Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera.

Eu trabalho montando e revendendo PCs e acessórios há muitos anos e nunca tive um problema parecido.

Montei o PC, instalei o Windows, testei, entreguei pro cliente e o PC parou de funcionar com poucas horas de uso, a máquina simplesmente "morreu" , parou de ligar, não girava nem coolers mais.

Trouxe de volta ao meu escritório, após vários testes (montei o setup fora do gabinete, testei fonte, retirei memórias, desconectei todos periféricos da placa-mãe, retirei a placa de vídeo etc) sobrou só a placa-mãe. Encomendei outra MB, instalei a placa nova e a máquina voltou a funcionar perfeitamente. O PC ficou uns 3 dias funcionando aqui, cheguei a deixar mais de 12hrs seguidas rondando "stress tests" e a máquina funcionou perfeitamente, sendo a placa-mãe a única peça trocada, todo o resto do setup foi mantido (inclusive a fonte).

Levei a máquina de volta ao cliente, ele ligou na minha frente, tudo funcionando. Dois dias depois, a máquina parou novamente, com os mesmos sintonas, novamente a placa-mãe "queimou".

O mais intrigante é: Esse PC está em uma universidade, num laboratório com mais de 10 PCs nas mesma sala, nenhum outro parou. Esse PC está no mesmo ponto de energia e rede que o antigo PC deste usuário estava, que ficou rodando por anos sem nunca dar problema. 
Da mesma forma, a máquina funcionou perfeitamente no meu escritório, é muito estranho a máquina simplesmente morrer do nada, ainda mais só a placa-mãe. A minha maior dúvida é em relação a energia elétrica do local, apesar de ter vários PCs rodando no mesmo laboratório, esse é o mais forte, os outros são PCs básicos. Nenhum dos PCs tem uma fonte de 1000w, nenhum deles tem uma RTX4090.

Será que faz sentido o ponto de energia ser o causador desses problemas? Mesmo o usuário tendo rodado por anos outra máquina, agora com um PC mais forte, fonte de 1000w, pode estar gerando um pico de energia e queimando a placa-mãe? Alguém já teve um problema parecido?

O Setup é esse:

CPU 13900KF / Watercooler Corsair H150i Pro XT / MB: Gigabyte B760 Gaming X AX DDR4 / 128gb de RAM Kingston Fury Beast / 2x SSD 1Tb WD SN850X Black / RTX4090 PNY / Fonte XPG Cybercore 1000w Platinum

Se alguém puder me dar uma luz, serei eternamente grato!

PS. montei recentemente outros PCs com configuração parecida, inclusive com essa mesma RTX4090 e não tive problemas. Tenho uma taxa de retorno baixíssima, é muito raro dar problema, as peças são todas de procedência de distribuidores oficias das marcas...

1.jpg

2.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...