Ir ao conteúdo

Como posso tornar meu PC mais compacto?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Como estou a viajar muito de ônibus, tem sido um problema ter um PC grande, queria montar um mini-itx porém esta fora de minha realidade no momento, então queria saber se tinha como eu encolher meu PC atual que é uma B450M Aorus Elite (talvez volte a ser a B450 normal, se for possível para até a ATX seria melhor) + RX580 XFX GTS e CX450, estava pensando em comprar até um water cooler para tentar amenizar ainda que o coolerbox não é grande, porém estou sem ideias e não acho nada na Internet... atualmente o gabinete é um Spec Delta da Corsair (Mid tower), além disso tem 1 HD de 1TB e 1 SSD

Sendo então as dimensões aproximadas:

CX450: 150mm x 86mm x 140mm

RX580: 270mm x 39.88mm x 123.96mm

B450M: 244mm x 244mm (M-ATX)

HD: 20mm x 101mm x 147mm

(São dados que achei pela Internet da medição de cada um)

Não coloquei mais informações pois acho que são as principais... se precisar de mais me avisem por favor.

Eu gostaria muito de conseguir deixá-lo do tamanho que coubesse em uma mochila para facilitar o transporte de forma segura, porém acho meio impossível, então gostaria da ajuda de vocês para isso

Postado

Antes de tudo, se assegure de fixar o HD com os 4 parafusos, já que é a peça mais sensível do seu setup e realmente qualquer movimentação brusca pode danificá-lo.

Também, se você quer transportar seu computador, vai ter que lidar com a chance de roubo, então criptografe tanto o HDD quanto o SSD, há programas como o Veracrypt pra isso, mas se você utilizar Windows Pro/Enterprise, o próprio Bitlocker já é uma boa opção e bastante compatível/confiável.

Quanto ao resto, vou deixar pra outra pessoa responder.

• Curtir 1
Postado

@Arthur Guillermo Mano do céu! Tua demanda é um vespeiros dos brabos, tá ligado? Vai ter muito contraditório por conta de opiniões. Tô entendendo aos poucos como isso aqui funciona e notei que tem um povo meio agressivo quando se dá alguma opinião, mas vamos lá. Do meu ponto de vista, o que cabe na mochila é um notebook, o que deveria ser sua preocupação e intenção. Maaaaassss, como fala de diminuir um PC que não pode ser diminuido, o mais sensato é partir para um mini PC que, dependendo, pode por vários na mochila. Pense por esse lado. Parece mais seguro, prático e econômico, visto que não precisa de tela, teclado, etc... Mas diz aí para a turma a real do projeto. Veja essas dicas e pesquise por mini PC, inclusive usado, que pode achar coisas interessantes no caminho. Cogite até um Raspberry Pi (porque não, né?).

https://mybest-brazil.com.br/20270

Postado

@Crazy Malucao o único problema que seria usado para programação e jogos, então um mini PC não atenderia a questão de hardware... um notebook eu pensei porém é algo inviável agora... sobre o tamanho caber na mochila não me refiro exatamente só ao que comporta o notebook mas sim o espaço normal da mochila que seria maior...

O meu intuito era evitar o gasto excessivo, já que até um mini PC teria um gasto elevado de quase um computador ou até mesmo um notebook...

Até então eu pensei jogar pela mi box via moonlight, porém deu tudo errado e fica muito ruim a qualidade de jogo... o que me sobrou foi levar o PC agora porém a questão é como, principalmente em ônibus que não dá para eu levar +1 mala apenas pelo PC e o trato que dão também é bem ruim... 

@Necklace curti a ideia, porém realmente kkkkk o problema maior nesse exato momento será a possibilidade de tornar ele menor

Postado

@Arthur Guillermo Brow, na fé: é uma tremenda roubada. Ficar zanzando com um PC é receita certa para tragédia e prejuízo. Não tem como reduzir e, muito pior que isso, é os defeitos que vai ter para resolver toda vez que for ligar. Não menospreze os mini. A questão é achar um usado que dê um mínimo para teus requisitos e preço. É vantagem comprar um, mesmo sendo caro. Teu cenário é bem ruim para uma solução plausível. Ahhh, um detalhe, o irmãozinho @Necklace alertou muito bem sobre prender o HD (se for o caso), mas isso nada resolve sobre o transporte. Precisará abandoná-lo e usar somente SSD.

Postado
1 hora atrás, Arthur Guillermo disse:

...encolher meu PC atual que é uma B450M Aorus Elite (talvez volte a ser a B450 normal, se for possível para até a ATX seria melhor)

A B450M é micro-ATX, portanto menor que uma placa ATX, se trocar vai precisar é de um gabinete maior.

O problema de transportar o micro frequentemente é que alguma coisa pode danificar, já vi um caso em que a placa-mãe morreu numa viagem de ônibus São Paulo - capital, para o interior de Minas Gerais.

