Ir ao conteúdo

Computador desligando sozinho na "corrida" do Forza Horizon 5

Ir à solução Resolvido por eXtremedlL,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde meu povo, to c um problema mt estranho...
Jogo Far Cry 5, GTA V, com tudo no talo e roda a menos FPS que o FH5 (Forza Horizon 5), mas acontece que sempre que vou pra uma corrida no FH5 o PC desliga sozinho, só nas corridas. Se eu ficar andando no mapa normal, mesmo a 400 KM/H tudo no EXTREMO + 8x MSAA o PC, a placa de vídeo 99% toda hora o PC não desliga, mas assim que entro numa corrida ele desliga, parece uma praga.

Minha config:
Fonte CX550
Placa de vídeo RX 5700 XT PowerColor Red Devil
Processador Ryzen 5 1400
Memórias 16GB DDR4 (8x2) @3200MHz T-Force
Placa-mãe B450 Aorus M

O que eu já fiz:
Limpei todo o PC com alcool isopropilico e limpei TODOS os contatos com limpa contato.
Verifiquei temperaturas, nenhuma passa de 75 ~ 80
Troquei memórias de slot
Desativei todos OVERCLOCKS E UNDERVOLTS, resetei a BIOS pro padrão
Testei o computador em bancada (sei lá porque fiz isso, mas fiz vai que né)
Mudei a chavinha da GPU pra modo "Silent" e modo "OC"

Só não testei outra fonte ainda, alguém tem alguma ideia pelo amor do senhor jesus cristo pra me ajudar eu nunca vi isso por favor me ajudem kkkkkkk

Meu amigo vai trazer outra fonte mais tarde, mas :: Tem alguma chance de um jogo fazer o PC desligar? ele não está corrompido é original. (Xbox Game Pass Ultimate)

Postado

@viniciusx6 esse problema só acontece no forza?

você pode executar o comando sfc /scannow no cmd (como administrador) para verificar se o sistema tem algum arquivo comrropido (pode ser que o forza tenta acessar um arquivo do sistema que está corrompido. é pouco provável, mas nessa altura do campeonato..)

também abra o visulizador de eventos do windows > logs do windows > aplicativo > filtrar log atual (do lado direito da tela) > nível crítico e erro > ok. encontre um log que bate com o horário do problema. poste a mensagem que está escrito no log que você está visualizando no momento

depois vá em (ainda no visulizador de eventos) logs do windows > sistema > filtrar log atual (do lado direito da tela) > nível crítico e erro > ok. encontre um log que bate com o horário do problema. poste a mensagem que está escrito no log que você está visualizando no momento

Postado
agora, extremedll disse:

@viniciusx6 esse problema só acontece no forza?

você pode executar o comando sfc /scannow no cmd (como administrador) para verificar se o sistema tem algum arquivo comrropido (pode ser que o forza tenta acessar um arquivo do sistema que está corrompido. é pouco provável, mas nessa altura do campeonato..)

também abra o visulizador de eventos do windows > logs do windows > sistema > filtrar log atual (do lado direito da tela) > nível crítico > ok. encontre um log que bate com o horário do problema. poste a mensagem que está escrito no log que você está visualizando no momento

Vou fzr jaja posto os resultados e te marco

Postado
1 minuto atrás, extremedll disse:

@viniciusx6 beleza. adicionei mais algumas informações no post anterior

LOG de todas as vezes que o PC teve um desligamento inesperado:

Citação

Não foi possível iniciar o serviço luafv devido ao seguinte erro: 
O carregamento deste driver foi bloqueado

Postado

@extremedll vou tentar, agora não está mais desligando, é assim ele desliga quando ele quer já viu isso?

