Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente meu kit é um i57400 + evga 1060 com 16gb de ram, isso em uma ASUS h110m cs/br que tem só tem essas conexões 1 x PCIe 3.0/2.0 (x16) e 1 x PCIe 2.0 x1 junto a um HD, que todos sabem que é bem lento, a questão é que não tenho grana para um upgrade geral tanto de cpu ou placa-mãe, então por força maior tenho as seguintes opções, comprar um SSD sata e problema solucionado, ou investir um pouco mais em um adaptador pci e comprar um NVMe visando upgrades futuros, é viável essa segunda opção? E o mais importante, funciona, mesmo que haja redução na velocidade do NVMe, (sei que pode haver redução para leituras/escritas de um sata padrão, o que não é um problema)

Postado
15 minutos atrás, Fleeper disse:

então por força maior tenho as seguintes opções, comprar um SSD sata e problema solucionado, ou investir um pouco mais em um adaptador pci e comprar um NVMe visando upgrades futuros, é viável essa segunda opção?

eu posso falar pois usei por 2 anos um SSD sata comum da samsung e dias atrás recebi o meu NVMe tb da samsung pra usar num adaptador pci-e.. e digo q é muito bom, pelo menos as velocidades ainda q diminuidas pois minha placa-mãe tem slot pciex16 rodando a 2.0 q é o unico livre e mesmo assim as velocidades superam e muito a velocidade do SSD sata comum

então, acho sim válida a experiencia caso você tenha slots livres para conectar o adaptador..

18 minutos atrás, Fleeper disse:

E o mais importante, funciona, mesmo que haja redução na velocidade do NVMe, (sei que pode haver redução para leituras/escritas de um sata padrão, o que não é um problema)

sim, funciona.. agora pra instalar o sistema operacional eu não sei, pois sua placa é meio antiga e para placas antigas pode ser q em alguns modelos o SSD com adaptador não sirva para dar boot em windows, se essa for a intencao.. ate existem tutoriais ensinando como fazer uma gambiarra e poder usar os NVMe com adaptador para rodar o windows em placas muito antigas, mas acho algo bem trabalhoso e q vai demandar um pouco de conhecimento e paciencia, principalmente

pra armazenamento de arquivos somente, funciona de boas

Postado
6 horas atrás, Fleeper disse:

@rodrigo.dcvieira Não sabia que dessa maneira poderia ocasionar em problemas de boot, bom saber antes de comprar, talvez compre um sata para boot de 120gb e outro para armazenamento

Levando em consideração o seu setup atual e o orçamento apertado investiria em um SSD SATA III 120GBs que está bem baratinho no momento, deixando o HD atual para armazenamento e evitando uma possível dor de cabeça em colocar um adaptador pci-e para NVMe correndo o risco de não reconhecer no boot.

Só de sair de HD para SSD você já vai notar muita diferença.

Assim que a situação financeira melhorar invista em setup melhor que já vai dar suporte a NVMe de altas velocidades!

Postado
9 horas atrás, Fleeper disse:

@rodrigo.dcvieira Não sabia que dessa maneira poderia ocasionar em problemas de boot, bom saber antes de comprar, talvez compre um sata para boot de 120gb e outro para armazenamento

sim, pois é uma limitacao de BIOS das placas mais antigas, por motivos obvios

se quiser saber mais sobre, pesquise no youtube por clover boot

Postado

@Fleeper ,

Como mencionado pelos colegas acima, acho mais interessante você trabalhar com:

- 1 SSD SATA III de 256GB junto com seu HD para armazenamento; ou

- 1 SSD SATA III de 256GB junto com outro SSD SATA; ou

- 1 SSD SATA III maior, como de 1TB (melhor opção).

Seguem links com valores muito bons de SSD SATA no AliExpress:

SSD SATA III: Kingspec 256GB (R$ 73,92) https://pt.aliexpress.com/item/1005001813033482.html
SSD SATA III: Kingspec 512GB (R$ 124,72) https://pt.aliexpress.com/item/1005001813033482.html
SSD SATA III: Kingspec 1TB (R$ 242,17) https://pt.aliexpress.com/item/1005001813033482.html

Espero ter ajudado!
Abraço,
Diego

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...