Outro em que o "mão de vaca" pegava um micro da loja e levava para casa no porta malas do carro todo dia, até que soltou alguma coisa dentro da fonte, quando ligou em casa deu um belo curto com direito a estouro, danificando a placa-mãe, o CPU e o HD.

Bom, voltando problema de "encolher o PC", esta limitado ao tamanho de um gabinete do mercado, e complicado pelo fato da sua placa de vídeo não ser as menores - 270mm.

Exemplo - mas não serve devido a limitação de VGA, só para ilustrar.

Liketec Cycle - R$ 129,90

Suporte VGA: 260mm

Ponto negativo: fonte em cima, o que prejudica o fluxo de ar.

Ponto positivo (mas só para seu caso): lateral de acrílico, que por ser mais flexível corre menos risco de quebrar como vidro durante transporte.

Compare o tamanho com o seu atual e veja se muda alguma coisa que valha a pena o trabalho e custo de mudar.

Dimensões: 325x200x353mm (C x L x A) 

Tenho dúvidas se cabe numa mochila, a não ser que mande fazer uma.

Outro exemplo, mas este inviável devido ao preço muito alto.

Pichau HX100 Metal (não tem vidro) que é SFF (Small Form Factor) embora 1,5cm mais estreito e 5cm mais baixo que o Cycle é ~7cm mais comprido.

Dimensões: 391 x 185 x 303 mm  (C x L X A)

• Solução
Postado

AP201 tem o mesmo problema do HX100 Metal, o preço - R$ 749,99

E as dimensões não são menores:

460 x 205 x 350 mm (C x L x A) - AP201

391 x 185 x 303 mm (C x L X A) - HX100

Por R$ 277,00 tem o "cubo" Microcraft III da K-Mex, que comporta o hardware do OP, mas tem 3 janelas de acrílico.

350 x 254 x 333 mm (C x L x A)

• Obrigado 1
Postado

@Crazy Malucao realmente é algo que não quero que aconteça uma tragedia, porém nesse ponto seria então melhor uma placa de notebook gamer ou em si notebook gamer, não?

Eu costumo usar o HD para guardar dados ... eu tinha ouvido de danos porém relacionado a notebooks (ligados/hibernando) ou colisões (pensava transportar no colo ou nas costas se coubesse em uma mochila)

@1lokos o que exatamente levaria a danificação? Geralmente a placa-mãe e demais são transportados por correios e etc... não existiria cuidados especificos ?

Realmente não ligo muito para acrílico/vidro pois até me incomoda o led da placa de vídeo diretamente na minha direção

Infelizmente esse gabinete seria caro... por mais que pareça muito bom pelo airflow que parece proporcionar

@Schrodinger infelizmente o preço tá fora do meu alcance...

@1lokos você acha que teria um airflow suficiente ? (Parece que sim) gostei dele, eu tava pensando criar um modelo 3D para tentar até ver a possibilidade de fabricar algum sob medida (não sei quanto custaria kkkkk) de forma que ficasse parecendo uma maleta

Postado
2 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

Você acha que teria um airflow suficiente ?

Se se refere o Microcraft III tem airflow razoável, vem com um fan de 200mm na frente - que deve custar a metade do preço do  gabinete. No YT do Professor Ramos tem teste com um que ele montou e a temperatura ficou OK.

... eu tava pensando criar um modelo 3D para tentar até ver a possibilidade de fabricar algum sob medida (não sei quanto custaria kkkkk) de forma que ficasse parecendo uma maleta

Fabricar - seja com qual for o material vai ficar muito caro, semana passada cotei a impressão em 3D de 4 pés para um gabinete e ficou em R$ 40,00.

Parece barato? Mas não é, afinal compra um gabinete novo a partir de ~R$ 160,00.

• Curtir 1
Postado

nesse ponto seria então melhor uma placa de notebook gamer ou em si notebook gamer, não?

Irmãozinho, analisa: o note é feito para isso. A estrutura já é robusta, tem a ventilação apropriada, tem modelos compactos. Enfim... tem a vantagens in natura. A questão é preço e desempenho. Eu (eu) jamais faria nem cogito a ideia de fazer essa bronca que pensas. Colocando no teu escopo, iria com um mini PC dentro das especificações para o uso. PORÉM...porém... tem teu bolso. Ele é teu guia. Ainda acho má ideia teu projeto e não sai barato. Mas.... c q sabe né?

o que exatamente levaria a danificação? Geralmente a placa-mãe e demais são transportados por correios e etc... não existiria cuidados especificos ?

Batidas, movimentos, torções, manuseio, vibrações... E não, não existe cuidados específicos. Correios e transportadoras não estão nem aí. O que interessa para eles é se livrar da carga o mais rápido possível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...