Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! *****, confesso que estou frustrado aqui tentando achar uma solução, mas tá difícil. Foram anos juntando dinheiro para finalmente comprar um PC bom pra jogar em 4k e os jogos estão fechando sozinhos, sem nenhuma mensagem e eu não sei o que fazer.

O computador é um i5 12600kf - placa-mãe z690 Steel Legend - RTX 4070ti - Fonte SF G850M - 2 pentes de memória RAM, 16GB cada, DDR5 5200MHZ. Essa é a espinha do PC.

Pois bem, fui comprando as peças aos poucos, ao longo de quase 2 anos. Ontem finalmente eu montei ele. Chamei o técnico, um conhecido que é macaco velho em computador, mas não entende nada de jogos. Ele apenas montou a máquina, instalou o sistema operacional e o resto foi comigo.

Já atualizei o driver da placa de vídeo pelo GeForce experience. Acompanhei o desempenho do PC pelo MSI Afterbuner e as temperaturas estão ok, cpu abaixo de 50 graus e a GPU em torno de 70. 

Eu vi em outro tópico que pode ser a memória RAM, mas eu não sei mexer em nada disso. Talvez mudar o perfil XMP dela, atualizar a BIOS da placa-mãe (ela não está atualizada). Preciso da ajuda dos senhores porque não sei o que fazer. Tenho ideia, vou tentar atualizar a BIOS da placa-mãe primeiro. Mas vi também que pode ser perigoso, ou seja, preciso de ajuda pra não fazer *****.

Agraço desde já a atenção.

Postado

Pode descrever quando acontece isso, se é do nada, ou tem algum padrão, tipo uma parte especifica do jogo, ou um tempo especifico.

Confirma a memória do computador pela BIOS ao ligar ele Aperta Delete ou F2

Na mesma tela da pra ver se a memória está instalada corretamente, já aconteceu comigo deu instalar errado a memória e ele não reconhecer o segundo pente.

Na foto abaixo tá a UEFI no modo advanced, nala da pra você ver a XMP, pelo modo Easy essa informação esta na OC tweeker se não me engano

Para atualizar a BIOS tem uma forma mais "safe" que é baixar o app da ASUS https://www.ASRock.com/feature/appshop/

Nele tem como atualizar a BIOS e os drivers sem precisar caçar no site.

https://download.ASRock.com/Manual/Z690 Steel Legend.pdf

Sem título.png

Postado

@Paulo_silver Fala, irmão! beleza? Não existe um padrão de quando acontece o erro. Acontece em torno de 10 a 30 minutos de jogo, ele da uma travada, uns 10 segundos de tela parada, e o jogo fecha sem dar aviso. Aconteceu isso com todos os jogos que instalei até agora, que são 5. Vou conferir pra ver se está instalado corretamente as memórias, mas acho que está sim, no boot inicial ontem, eu conferi junto com o técnico. Inicialmente ele até tinha encaixado elas em slots alternados, e parece que não estava sendo utilizada em dual channel, mas depois ele colocou em slots juntos e reconheceu. 

Com relação a atualização, vou ter que comprar um pendrive, porque eu vi que com o que eu tenho aqui pode dar ***** grande. Acha que o perfil XMP pode ser um problema? Porque lembro que tivemos que mudar isso também porque o padrão era 4200MHZ. Aí mudamos pro perfil 1 que é 5200mhz. Vou desligar pra ligar de novo e conferir como está

Postado

Perfeito, aparentemente não tem nada de errado.

Pra desencargo de consciência. Verifica se está faltando algum driver pelo gerenciamento de dispositivos. aperta win+R e escreve devmgmt.msc

Postado

Só olha se não tem nada escrito "Não identificado" ou algum item com uma exclamação amarela.

Caso não tenha nada, vamos esperar que apareça alguém que note alguma falha nesse diagnostico, porque daqui eu já iria começar a achar que o problema é o hardware mesmo.

Placa de vídeo com defeito é uma dor de cabeça que acontece raramente.

