Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde fórum !

O gabinete que estou montando se trata de um PICHAU APUS e nele está indo uma B660M TUF PLUS D4

As 3 fans que acompanham o gabinete tem a opção MOLEX que conecta direto na fonte, e um conector da placa-mãe, só que esse conector tem apenas 3 pinos, e a conexão da placa-mãe que seria destinada as fans do gabinete são 4 pinos. O que faço ? Seguem as fotos como orientação

image.png.ec83bfcca138fd32bdceb30716a61e77.png

image.png.0ea795f2e0025b4d9c912db34c5a6faa.png

Obs.: Eu só estou interessado em conectar na placa-mãe pois um amigo me instruiu que conectando na placa-mãe eu poderia programar a velocidade de rotação pra adaptar o uso dela e assim aumentar a vida útil da mesma. Além de uma possível redução de ruído. Vocês acham que compensa ?

Obrigado ! @1lokos@Pepse(se puderem ajudar aqui 😅)

• Solução
Postado

Se a placa-mãe não tiver opção de controlar RPM por tensão, não adiantará conectar na placa-mãe, estes fans não tem PWM - para isso tem que ter conector de 4 pinos; o máximo que vai conseguir é monitorar a RPM de um dos fans, deixa no Molex mesmo.

Mas se quiser conectar é só seguir a trava "anti-burro", o pino da direita do conector da placa-mãe ficará de fora:

image.png.d96a5ffb468af88d122bf1873f59aae9.png

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Muito obrigado Lokos !

Só pra reforçar aqui então: MESMO que minha placa-mãe tivesse a opção de controlar RPM de nada adianta porque ESSA FAN em específico não tem a opção de regular a velocidade, é isso ?

O máximo que eu conseguiria é monitorar, como você disse, apenas observar o funcionamento sem poder alterar né ?

Postado

Veja, as placa-mãe podem controlar a RPM de fans através de dois métodos:

PWM - Modulação por Largura de Pulso, que é o mais eficiente e mais usado, caso do conector CPU_FAN.

Variação de tensão  - abaixando a tensão de 12v para 10v,  8v, 6v... etc. Esta opção esta presente apenas em algumas placa-mãe.

No seu caso ligar os fans do gabinete na placa-mãe terá efeito pratico só se tiver a segunda opção, verifique no BIOS.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Lokos, pra resumir a questão aqui que você entende mais que meu amigo.

Você acha realmente importante e válido controlar a velocidade dos fans do gabinete ?

Ele sugeriu isso pra mim mas nem se aprofundou no assunto, mas eu acredito que seguiria a mesma lógica de curva de rotação do AirCooler e da GPU, que é quando estiver sendo mais usado, em jogos etc, aumentar a velocidade pra acompanhar o aumento da temperatura.

Pelo que você ta me dizendo da tensão seria algo que provavelmente caso eu fosse querer trocar eu teria que reiniciar o computador pra mudar a tensão. O que já torna não prático esse propósito. Porque toda vez que fosse jogar eu teria que reiniciar o PC pra isso.

Já no kit de fans RGB q comprei não sei se vai ter um modo automático de fazer essa mudança dentro/fora de jogo, mas por pior das hipóteses da pra fazer isso pelo controle que acompanha ela.

Mas resumindo. Você acha importante se atentar a girar mais devagar fora de jogos e mais rápido dentro. Visando aumentar a vida útil das fans ?

Que dependendo eu só deixo todas as fans girando a 100% mesmo e é isso.

Obs.: Vivo no Rio de Janeiro que é bem quente.

Postado
Em 03/03/2023 às 19:07, Kold. disse:

@1lokos... eu acredito que seguiria a mesma lógica de curva de rotação do AirCooler e da GPU, que é quando estiver sendo mais usado, em jogos etc, aumentar a velocidade pra acompanhar o aumento da temperatura.

Sim, se os fans do gabinete forem PWM é a mesma lógica, a RPM e conseguintemente o ruído, será gerenciada pelo BIOS em função da temperatura do CPU.

Pelo que você ta me dizendo da tensão seria algo que provavelmente caso eu fosse querer trocar eu teria que reiniciar o computador pra mudar a tensão. O que já torna não prático esse propósito. Porque toda vez que fosse jogar eu teria que reiniciar o PC pra isso.

Não precisa reiniciar, se a BIOS da placa-mãe tem a opção de controle da RPM dos fans por variação de tensão o controle é igual PWM, feito pelo BIOS em função a temperatura do CPU.

Como dizem os gringos, questão de  RTFM! 😜 

O Q-fan da TUF B660M tem opção de controle de rotação de fans por tensão - o DC Mode; para fans com conector de 3 pinos.

image.png.b16c638c0b24bd000051ce8b8962c1bb.png

Mas resumindo. Você acha importante se atentar a girar mais devagar fora de jogos e mais rápido dentro. Visando aumentar a vida útil das fans ?

Que dependendo eu só deixo todas as fans girando a 100% mesmo e é isso.

O controle de rotação é desejável não por questão de vida útil das fans mas devido ao nível de ruído, se não te incomoda os fans girando a 100% o tempo todo, deixa no Molex.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Fechou ! Multíssimo obrigado Lokos, salvou demais !

Vou experimentar então ele no molex e se me incomodar muito mudo depois !

Eu vou fazer outro post tirando outras dúvidas de onde conectar os RGB, se puder da uma ajuda la, muito obrigado !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!