Ir ao conteúdo

Aumento da velocidade de clock da vram

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde,comprei uma ex 550 de 2 GB,ela vem c 1500 de frequência máxima de vram,gostaria de saber se tem problema aumentar para 1900,ou se eu vou precisar equilibrar c outras configurações como aumentar a velocidade de resfriamento e etc e qual é a temperatura máxima q a placa deve atingir para não haver nenhum problema.

Postado

Não existe resposta correta pra isso. O chip VRAM que vem na placa de vídeo é meio que sortido, algumas placas terão um chip muito bom com margem para overclock e outras não, mesmo sendo do mesmo modelo. Vale lembrar que mexer com overclock de VRAM pode gerar instabilidades, o que pode até causar o efeito inverso do esperado, diminuir o desempenho em vez de aumentar, isso quando não causar quebras no meio do jogo.

Temperatura máxima ideal do chip gráfico é por volta dos 80ºC. Não quer dizer que a placa vai ser danificada acima disso, mas é bom tentar manter a temperatura abaixo disso para conversar a vida útil. Se sua placa estiver esquentando demais, aumentar a rotação da ventoinha é válido. Isso só tende a gerar um desgaste maior na(s) ventoinha(s), mas nada com que você deva se preocupar a curto prazo.

Postado

@GuilhermeGB então queria saber se tipo assim eu aumento o vram pra 1900,vou saber se tá dando b.o pela temperatura ?se subir demais

@StphBR então eu não queria fazer overclock total só mexer no maximo de vram mesmo,tem essa função de aumentar pelo proprio painel de controle da amd  

Postado
5 minutos atrás, Kaique Martins disse:

@GuilhermeGB então queria saber se tipo assim eu aumento o vram pra 1900,vou saber se tá dando b.o pela temperatura ?se subir demais

Você não vai saber, tenho quase certeza que essa placa não tem sensor de temperatura na VRAM, somente modelos de placas mais recentes (RTX 3000, por exemplo). Você só vai saber que tem algo errado na hora que começar a ter instabilidades. Se a placa tiver um bom projeto de dissipação, dificilmente os chips de memória vão superaquecer.

• Solução
Postado
3 minutos atrás, Kaique Martins disse:

@GuilhermeGB aumentar 400 de vram nessa placa é muita coisa ?ou é safe ?e quando essas instabilidades começarem a aparecer vai ser mais como um aviso ou já vai ter dado algum tipo de defeito?

Isso é você mesmo que vai descobrir. Se der instabilidade você saberá que precisa diminuir um pouco clock ou até desfazer o overclock, caso sua memória já venha de fabrica trabalhando no limite e sem margem pra overclock. Você não vai danificar nada com isso, é questão de tentativa e erro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...