Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite

O meu notebook é um ASUS X515JA. Aqui as especificações dele. Completou um ano de usado mês passado. 

Essa semana, após usá-lo normalmente durante o dia, desliguei-o e tentei ligar no dia seguinte.

Não ligava com o carregador plugado na tomada nem fora dela. Levei numa Assistência Técnica da minha cidade. Depois de analisar, me informaram que o problema era no chip principal da placa-mãe, e que efetuariam a troca por uma peça nova e original.

Tudo certo, trouxe o note pra casa um pouco na pressa pois precisava finalizar um trabalho, fiz uso normalmente, mas quando fui tirar do carregador pra levar até outro cômodo ele desligou, e aí percebi que não estava ligando fora da tomada.

Levei de volta pra Assistência, e me informam que o problema agora parece ser na bateria, mas eu achei estranho já que estava funcionando perfeitamente antes. A barra de tarefas inclusive não exibe a bateria com um "X" em cima como normalmente é o caso em baterias danificadas, mostra como se estivesse plugada carregando. Eles não tinham bateria pro meu aparelho lá, então fizeram um pedido e vão entrar em contato comigo semana que vem pra ir lá testar.

Agora, além de tudo isso, trouxe o notebook de volta pra casa pois preciso trabalhar, e ele está sem som.

Print do Gerenciador De Dispositivos

Print da Barra de Tarefas

Print da aba "Gerenciar os dispositivos de áudio" no Painel de Controle

Minhas dúvidas são:

Poderia o defeito e a subsequente troca do chip principal ter afetado a bateria de alguma forma?

Como consigo resolver isso do som? (Caso essa dúvida não possa ser respondida nessa seção do fórum, ignorem. Estou incluindo aqui pois desconfio que o problema tenha relação com a placa-mãe) 

E de bônus: haveria alguma possibilidade deles terem trocado a bateria por uma defeituosa pra tirar dinheiro meu? Porque estou tendo dificuldade de acreditar que ela deu problema assim, do nada, sendo tão nova.

• Membro VIP
Postado

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

49 minutos atrás, hellohelo disse:

haveria alguma possibilidade deles terem trocado a bateria por uma defeituosa pra tirar dinheiro meu?

Sim, há essa possibilidade. Mas improvável.

Eu acredito que fizeram a manutenção de forma errada e acabou causando mais danos do que já tinha. Existe a possibilidade de terem efetuado a troca por uma peça usada ao invés da nova, que poderia explicar esse problema.

Quanto a solução deste problema, realmente não sei dizer o que é. Talvez alguém com com mais conhecimento e experiência tenha visto algo parecido. Mas se houve dano físico, vai ser difícil um diagnóstico apenas por imagem.

Postado
48 minutos atrás, Pedroou disse:

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

Sim, há essa possibilidade. Mas improvável.

Eu acredito que fizeram a manutenção de forma errada e acabou causando mais danos do que já tinha. Existe a possibilidade de terem efetuado a troca por uma peça usada ao invés da nova, que poderia explicar esse problema.

Quanto a solução deste problema, realmente não sei dizer o que é. Talvez alguém com com mais conhecimento e experiência tenha visto algo parecido. Mas se houve dano físico, vai ser difícil um diagnóstico apenas por imagem.

Me informaram que a peça era nova e original. Vou levar amanhã de novo

38 minutos atrás, JorgeGus disse:

Que chip principal?

Quanto você pagou no conserto?

Talvez tenham trocado a placa-mãe e colocado uma usada com defeito.

O diagnóstico que me deram foi esse: "curto na placa-mãe, necessário reparo e troca do chip principal"

Os valores:

Reparo da placa $520,00
Mão de obra $100,00

• Membro VIP
Postado

Se foi o chipset, o valor é estranho. É quase o valor de uma peça nova.

Se eles trocaram por uma usada, ela tem defeito. Se fizeram alguma manutenção, não ficou bom.

Se falarem em colocar peças novas, peça a nota fiscal.

Se você não entende de hardware, fica fácil pegar uma peça usada e colocar no lugar como nova. Por isso, sempre que falarem em peça nova, peça a nota fiscal do produto.

Postado
7 minutos atrás, Pedroou disse:

Se eles trocaram por uma usada, ela tem defeito. Se fizeram alguma manutenção, não ficou bom.

Se você não entende de hardware, fica fácil pegar uma peça usada e colocar no lugar como nova. Por isso, sempre que falarem em peça nova, peça a nota fiscal do produto.