@JotaCF nunca tentei, mas nem bate 60, bate 45 ~ 50. Mas se eu botar no alto em vez do extreme não desliga mas é que sou exigente com gráficos kkkkk
Então ele está desligando teoricamente porque está sendo estressado, agora o que está fazendo isso (RAM, CPU, GPU, Fonte, Placa-mãe, S.O) eu não sei...

https://www.solvusoft.com/pt-br/files/erro-bsod-de-tela-azul/sys/windows/microsoft/msdn-disc-3712/luafv-sys/
Posso tentar baixar o luafv e substituir na pasta system ou dá B.O? @extremedll primeiro vou ver o comando que você falou guenta ai, dps da um f5 na pagina pra ver se eu ja mandei os resultados

@extremedll      A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade.

Vou desligar o PC, esperar 10min, botar o ventilador nele pra esfriar e ligar dnv pra ver se continua desligando ou parou, do nada ele parou de desligar, mas sempre volta.

Postado

@extremedll ((Acho)) que descobri o problema, eu jogava com a placa de vídeo em clock 2150mhz (o máximo que o driver consegue alcançar) com undervolt pequeno em 1150mv, isso é mais que o OC padrão que vem nela, é o OC do OC.
Parece que o FH5 puxa muito da GPU principalmente com tudo no Extreme e 8x MSAA. Eu experimentei diminuir o clock para 2000mhz e parou de desligar, mas o jogo fechou agorinha (sem desligar, só fechou enquanto eu tinha minimizado ele), vou tentar manter 2GHz (2000MHz) e subir para 1200mV (de olho nas temperaturas)

Perguntas: 
1. GPU pode causar fechamento em jogos? Pergunto isso porque geralmente o que vejo é tela azul ou desliga direto como o que tava acontecendo
2. Por que esse problema só dá no FH5? é justamente porque ele exige mais da GPU? os outros jogos aguentam 2150MHz com 1150mv
3. Até que temperatura o núcleo da GPU pode chegar? aqui ta batendo 80 graus e núcleo em 100 e poucos kkkkkkkk (máximo)

Postado
32 minutos atrás, Math.Pi disse:

@viniciusx6 Essa placa de vídeo tem TDP típico de 225W, o que no geral já recomendaria uma fonte acima de 550W. Como você está mexendo no clock dela, provavelmente está acontecendo algum pico que a fonte não esteja suportando.

É uma possibilidade bem considerável, porém como depois de aumentar a tensão parou de desligar, presumo que minha GPU não estava aguentando aquele undervoltt, somente naquele jogo específico, nos outros aguenta 

Vou jogar algumas horas seguidas e posto resultados

• Solução
Postado

@viniciusx6

1. GPU pode causar fechamento em jogos? Pergunto isso porque geralmente o que vejo é tela azul ou desliga direto como o que tava acontecendo

sim. a gpu apresenta um erro crítico por conta de instabilidade energetica, todo o sistema costuma falhar junto.

2. Por que esse problema só dá no FH5? é justamente porque ele exige mais da GPU? os outros jogos aguentam 2150MHz com 1150mv

o fato de você ter feito o overclock e funcionado pro aplicativo X, não siginifca que vai funcionar para o aplicativo Y. eu mesmo quando ainda estava com a minha humilde ati Radeon HD 7770, tinha jogo que eu fazia underclock de -100mhz no clock da gpu e das memórias tinha jogo que eu fazia um mini overclock de +100mhz no clock da gpu e das memórias (tudo via o amd adrenaline que me permite criar perfil de clocks para cada aplicação/jogo).

