrás, Yamma disse:
  • Problema com outro hardware? GPU, CPU, SSD, FONTE...todos os drivers estão atualizados, exceto o da placa-mãe que tem um mini-update mais recente, porém estou com receio de atualizar e piorar o problema.
  •  

 

como falei, você primeiro tem q resolver as memórias q apresentaram defeitos segundo os testes e so depois de estar com elas novas e ok, fazer mais testes para confirmar se era apenas elas ou outra coisa.. mas sem resolver isso primeiro fica impossível saber se outros itens estão ruins tb.

 

23 minutos atrás, Yamma disse:
  1. Vi alguém comentando em um fórum que ao subir o clock das memórias de 2666 MHz para 3200 MHz parou de ter problemas nas memórias. Seria uma alternativa? Também não tentei ainda por receio de forçar uma peça que tem indícios de defeito ou incompatibilidade.

 

 

se é defeito, não.. 

  • Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas @Math.Pi e @rodrigo.dcvieira

 

Vou refazer os testes com outros discos e ver no que dá, antes de ter o enorme transtorno de acionar a garantia das memórias (ainda tem 36 meses de garantia!). De qualquer forma só posso fazer isso tendo outra memória em mãos, para não ficar com o pc inutilizado.

 

A propósito, não sei se é importante mas havia esquecido de destacar a fonte utilizada, editei no post:

 

FONTE XPG PYLON, 650W, 80 PLUS BRONZE

  • Curtir 1
Postado

Update

Trocar o disco não modificou o diagnóstico de problema em Memory Management.

Enviei um dos pentes devolta para a KaBum para acionar a garantia e aceitaram imediatamente. Infelizmente não substituiram o produto, por falta de estoque, somente disponibilizaram crédito com a loja. Olhando no site, reparei que começarama aparecer várias unidades no OpenBox (produtos seminovos e reembalados), ou seja, parece que mais pessoas estão tendo problema com essa memória.

Irei acionar a garantia no outro pente também assim que conseguir comprar um novo.

 

A Gigabyte disponibiliza uma lista dos fabricantes certificados para a minha placa-mãe, a B550M DS3H, mas procurando extensamente não encontrei nenhum dos modelos listados no site da KaBum!

Será que arrisco comprar um produto muito similar ao de algum listado? Por exemplo:

 

Memória XPG Gammix D45, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - AX4U320016G16A-CBKD45

Memória Kingston Fury Renegade, RGB, 16GB, 3600MHz, DDR4, CL16, Preto - KF436C16RB1A/16

Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BB1/16

 

Na verdade, olhando estritamente a lista de vendedores qualificados (QVL) não tem praticamente nenhum modelo que conste na lista e que esteja à venda atualmente em lojas brasileiras...

  • Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Yamma disse:

Na verdade, olhando estritamente a lista de vendedores qualificados (QVL) não tem praticamente nenhum modelo que conste na lista e que esteja à venda atualmente em lojas brasileiras...

 

e nem precisa estar nessa lista, afinal de contas ela é uma lista exemplificativa, mostra q o fabricante pegou alguns modelos e testou na placa e esses modelos funcionaram, mas não quer dizer q outras de modelos e marcas diferentes não irão funcionar..

  • Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Problema resolvido

 

Realmente eram as memórias Husky Gaming Avalanche 3200 MHz DDR4 CL19

 

Substitui pela memória Memória Kingston Fury Renegade, RGB, 16GB, 3600MHz, DDR4, CL16, Preto - KF436C16RB1A/16 e tanto o diagnóstico de defeito quanto os problemas de tela azul cessaram. [rodando em 3000 MHz]

 

OBS1: ao trocar a memória, não resetei a BIOS (clear CMOS), o que gerou uma grande quantidade de erros no sistema (inclusive BSoD). Após fazer a limpeza de forma correta, o computador voltou a funcionar liso.

  • Curtir 1
Postado
3 horas atrás, MrBadLuck disse:

Problema resolvido

 

Realmente eram as memórias Husky Gaming Avalanche 3200 MHz DDR4 CL19

 

Substitui pela memória Memória Kingston Fury Renegade, RGB, 16GB, 3600MHz, DDR4, CL16, Preto - KF436C16RB1A/16 e tanto o diagnóstico de defeito quanto os problemas de tela azul cessaram. [rodando em 3000 MHz]

 

OBS1: ao trocar a memória, não resetei a BIOS (clear CMOS), o que gerou uma grande quantidade de erros no sistema (inclusive BSoD). Após fazer a limpeza de forma correta, o computador voltou a funcionar liso.

 

é batata como diz o ditado

 

pc q comeca a ficar maluco, dando erros aleatorios sem sentido em 99% dos casos é a memória defeituosa q causa tudo isso.. é o diagnostico mais fácil de fazer quando o pc dá pau.. mas principalmente pra quem tem um pouco de experiencia e ja vivenciou essas coisas.. como ja aconteceu comigo 2x, sempre recomendo fazer o teste das memórias antes de partir para outras variáveis..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!