É, o jeito será pedir a nota fiscal dessa peça, então. Farei isso assim que abrirem a loja amanhã. Obrigada

14 minutos atrás, Pedroou disse:

Aliás, em relação a esse tópico que você linkou, diferente do que o rapaz respondeu nele, não me foi informado nada sobre não valer a pena trocar o chipset - me deram inclusive uma garantia de 3 meses, por isso autorizei o reparo. Agora fiquei confusa (e mais desconfiada)

E também, diante de tudo isso, haveria a possibilidade de fazer a troca da placa-mãe ou não vale a pena?

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, hellohelo disse:

haveria a possibilidade de fazer a troca da placa-mãe ou não vale a pena?

Tendo em vista que você já gastou R$ 620,00, vai ficar caro. Achei a placa-mãe no aliexpress por R$ 630,00.

O problema é que essas placas de notebook muitas vezes tem tamanho e formato próprio, sendo assim, você só consegue comprar diretamente do fibricante (ou da China onde fabricam elas).

A compra de uma nova pela ASUS deve custar algo em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Já vai sair logo o valor de um notebook novo se resolver trocar. A solução que recomendo é insistir nessa garantia de 3 meses da assistência até que resolva. 

Caso digam que precisa trocar mais alguma coisa, volte aqui, tire foto e mostre antes de autorizar o serviço.

Pelo vídeo de abertura dele, parace ser essa: AliExpress

Mas precisa saber se as versões do mesmo modelo tem alguma variação na placa para não comprar uma incompatível. 

Postado
56 minutos atrás, Pedroou disse:

Tendo em vista que você já gastou R$ 620,00, vai ficar caro. Achei a placa-mãe no aliexpress por R$ 630,00.

O problema é que essas placas de notebook muitas vezes tem tamanho e formato próprio, sendo assim, você só consegue comprar diretamente do fibricante (ou da China onde fabricam elas).

A compra de uma nova pela ASUS deve custar algo em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Já vai sair logo o valor de um notebook novo se resolver trocar. A solução que recomendo é insistir nessa garantia de 3 meses da assistência até que resolva. 

Caso digam que precisa trocar mais alguma coisa, volte aqui, tire foto e mostre antes de autorizar o serviço.

Pelo vídeo de abertura dele, parace ser essa: AliExpress

Mas precisa saber se as versões do mesmo modelo tem alguma variação na placa para não comprar uma incompatível. 

Fiz o pedido da nota fiscal, eles me informaram que essa nota é "deles" e que "compram em quantidade", por isso não podem repassar... Me pediram pra levar lá pra fazer uma revisão. Vou fazer isso hoje a tarde e atualizo o tópico

Postado

Uma placa-mãe de notebook nova costuma custar quase o preço de um notebook novo, então geralmente o notebook é descartado ou se usa uma placa usada.

Existe um processo chamado reballing para corrigir problemas de solda do chipset ou do processador quando este também é soldado, mas geralmente os resultados são temporários ou geram outros problemas então se for o caso, seria melhor trocar a placa-mãe ou mesmo ou comprar outro notebook novo.

Essa história de comprar em grande quantidade obviamente não faz sentido, a não ser que eles atendam centenas de clientes por dia.

E você pode chamar a polícia se eles não entregarem a nota fiscal.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, JorgeGus disse:

Uma placa-mãe de notebook nova costuma custar quase o preço de um notebook novo, então geralmente o notebook é descartado ou se usa uma placa usada.

Existe um processo chamado reballing para corrigir problemas de solda do chipset ou do processador quando este também é soldado, mas geralmente os resultados são temporários ou geram outros problemas então se for o caso, seria melhor trocar a placa-mãe ou mesmo ou comprar outro notebook novo.

Essa história de comprar em grande quantidade obviamente não faz sentido, a não ser que eles atendam centenas de clientes por dia.

E você pode chamar a polícia se eles não entregarem a nota fiscal.

ele me deu uma garantia de 3 meses, mas isso é pouquíssimo tempo. já aceitei que o problema provavelmente vai retornar e já estou vendo outros notebooks pra comprar.

quanto à nota, eu não quis brigar e pedir porque estava sozinha, mas pelas informações passadas aqui percebo que não vale a pena de qualquer forma, já que esse problema costuma voltar.

obrigada pelos esclarecimentos 

Postado
2 horas atrás, Pedroou disse:

Para amenizar o prejuízo, você pode tentar vender para outra assistência técnica, serve para aproveitar peças em bom estado.

obrigada pela ideia - é o que farei!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...