Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Comprei um fan RGB e não sei como instalar, ele veio com dois cabos, eu já liguei o cabo pwm no sys_fan da placa-mãe e o cooler gira devagar, não sei se é normal, pelo que eu estava pesquisando só consigo ligar os leds dele com um tal hub da própria corsair (não veio nele).

Pra mim não importa os leds, funcionando o cooler ta bom, mas ligar ele no sys_fan pode estragar? Pois ligando ali, ele não é reconhecido na BIOS.

954675527_20230331_152706copiar.jpg

Postado

Está correto ligar no SYS_FAN, quanto ao fan estar girando devagar como você não informou o modelo não dá para saber se estar certo ou não.

O que tem escrito nesta etiqueta amarela? Pelo formato parece ser conector para ser ligado em conector RGB (12v) - não confunda com conector ARGB (5v).

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, pinofer disse:

@1lokos O Modelo do Fan é o Corsair LL140 RGB LED PMW, na etiqueta ta escrito "TO RGB HUB".

Foi o que pensei - conector de 4 pinos, 12 volts; agora resta saber qual o modelo da sua placa-mãe para ver se ela tem o conector correspondente.

• Curtir 1
Postado

Eu liguei o fan no sys_fan, mas ele roda devagar, deve ser normal, mas o RGB não funciona, liguei no led_c1 como mencionado mas não liga nada, deve funcionar só no hub da corsair.

Postado

Este fan fan não tem rotação muita alta, o ruído é baixo e o CFM esta no limite mínimo adequado, talvez por isso a impressão de que "roda devagar".

• Speed 600 - 1300 RPM
  • Sound Level 25 dBA
  • Static Pressure 1.52 mm-H2O
  • Fan Airflow 51.5 CFM

Veja a observação na pagina do Manual da placa-mãe (recorte acima) que diz para usar o software da Gigabyte para ligar/desligar os LEDs. O software esta em "UNIQUE FEATURES" no site da Gigabyte.

• Curtir 1
Postado

O fan não tá rodando direito, fui ligar o pc e ele não girou, deu uma mão e girei o fan aí ele pegou embalo e foi, acho que não tá tendo força pra girar, liguei ele no sys_fan1.

1680705856882550852521337600559.jpg

Postado

Parece ser falta de tensão. É possível que esteja na pinagem errada. Conferiu conforme indicação do colega @1lokos pelo manual informado?

image.png.25922468f82e79a3d4fc4f0fe7d78a23.png

Baixei o manual para ver os conectores. Não diz qual tensão trabalha, mas fala sobre um app para controlar RGB e que pode fazer ajustes no BIOS. Na pg das características da placa também informa que tem 3 conectores de fans e 5 sensores de temperatura. Talvez seja necessário você entrar no BIOS e verificar o que disponível para configurar. Manual:

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_b550m-aorus-elite_e_1302.pdf?v=a6b0438d923628500c26ad52875d2334

Postado
3 minutos atrás, pinofer disse:

o RGB já desisti

Editei o post. Releia novamente. Pode ser por baixa temperatura. Ai não liga.

Postado

Pode estar relacionado a tensão dos pinos. O fan é 12 V. Como não tem informação no manual, pode ser que a tensão lá seja menor (5.0 V ou 3.3 V). Isso é uma coisa a se verificar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...