Ir ao conteúdo

Sugestões de placa-mãe para usar com processador Ryzen 7 5700X

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá, vou comprar um R7x, mas ainda estou em duvidas de qual placa-mãe usar com ele, não queria comprar uma placa muito cara.

Tem o problema de ter que atualizar a BIOS, que não sei se eu comprar na Kabum, Pichau ou Terabyte se eles já atualizam pra mim, no aliexpress eu tenho bastante receio de comprar
E o problema de esquentar bastante, pretendo colocar 5 fans mais um aircooler que não sei ainda.

Gigabyte B550M DS3H               | Por ter o Q-flash e é mais carinha.
já me falaram pra usar com   Gigabyte B550M AORUS Elite    | Por ter o Q-flash e é mais carinha.
                                               Gigabyte B450 AORUS M           | é mais em conta mas tem o problema de atualizar a BIOS.

o que me indicam a fazer ? ou que placa comprar

Postado

P'chau atualiza por R$ 17,00 - basta comprar a placa-mãe pela opção "APOVEITE E COMPRE JUNTO".

T'byte atualiza por R$ 60,00 - acrescente no carrinho "Serviço de atualização de BIOS" (use o campo busca para achar).

K'bum - é tipo "Obrigado pela compra, se vire com o BIOS". 😜`

Postado

A B450m Aorus M tem na Terabyte por 699 reais, ela possui um VRM bem robusto com mais de 10 fases, aguenta o 5700x com os pés nas costas. 

Compre com o serviço de atualização de BIOS recomendado pelo colega acima.

Postado

Talvez seja o caso de comprar a B550M DS3H - R$ 839,90 e usar o Q-Flash, já que a diferença cai para R$ 80,00

B450 Aorus M - 699,90 + 60,00 = R$ 759,90

Quanto ao VRM, segundo a tabela G.Ferraz é:

B450 Aorus M - 7 fases - 4 para o Vcore.

B550M DS3H - 8 fases - 5 para o Vcore.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Quanto ao VRM, segundo a tabela G.Ferraz é:

B450 Aorus M - 7 fases - 4 para o Vcore.

B550M DS3H - 8 fases - 5 para o Vcore.

Essa tabela deve estar errada, basta olhar na foto da placa para ver as fases, são 11 no total.

Geralmente 2 ou 3 fases são para a iGPU e o resto é para o Vcore. Nesta placa o dissipador do VRM esta cobrindo os mosfets de 6 fases(as principais) e as outras 5 fases não possui dissipador.

20230312_215359.jpg

Na placa B550m DS3H realmente são 8 fases, é só contar na foto da placa.

É uma boa placa também e possui um chipset mais moderno, por 80 reais a mais é uma opção interessante.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, gutopereira disse:

Essa tabela deve estar errada, basta olhar na foto da placa para ver as fases, são 11 no total.

Geralmente 2 ou 3 fases são para a iGPU e o resto é para o Vcore. Nesta placa o dissipador do VRM esta cobrindo os mosfets de 6 fases(as principais) e as outras 5 fases não possui dissipador.

20230312_215359.jpg

Na placa B550m DS3H realmente são 8 fases, é só contar na foto da placa.

É uma boa placa também e possui um chipset mais moderno, por 80 reais a mais é uma opção interessante.

Muito interessante obrigado mesmo aos dois, acham que a Aorus M pode vir em promoção na pichau ? assim compro por R$17 o update, não acompanho muito a pichau pra ser honesto, qualquer coisa compro ela por 700 na tera e levo em alguma loja aqui próximo pra dar update na BIOS. Certo ?

• Solução
Postado
15 horas atrás, gutopereira disse:

Review do TheOverClockPage diz que são 7 +1.

"..a Aorus optou por usar um arranjo de 4+3 (VDDCR+VDDSOC) fases tendo sido adotado o controlador Intersil ISL95712 que permite o controle de até 4 fases para o VDDCR e 3 no VDDSOC sem o uso de doublers para manter o acionamento independente das fases, portanto, todos sinais PWM gerados estão sendo utilizados aqui."

Tech-critter também:

As the M in the name suggests, the B450 AORUS M is a mATX form factor motherboard with very minimal aesthetics on it. While it might seems to have a 8+3 phase design – don’t get fooled by the chokes count, a closer look at it reveals that the VRM design is actually 4+3 phase instead of 8+3 phase. This pretty much explains why Gigabyte marketed it as ‘AMD 2nd Gen Ryzen CPU ready Hybrid Digital PWM design’ instead.

"Embora possa parecer ter um design de 8+3 fases – não se deixe enganar pela contagem de "chokes", um olhar mais atento revela que o design do VRM é na verdade 4+3 fases em vez de 8+3 fases."

Em videos de Xeonzeiros é comum este engano, contando "chokes" das X99 como sendo fases. 😉 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Review do TheOverClockPage diz que são 7 +1.

"..a Aorus optou por usar um arranjo de 4+3 (VDDCR+VDDSOC) fases tendo sido adotado o controlador Intersil ISL95712 que permite o controle de até 4 fases para o VDDCR e 3 no VDDSOC sem o uso de doublers para manter o acionamento independente das fases, portanto, todos sinais PWM gerados estão sendo utilizados aqui."

Tech-critter também:

As the M in the name suggests, the B450 AORUS M is a mATX form factor motherboard with very minimal aesthetics on it. While it might seems to have a 8+3 phase design – don’t get fooled by the chokes count, a closer look at it reveals that the VRM design is actually 4+3 phase instead of 8+3 phase. This pretty much explains why Gigabyte marketed it as ‘AMD 2nd Gen Ryzen CPU ready Hybrid Digital PWM design’ instead.

"Embora possa parecer ter um design de 8+3 fases – não se deixe enganar pela contagem de "chokes", um olhar mais atento revela que o design do VRM é na verdade 4+3 fases em vez de 8+3 fases."

Em videos de Xeonzeiros é comum este engano, contando "chokes" das X99 como sendo fases. 😉 

Na foto da placa-mãe o dissipador do VRM fica sobre os mosfets, então a gente tem que se basear na quantidade de indutores("chokes") para contar as fases. Nesse review ele retirou o dissipador e foi possível contar os mosfets, são 3 por fase sendo 1 mosfet de alta e 2 de baixa. Curiosamente essa placa possui 2 indutores por fase no Vcore e o mais comum é ter apenas 1 indutor por fase, não sei porque a Gigabyte "exagerou" na quantidade de indutores. rsrs

Mas resumindo, essa placa-mãe realmente possui 4 fases para o Vcore e 3 fases para a iGPU. Cada fase do Vcore possui 1 mosfet de alta, 2 mosfet de baixa, e 2 indutores. No iGPU cada fase possui 1 mosfet de alta, 1 mosfet de baixa, e 1 indutor...

Postado
4 horas atrás, SylenceBR disse:

Muito interessante obrigado mesmo aos dois, acham que a B450 Aorus M pode vir em promoção na pichau ? assim compro por R$17 o update, não acompanho muito a pichau pra ser honesto, qualquer coisa compro ela por 700 na tera e levo em alguma loja aqui próximo pra dar update na BIOS. Certo ?

@gutopereira@1lokos ? e essa B450 Aorus M R$700 é o minimo que ela chega por agora  ? qualquer coisa eu ja ia comprar ela. Obrigado

Postado

@SylenceBR

Não da pra saber, eu já vi essa placa por 549 reais mas ultimamente as placas AM4 estão todas mais caras. Talvez seja porque a produção diminuiu(pois a AMD está focando no AM5), então com menos placas no mercado o preço delas tende a subir, lei de oferta e demanda...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...