A fonte teoricamente é pra aguentar mas eu não confio em nada que não seja feito pela Corsair e Seasonic.

se a fonte não estiver aguentando chegar na potencia que a GPU pedir, isso pode fazer com que ela trave, por alguns segundos e pare de responder, geralmente gera tela azul, mas já vi de acontecer dela reiniciar e apresentar problemas jogos.

Postado

@Paulo_silver esse app é pra atualizar drivers ou a BIOS da placa-mãe? Como ele funciona, só baixar e instalar? O pior é que eu nem consigo saber que driver é esse que eu não consigo atualizar, olha isso 

driver 2.jpg

Postado

@Mega Blaster Fala, irmão! Só mudei ali em cima onde diz o sistema operacional, pro 10, o que você mandou estava no 11. Vou fazer o que tu disse. Tem 16 ali fora os betas, instalo todos esses 16?

A BIOS da placa-mãe:              EDIT: instalei todos os 16 e continua aparecendo aquela exclamação dizendo que: "o drive para este dispositivo não está instalado"

placa mãe.jpg

Postado

Atualizando meu tópico: joguei aoe IV por cerca de 2h e não fechou. Parece que o AOE está ok. Não posso afirmar com certeza, mas foi 2h e nada do jogo fechar sozinho.

Testei outro jogo também: insurgency e nesse apresentou problemas e deu a seguinte mensagem: 

Que diabo tá acontecendo?

crash insurgency.jpg

Postado

@Mega Blaster Bom, o problema persiste, mas aparentemente melhorou um pouco. Eu instalei todos esses 16 drivers e programas daqui:

21 horas atrás, Mega Blaster disse:

https://www.ASRock.com/mb/Intel/Z690 Steel Legend/index.asp#Download

Eu testei o Mount & Blade II, joguei por mais de 2h e não apresentou problemas. Testei também o AOE IV, por aproximadamente também 2h e não fechou. Não testei mais por que me faltou tempo.

Porém, testei o Total War Troy e continua com o problema e, com uma pequena novidade: desta vez o jogo não fechou tão rápido, consegui jogar por aproximadamente uns 30min e ele travou (diferente de antes em que ele só fechava abruptamente sem aviso nem nada) e a imagem na tela ficou bem distorcida, aproximadamente como isso aqui (próxima imagem), mas nem tanto porque ainda dava pra ver algumas coisas no cenário do jogo.

OBS: Essa imagem está exagerada um pouco não foi tanto assim mas foi o mais próximo que consegui de imagem na internet. A tela não tinha tanto chuvisco assim, era mais distorção de cores. Eu tentei tirar foto com o celular na hora, mas o computador reiniciou e não deu tempo.

travamento.jpg

Postado

Bom, se soubéssemos que driver é esse que falta, ficaria fácil. Vai usando o update e não esquece as atualizações opcionais. Pesquisando mais a fundo, tem alguns sites em que o pessoal resolveu desinstalando tudo, mas tudo mesmo da Nvidia porque é dai que vem os conflitos. É no site da EA. Usei o tradutor do browser. Como é extenso, vai lá e dá uma lida. Para resumir: Uns dizem para desinstalar tudo e usar um mais antigo e outros, para reinstalar o último. Enfim, nada conclusivo. Vou deixar os links mencionados (parece ser os mesmos mas de lugares diferentes do site Nvidia). Vê também o link da WikiHow que mostra como desinstalar tudo da Nvidia (eu usaria o Revo Uninstaller). Outra dica que apareceu bastante, é configurar as opções de energia e deixar em máximo desempenho, desativar qualquer configuração de suspensão e conferir o relógio. Tudo leva à problemas com drivers VGA da Nvidia e os executáveis dos jogos que, por conseqüência, levam as famosas incompatibilidades do W10 e 11. No post #16 tem erros de DLL, kernell32, também fica dica da MS de como resolver no registro. Do kernell32, é o basicão de sempre (chkdsk, SFC, etc...).

Em 06/06/2023 às 21:33, Mega Blaster disse:

Qual versão do BIOS está?