3. Até que temperatura o núcleo da GPU pode chegar? aqui ta batendo 80 graus e núcleo em 100 e poucos kkkkkkkk (máximo)

pesquisei e não achei nada oficial sobre a temperatura máxima da placa. onde é informado que o teto operacional da placa é de 110 graus https://community.amd.com/t5/graphics/temperature-rx-5700-xt/m-p/430447#M69060, porém, pra melhorar um pouco essa questão de temperatura, você pode setar no afterburner o controle "manual" das fans conforme achar melhor. o perfil abaixo é um perfil ok que deverá trazer bons resultados (mas pode ajustar conforme achar necessário/melhor)

image.thumb.png.7d420f8804d38becbb4e576460c31af9.png

OBS: sua fonte está abaixo da fonte mínima (600w) recomendada pela AMD (isso para os clocks padrão.. e o modelo da sua gpu já oc de fábrica) https://www.amd.com/pt/support/graphics/amd-Radeon-5700-series/amd-Radeon-rx-5700-series/amd-Radeon-rx-5700-xt

Postado
6 minutos atrás, extremedll disse:

@viniciusx6

sim. a gpu apresenta um erro crítico por conta de instabilidade energetica, todo o sistema costuma falhar junto.

o fato de você ter feito o overclock e funcionado pro aplicativo X, não siginifca que vai funcionar para o aplicativo Y. eu mesmo quando ainda estava com a minha humilde ati Radeon HD 7770, tinha jogo que eu fazia underclock de -100mhz no clock da gpu e das memórias tinha jogo que eu fazia um mini overclock de +100mhz no clock da gpu e das memórias (tudo via o amd adrenaline que me permite criar perfil de clocks para cada aplicação/jogo).

pesquisei e não achei nada oficial sobre a temperatura máxima da placa. onde é informado que o teto operacional da placa é de 110 graus https://community.amd.com/t5/graphics/temperature-rx-5700-xt/m-p/430447#M69060, porém, pra melhorar um pouco essa questão de temperatura, você pode setar no afterburner o controle "manual" das fans conforme achar melhor. o perfil abaixo é um perfil ok que deverá trazer bons resultados (mas pode ajustar conforme achar necessário/melhor)

image.thumb.png.7d420f8804d38becbb4e576460c31af9.png

OBS: sua fonte está abaixo da fonte mínima (600w) recomendada pela AMD (isso para os clocks padrão.. e o modelo da sua gpu já oc de fábrica) https://www.amd.com/pt/support/graphics/amd-Radeon-5700-series/amd-Radeon-rx-5700-series/amd-Radeon-rx-5700-xt

Grato por sanar as dúvidas, mais uma coisa, eu não consigo ativar a média de FPS nem o 1% low dos jogos no msi simplesmente não aparece na tela. Pode me ajd

Postado

Eu sou teimoso, então estava testando até descobrir qual era o problema de fato. E deu uma tela como se fosse aquelas tvs sem sinal chiando sabe? (Na tela não no barulho), isso é erro na gpu né ?

Vou experimentar baixar o clock e manter a tensão alta, daí a gpu vai consumir a mesma coisa e vou saber que não é a fonte 

@Math.Pi @extremedll

Postado

Solução:
Clock padrão do OC de fábrica (2100MHz) + undervolt de 1100mV (o padrão é 1189mV)

Tentei 2150MHz (+50MHz) porém parece que há uma limitação física no chip, fica desligando toda hora igual antes, mesmo jogando a tensão para 1200mV (+100mV) que é o máximo permitido.

Conclusão:
Não consigo comprovar, mas na minha opinião não era a fonte que estava fazendo o PC desligar, então o problema estava na relação Clock / Tensão da GPU.

No geral estou satisfeito, rodando meu FH5 com média de 45 ~ 50 FPS, com tudo no Extreme, inclusive com MSAA 8x que é o que mais pesa (2.5K Quad HD), com temperaturas máximas (GPU e seu núcleo) 80 e 110 graus, respectivamente, parece estar bem no limite, mais que isso já seria bem prejudicial ao meu ver.

Agradeço, @extremedll @Math.Pi @JotaCF

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, viniciusx6 disse:

80 e 110 graus

seu caso eu acho que é na verdade a temperatura do hotspot da gpu, 110 graus eh muito agressivo e em geral por padrão a gpu desliga pra evitar danos ao chip.

recomendo este Vídeo que explica direitinho esse problema:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!