Ir ao conteúdo

ASUS Prime B450 Gaming/BR limitando a 2400Mhz 3 pentes de memória de 3200Mhz

Ir à solução Resolvido por Vangelios,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, recentemente adquiri um pente de 16Gb de memória da Gloway de 3200Mhz  (Cl 18-22-22-22-42) para minha ASUS Prime B450 Gaming/BR, pois nela já tenho 2 pentes da Gloway de 8Gb funcionando em dual-channel (slot A2 e B2) em 3200Mhz (cl 16 -18-18-38 - 74). Colocando as 3 memórias juntas ela só funciona em 2400Mhz. Se eu ativar o d.o.c.p  ela reinicia e não dá o boot nem a pau . Isso seria a limitação da própria placa-mãe ou do Ryzen 2600?  Tem alguma forma de melhorar um pouco essa frequência setando manualmente os parâmetros?  

• Solução
Postado

Depende do CPU, tem processador que não suporta mais de 2 pentes na mesma frequência de antes, tive um caso num Ryzen 2700, estava em dual de 3200 dai comprei mais 2 pentes de 3600 e não subia, depois que comprei um Ryzen 3900 já dava para colocar mais pentes em 3200 porque o CPU suporta.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Jheferson  Olá amigo,

Então, acredito no seu caso o processador (Ryzen 5 2600) seja a limitação na quantidade e frequência de memória pois, ele suporta apenas:

Tipo de memória: DDR4

Canais de memória: 2

Velocidade máxima da memória Up to 2933MHz

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@Jheferson  Olá amigo,

Então, acredito no seu caso o processador (Ryzen 5 2600) seja a limitação na quantidade e frequência de memória pois, ele suporta apenas:

Tipo de memória: DDR4

Canais de memória: 2

Velocidade máxima da memória Up to 2933MHz

Tenho uma b450m e uso uma tabela da ASRock, também tem o caso da quantidade de memória do pente, que no seu caso é 16GB e isso também afeta. 16GB só vai 2 pentes mesmo passando disso cai para 2400  como na tabela.

mens.jpg

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Jheferson disse:

@Vangelios Então Dr. estou pensando em pegar o Ryzen 3900 também, na vdd estou entre ele e o 5700x. Espero conseguir subir um pouco a frequência... 

Se for para jogos vai de 5700x que também é muito bom para multitarefas e tem maior compatibilidade de memórias, o 3900 de 65w que comprei veio muito bom e tá cerca de 150 a 180 reais mais barato (comprei na SZCPU Store) uma outra opção mais barata seria o 3700x,

Agora voltando no seu caso atual você deveria tentar usar os 2 slots, um com a  memória de 16GB e a outra com a de 8Gb, deve subir para 3200 também, claro que com os timings da de 16GB, 24GB é bom também.

Postado

@guilherme_dr Sim, eu vou trocar esse processador, estou entre o Ryzen R9 3900 e 5700x. Queria subir essa frequência, mas vou tentar extrair uma frequência um pouco mais alta com o processador novo.  

@Vangelios na vdd o interesse no 3900 é o multitarefa, seria mais pra usar programas como After effects e Blender, chrome, photoshop.  Pra jogos seria mais um passa tempo mesmo. Pelo que vi o 3700 perde pra ele nesse quesito, por isso dos 32Gb já que esses programas usam memória igual água. Peguei esse pente de 16Gb porque vi em algum lugar que o pessoal não estava conseguindo usar os 4 slots juntos, somente 3 slots nessa placa-mãe e as memórias que eu já tinha não encontrei mais no Aliexpress. Se não fosse esses 2 fatores eu pegaria dois pentes de 8 Gb semelhantes. Espero que com o novo processador eu consiga melhorar alguma coisa rsrss

Postado
16 minutos atrás, Jheferson disse:

@guilherme_dr Sim, eu vou trocar esse processador, estou entre o Ryzen R9 3900 e 5700x. Queria subir essa frequência, mas vou tentar extrair uma frequência um pouco mais alta com o processador novo.  

@Vangelios na vdd o interesse no 3900 é o multitarefa, seria mais pra usar programas como After effects e Blender, chrome, photoshop.  Pra jogos seria mais um passa tempo mesmo. Pelo que vi o 3700 perde pra ele nesse quesito, por isso dos 32Gb já que esses programas usam memória igual água. Peguei esse pente de 16Gb porque vi em algum lugar que o pessoal não estava conseguindo usar os 4 slots juntos, somente 3 slots nessa placa-mãe e as memórias que eu já tinha não encontrei mais no Aliexpress. Se não fosse esses 2 fatores eu pegaria dois pentes de 8 Gb semelhantes. Espero que com o novo processador eu consiga melhorar alguma coisa rsrss

Ah sim pra multitarefas o 3900 é superior ao 5700x e ainda mais barato, e vai aos 3200 de boa tanto que estou usando 3 slots. e para jogos ele é mesmo nível do 3700x.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!