☝️

Site answer EA:

https://answers.ea.com/t5/Technical-Issues/Apex-crashed-in-nvwgf2umx/td-p/7994137

Erro DLL:

https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/como-posso-consertar-erro-de-ntdlldll/48f76a58-070f-472b-a49b-599fd855ee85

Erro kernell32:

https://www.thewindowsclub.com/fix-kernel32-dll-errors-in-windows-10

Link atual Nvidia:

https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/drivers/

Mais antigo(?):

https://www.nvidia.com/Download/index.aspx

Wiki:

https://www.wikihow.com/Uninstall-Nvidia-Drivers

Postado

@Mega Blaster Eu mandei a foto, estava aparecendo mas depois sumiu.

1 hora atrás, Mega Blaster disse:

☝️

Tu acha que pode ser BIOS? E windows? Será que devo tentar o 11?

Vou tentar seguir esses passos que me deu. Brigado, irmão, pela ajuda. Se der certo vou fazer o pix da heineken pelo tempo e disposição dedicados 🤙

placa mãe.jpg

Postado

26 minutos atrás, IgorB89 disse:

Tu acha que pode ser BIOS?

Não necessariamente. A grande maioria não gosta de atualizar. Eu sempre atualizo as minhas. As vezes ajuda em algum conflito.

E windows? Será que devo tentar o 11?

É uma loteria. Se não se importa em tentar não custa nada, mas há recorrências no W11 também. Vai ver nos links.

placa mãe.jpg

Vê no BIOS mesmo. Printa ou fotografa o inicio do post ou na primeira aba. 

BIOS.png

Tem muita atualização referente a memória e ao processador que tem. Acho melhor atualizar.

Postado

Bom dia, minha opinião sobre o tópico:

1. entendo que montou um PC novo e foi comprando aos poucos. Essa é uma situação que não aconselho porque as condições de armazenamento das peças em que ser boas porque peças eletronicas sem uso tendem a oxidar se não ficam ligadas.

tem tb o problema das garantias

2. portanto acho pertinente perguntar a ordem das compras e a origem delas

3. fiquei incomodado com tantos problemas com drivers. acho que a Microsoft(se é Windows mesmo) mantém o Sistema Windows atualizado, o máximo que os drivers dos fabricantes alteram no funcionamento é algum tipo de recurso muito particular para determinados games

O que eu sugiro:

Comece do zero, faça um CLEAR CMOS na MB.

Faça uma limpeza cuidadosa de contatos, mas cuidado: tem que ser com material apropriado, eu uso só álcool isopropilico 99,9 % e material que não solta fiapos

Faça uma pesquisa cuidadosa para obter a versão de BIOS recomendada e eventuais atualizações de drivers

Monte os itens começando do básico: pe, só um pente de memória, só a CPU e MB e a VGA

Aí monitore as temperaturas e faça algum teste de  stress

Na minha opinião, como são peças caras e parece q você não tem experiencia, deveria entregar a uma loja de confiança e pagar para fazer a remontagem, seu colega pode ser muito bom, mas se ele não está conseguindo resolver deveria entregar a alguém profissional.

No mínimo ele deve te dar um diagnóstico se deu problema de hardware. Tome o cuidado de anotar todos os seriais das peças, ou tire fotos dos seriais.

• Curtir 1
Postado

Fala, pessoal! Bom, antes de tudo, agradeço aos senhores pelo tempo e dedicação que dispuseram para me responder e tentar ajudar. Agradeço de verdade.

Bom, o problema persiste. Eu levei hoje em uma assistência técnica aqui de Brasília, aparentemente a melhor que eu encontrei na internet e que tem uma demanda de serviços alta. Deixei lá de manhã e peguei no fim da tarde o PC porque o técnico inicialmente não descobriu o problema. Só peguei de volta porque ele não vai trabalhar nele no fds, então eu ficaria sem o PC à toa. Segunda de manhã eu levo lá novamente para ele se debruçar no caso. 

