Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Setup atual:

Ryzen 5 5600g

B550m aorus elite

Xpg d10 8gb 3200mhz 2 módulos

Msi mech 2x oc rx 6750 xt

Msi a605bn 650w

Upgrade para:

Zadak twist 16gb 3200mhz 2 módulos 

Assim que recebi o pacote da terabyteshop, abri o gabinete e tirei as duas memórias RAMs xpg d10 e simplesmente coloquei as duas memórias RAMs zadak twist. O XMP já estava ativado com as memórias anteriores.

Assim que iniciei, o PC não chegava nem na tela da aorus e já reiniciava, reiniciou por 3 vezes e na quarta deu o boot. Já no windows, pelo cpu z verifiquei que a frequência estava cerca de 1000mhz e não 1600mhz como deveria. Então voltei na BIOS e o xmp continuava ativado indicando no perfil 3200, porém no multiplicador estava marcando 21.33 e não 32.00.

Tentei de tudo para alterar, alternei os slots, tirei o xmp e tentei definir para 1600 o fclk na BIOS (nesse caso o PC reiniciava varias vezes e ligava resetando as alterações o que tinha feito na BIOS), tentei usar só uma memória, nada do que eu fiz fez com que a frequência chegasse a 3200 em dual channel, restaurei as definições da BIOS para o padrão e nem assim o xmp consegue definir corretamente a memória. Então voltei as memórias xpg e funciona normal.

Penso que pode ser problema da memória, mas acho mais provável uma incompatibilidade com a placa-mãe ou até um bug que está fazendo o xmp fixar o perfil das memórias xpg e não reconhecer quando coloco as zadaks.

Alguém por favor pode me ajudar? Se for problema das memórias creio que tenho uma boa garantia ou também penso em pedir reembolso.

• Moderador
Postado

@Silvio Ribeiro sr Olá amigo..

Tem cara de ser compatibilidade mesmo, não confio nessa memória, no seu lugar eu faria reembolso e compraria outra memória, se puder, recomendo a Kingston Fury Beast, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, essa eu garanto a qualidade ou se quiser buscar algo mais próximo do preço dessa que você comprou, vai de Corsair Vengeance LPX 16GB White (2x8GB) 3200MHz, CL16.

É claro, se quiser, pode apenas acionar a garantia e substituir por dois pentes novos e testar novamente.

Abraço!

• Obrigado 1
Postado

@guilherme_dr Amigo, obrigado pela opinião.

Essa zadak é reconhecida como asper e tem o chip Samsung, achei que seria confiável.

Fora isso, eu consegui resolver o problema na madrugada do dia que postei a discussão.

Para quem se interessar, após infinitos testes diferentes, cheguei a conclusão que poderia ser um bug que não deixa a memória ser reconhecida pela placa-mãe, então o problema se resolveu quando eu restaurei a BIOS para configuração de fabrica utilizando minhas memórias antigas, e quando o computador foi reiniciar para acessar a BIOS de movo eu o desliguei, retirei a bateria da placa-mãe e coloquei as duas memórias novas no slot a2(2) e b2(4), depois de uns minutos eu coloquei a bateria da modo novamente, religuei a energia e startei, nesse momento o computador não reiniciou mais, só deu arranque na fan do CPU pois acho que ele tava reconhecendo o novo hardware, depois que ele entrou na BIOS eu ativei o XMP e o multiplicador já estava no auto e ao lado com 32.00 de referência, percebi que podia ter corrigido o problema, fiz os outros ajustes como o rezbar e etc, que não tem nada a ver com o problema, creio eu, e dei boot. Abri o CPU z e estava com a frequência correta, reconhecendo a tensão de 1.35 e as latência 16 20 20 (depois eu pesquisei e essas são as specs para o perfil xmp dessas memórias mesmo).

Hoje eu fiz o último teste colocando além das memórias novas, as antigas também nos slots a1(1) e b1(3). Percebi que com o perfil XMP, as specs das 4 memórias ficam iguais em tensão, cl e MHz. A BIOS e o win reconheceram imediatamente sem problemas também, em dual channel e tudo mais, com 48gb de ram.

Até o momento está tudo certo, acho que nem vou vender as memórias antigas mais (2 mese de uso).

5 horas atrás, guilherme_dr disse:

@Silvio Ribeiro sr Olá amigo..

Tem cara de ser compatibilidade mesmo, não confio nessa memória, no seu lugar eu faria reembolso e compraria outra memória, se puder, recomendo a Kingston Fury Beast, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, essa eu garanto a qualidade ou se quiser buscar algo mais próximo do preço dessa que você comprou, vai de Corsair Vengeance LPX 16GB White (2x8GB) 3200MHz, CL16.

É claro, se quiser, pode apenas acionar a garantia e substituir por dois pentes novos e testar novamente.

Abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...