Em 08/06/2023 às 11:06, PedraX disse:

1. entendo que montou um PC novo e foi comprando aos poucos. Essa é uma situação que não aconselho porque as condições de armazenamento das peças em que ser boas porque peças eletronicas sem uso tendem a oxidar se não ficam ligadas.

tem tb o problema das garantias

A primeira coisa que comprei e que está guardado há mais tempo foi o monitor. Acho que o problema deve ser de software e não hardware (a princípio, claro, sem descartar nada). E mesmo se for hardware, a placa de vídeo comprei há 6 meses e a placa-mãe há uns 4. Não tem tanto tempo assim, nenhuma das duas. E o problema deve vir delas. O CPU também tem uns 5 meses.  Garantia ainda há tempo. Oxidação também acho que não seja o caso. Uma dúvida sincera: como ficam armazenadas as peças quando em estoque nas lojas? Também não podem oxidar?

2. portanto acho pertinente perguntar a ordem das compras e a origem delas

Respondi as principais no primeiro tópico.

3. fiquei incomodado com tantos problemas com drivers. acho que a Microsoft(se é Windows mesmo) mantém o Sistema Windows atualizado, o máximo que os drivers dos fabricantes alteram no funcionamento é algum tipo de recurso muito particular para determinados games

Não entendi. Você ficou incomodado com tantos problemas de drivers? Quais drivers? Os que eu instalei? Desculpa, realmente não entendi. No final desse tópico você diz o máximo que problema de driver poderia causar era alterar um recurso muito específico de determinados games. E acho que é justamente isso que tá acontecendo. Explicando um pouco mais novamente, com detalhes:

No início de tudo, todos os jogos estavam fechando sozinho com no máximo 10min de jogo aberto. Aí depois de instalar os drivers da placa-mãe que o amigo @Mega Blaster recomendou, deu uma melhorada boa. A instalação deles resultou em três desfechos:

1 - Alguns jogos corrigiram (Mount & Blade II, Kingdom Come deliverance e AOE IV)

2 - Outros continuam travando, mas demora cerca de 30min pra fechar (Total War Troy, Insurgency Sandstorm)

3 - E o Red Dead Redemption 2 não fica nem com 30 segundos de tela de jogo e fecha sozinho.

Só testei esses jogos até agora. O fato de alguns funcionarem e outros não já me incomoda e é o suficiente para buscar uma solução.

Na minha opinião, como são peças caras e parece q você não tem experiencia, deveria entregar a uma loja de confiança e pagar para fazer a remontagem, seu colega pode ser muito bom, mas se ele não está conseguindo resolver deveria entregar a alguém profissional.

Segui seu conselho e levei no técnico hoje como disse no início de meu tópico. 

O que eu sugiro:

Comece do zero, faça um CLEAR CMOS na MB.

Faça uma limpeza cuidadosa de contatos, mas cuidado: tem que ser com material apropriado, eu uso só álcool isopropilico 99,9 % e material que não solta fiapos

Faça uma pesquisa cuidadosa para obter a versão de BIOS recomendada e eventuais atualizações de drivers

Monte os itens começando do básico: pe, só um pente de memória, só a CPU e MB e a VGA

Aí monitore as temperaturas e faça algum teste de  stress

Vou aconselhar ele a fazer isso, caso ele não encontre uma solução. Vou deixar anotado as suas dicas e as que o @Mega Blaster também deu.

Bom, o que eu como leigo, tendo como bagagem só o basicão acho, é que realmente é um problema de driver e provavelmente da placa-mãe. Porque o da GPU já está instalado e é o último (falando nisso, só precisa desse driver ou tem outros?), e quando eu instalei todos aqueles da placa-mãe pelo site da ASRock melhorou: alguns jogos passaram a funcionar normalmente e bem, conforme já citado, ou seja, o problema está ali, só não foi totalmente sanado. Pelo menos é a minha percepção, mas se eu soubesse de alguma coisa tinha resolvido, né?

Enfim, na segunda levo lá novamente e se o problema for solucionado (tem que ser, não é possível), eu trago a solução aqui no tópico para ajudar outros.

Agradeço novamente aos que perderam um tempo tentando me ajudar. TMJ! Valeu!

Postado

driver faltando.jpg

Para eu está claro que é falta de driver.

Postado

Atualização. Simples assim. Continue os testes. Vamos isolar o problema. continue atualizando e faça testes. Jogue. Faça os erros aparecerem. Só assim saberemos de quem é a culpa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...